Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

CURITIBA – A maratona teatral – esse ano serão 35 espetáculos só na Mostra Oficial –, o Festival de Teatro de Curitiba (FTC), que transforma a capital paranaense numa vitrine teatral começa no dia 26 de março, mas os ingressos já estão à venda – pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e, também, nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi – e, com programação altamente interessante, é bom garantir já sua entrada.
Entre os 35 espetáculos que compõem a Mostra Oficial estão desde produções expressivas de grupo como Cais ou Da Indiferença das Embarcações da Velha Cia. – texto indicado ao Prêmio Shell de Teatro e vencedor do 2º Prêmio Aplauso Brasil de Teatro – à produções com atores popularizados pelas telenovelas como A Toca do Coelho, protagonizado por Maria Fernanda Cândido e Reynaldo Gianechinni. Além das estreias nacionais de 2X Matei, Concreto Armado, Tumba de Cães, Transgressões, Rózà, O Dia em Que Sam Morreu, Paixão e Fúria – Callas o Mito e Pesadelo.

Serão cinco espetáculos internacionais – El Hombre Venido de Ninguna Parte (Chile), Otelo (Chi le), SPAM (Argentina), Sonata de Otoño (Argentina) e The Rape of Lucrece (Inglaterra) – que, segundo Celso Curi, ao lado de Lúcia Camargo e Tânia Brandão, curador do FTC: “apesar do FTC não ser um festival internacional, já é costumeira a presença de espetáculos internacionais na grade da Mostra Oficial. Este ano priorizamos espetáculos que, seja pelo uso de diferentes mídias ou por apresentarem diversas formas de abordarem a cena teatral, representam um pouco do que ocorre no teatro contemporâneo mundo afora”. Uma das novidades desse ano é a Mostra SESI na Rua que terá o espetáculo chileno El Hombre Venido de Ninguna Parte realizando a abertura oficial do FTC. Encerra essa parte do Festival o celebrado Grupo Galpão com seu novo trabalho, Os Gigantes das Montanhas, que marca o retorno de Gabriel Villela dirigindo a trupe.

Leandro knopfholz, diretor do FTC, destacou algumas novidades para essa 23ª edição do Festival como, por exemplo, solos em que os atores utilizam fatos biográficos à ficção caso de Nando Bolognesi em Se Fosse Fácil Não Teria Graça e Br Trans., em que o ator e diretor cearense Silvero Pereira realiza pesquisa a partir de entrevistas com travestis em Porto Alegre.
Dois trabalhos sob mesma direção como do encenador Paulo de Moraes – que assina os espetáculos Jim e O Dia em Que Sam Morreu – e o de Gabriel Villela – com o já citado Os Gigantes da Montanha e Um Réquiem Para Antonio.
Também a dramat urgia do autor romeno Mátei Visniec poderá ser conferida em dose dupla nos espetáculos 2X Matei, do Rio de Janeiro, e Espelho Para Cegos, da Bahia, objetivando oferecer uma visão mis ampla da poética utilizada pelo dramaturgo.
O bardo inglês, William Shak

espeare, que completaria 450 anos em 2014 ganha atenção especial nesse 23º FTC com a apresentação da montagem chilena de Otelo; duas montagens de Ricardo III – uma carioca e uma paulistana evidenciando as múltiplas possibilidades de encenação sob uma mesma matriz textual – e The Rape of Lucrece, com a britânica Royal Shakespeare Company.

O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba – programação voltada às crianças – e Gastronomix – quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros.

A “MARGEM” QUE SE ORGANIZA
Desde a sétima edição do FTC, em 1998, inspirado no fenômeno ocorrido no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia), o Fringe – franja ou margem – é um espaço livre em que, para participar basta apenas ter 80% do elenco profissional e se inscrever.
São 400 peças inscritas apenas nessa edição, sem curadoria, o que define a liberda que marca tal mostra paralela, mas que, por outro lado, representa uma roleta russa, ou seja, a experiência tanto paraquem se apresenta quanto para quem assiste pode ser muito boa a muito ruim.
Depois que o Coletivo de Pequenos Conteúdos, formado por jovens artistas curitibanos, se organizaram realizando uma mostra dentro do próprio Fringe, a ideia se mostrou excelente opção para artistas e espectadores encontrarem pontas do novelo para descobrirem algum caminho no labirinto que é essa mostra paralela. Juntam-se ao Pequenos, ES em Cena, Mostra Internacional de Solos (MIS), Mostra Ademar Guerra, Mostra Ateliê de Histórias, Mostra Ave Lola, Mostra Baiana, Mostra Novos Repertórios, Mostra Sesi Dramaturgia, Mostra Seu Nariz e Mostra Sonora Cena.
COPA versus FTC
Apesar do Itaú ser o banco patrocinador da Copa do Mundo desse ano, ele segue o rumo oposto ao adotado pela maioria dos departamentos de marketing das empresas, que preferem reservar todo o capital de investimento em ações pró-Copa. E, em conjunto com a Renaut – outra empresa que valoriza os movimentos artíscos – apresenta o Festival de Teatro de Curitiba e, em parceria com a Sabesp, assina a primeira edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, o #MitSP , na primeira metade de março.
“O teatro é uma expressão que cada vez mais dialoga com outras expressões. É preciso que a gente observe isso. A performance, a música fora as próprias ramificações das artes cênicas, as artes visuais, então é preciso que a gente observe não só as apresentações, a difusão do campo do teatro em si, mas fundamentalmente formação, tanto daquele que está no palco quanto de todo o backstage do universo do teatro. Porque é uma das tendências contemporâneas. O teatro é um dos pontos que oferecem essas convergências com mais intensidade. Se por um lado você tem uma mostra mais panorâmica, que é o que oferece o Festival de Teatro de Curitiba. Aqui, com o #MitSP vamos ter algo mais experimental, que tenta observar fronteiras que estão acontecendo no campo do teatro. A potência de Curitiba é o olhar panorâmico”, disse Eduardo Saron Nunes, diretor do Itaú Cultural. “Nós também somos um dos patrocinadores da Copa do Mundo, somos o banco da Copa no Brasil, e queremos, no período da Copa, estar muito presentes na cultura, mostrar a nossa produção artística, que ela seja interessante e seja vista e revista pelos estrangeiros e brasileiros que estarão circulando pelos vários estados brasileiros” completa.