1ª Mostra Internacional de Teatro apresenta espetáculos inéditos no Brasil

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

Sobre o conceito de rosto no filho de Deus, de Romeo Castellucci. Foto: Divulgação.
Sobre o conceito de rosto no filho de Deus, de Romeo Castellucci. Foto: Divulgação.

SÃO PAULO – A Mostra Internacional de Teatro – MITsp traz obras de importantes nomes da artes cênicas no mundo e será realizada entre os dias 8 a 16 de março de 2014, em nove teatros da cidade de São Paulo. O evento todo é gratuito e tem na sua grade de programação espetáculos da Itália, França, Espanha, Lituânia, Argentina, Turquia, África do Sul, Uruguai e Chile.

Entre os destaques estão Sobre o conceito de rosto no filho de Deus, de Romeo Castellucci, que abre o evento no sábado, 8, às 21h00, no Auditório Ibirapuera; Gólgota Picnic, de Rodrigo García e Eu não sou bonita, de Angélica Liddell, os três inéditos na capital paulista.

Os demais espetáculos são inéditos em todo o Brasil. São eles: Cineastas, de Mariano Pensotti; Hamlet, de Oskaras Koršunovas; Anti-Prometeu, de Sahika Tekand; Ubu e a Comissão da Verdade, de William Kentridge; Bem-vindo a casa, de Roberto Suárez; Escola, de Guillermo Calderón; Nós somos semelhantes a esses sapos…, Ali, do MPTA e De repente fica tudo preto de gente, de Marcelo Evelin, que representa o Brasil na Mostra com a participação de jovens performers de diferentes partes do mundo (Teresina, Kyoto, São Paulo, Ipatinga e Amsterdam).

Hamlet, de Oskaras Koršunovas – OKT – (Lituânia). Foto: divulgação
Hamlet, de Oskaras Koršunovas – OKT – (Lituânia). Foto: divulgação

A ideia do encontro surgiu de conversas entre Antonio Araujo,  diretor do Teatro da Vertigem, e Guilherme Marques, diretor geral do CIT-Ecum – Centro Internacional de Teatro Ecum, que idealizaram o evento com o objetivo de oferecer à cidade trabalhos reconhecidos no cenário internacional e centrados na experimentação e investigação.

Além das montagens, o MITsp tem mais três eixos importantes: Olhares Críticos, cuja intenção é discutir se a crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa. Fórum de Encontros, os curadores Eleonora Fabião e Igor Dobricic propõem modos de encontro entre os participantes da MITsp e artistas e técnicos locais e Intercâmbio Artístico, um workshop com o diretor artístico e cofundador da companhia Complicite, Simon McBurney, junto com o designer sonoro Gareth Fry, também integrante do grupo.

Grade de Programação do MITsp 

Sobre o conceito de rosto no filho de Deus
Romeo Castellucci – Socìetas Ra ffaello Sanzio – (Itália)
8 de março, 21 h | 9 de março, 19h
Local: Auditório Ibirapuera Duração: 60 min Recomendação: 12 anos Não legendado
Sinopse: Com um cenário que apresenta uma enorme imagem da face de Cristo, criada pelo pintor italiano Antonello da Messina (1430-1479) a peça integra um ciclo de pesquisas cênicas dedicadas ao rosto humano.

Nós somos semelhantes a esses sapos… e Ali
9 de março às 19h30 | 10 de março às 19h | 11 de março às 21h
Local: Sala Jardel Filho (CCSP) Duração: 75 min (c/ intervalo) Recomendação: 14 anos
Legendado
MPTA – Les Mains, les Pieds et la Tête Aussi – (França)
Sinopses: Ali, significa dizer coisas sem palavras a respeito de nossos encontros, nos quais um se torna dois, dois tornam-se um e separam-se, duplos um do outro, projeção de um sobre o outro, um terceiro tipo de encontro. Em Nós somos semelhantes a esses sapos…, Uma mulher e dois homens evocam o simbolismo do casamento com se estivessem experimentando diversas roupas.

Bem-vindo a casa
9 a 13 de março | * 2 episódios em horários variados
Local: TUSP – Teatro da USP
Duração: Episódio 1 – 65 min – Legendado | Episódio 2 – 105 min – Não legendado
Recomendação: 14 anos
Roberto Suárez – Pequeño Teatro de Morondanga – (Uruguai)
Dia: 9 de março às 21h episódio 1
Dia: 10 de março episódio 1 às 22h e episódio 2 às 21h35
Dias: 11 e 12 de março episódio 1 às 21h, episódio 2 às 20h35
Dia: 13 de março episódio 2 às 19h e episódio 1 às 18h35
Sinopse: Tragicomédia de humor negro que gira em torno do destino do incrível homem elefante. A obra é exposta ao olhar do espectador como um vitral, onde todos são julgados por suas características: a exposição da miséria, a inveja, aquilo de que não se fala.

De repente fica tudo preto de gente
11, 12 e 13 de março às 19h
Local: Espaço Ademar Guerra (CCSP) Duração: 55 min Recomendação: 18 anos – Não
Legendado
Marcelo Evelin – Demolition Inc. – (Brasil)
Sinopse: O espetáculo investiga o conceito de massa a partir do livro de Elias Canetti Massa e Poder (1960), que a descreve como fenômeno enigmático e universal.

Anti-Prometeu
Dias: 12, 13 e 14 de março às 21h
Local: Sesc Santana Duração: 60 min Recomendação: 14 anos Legendado
Sahika Tekand – Studio Oyuncuları – (Turquia)
Sinopse: O espetáculo discute a tragédia do homem contemporâneo preso em seu pequeno mundo pessoal, alguém que abandonou a capacidade de interferir no mundo.

A obra cria oposição ao mito de Prometeu, conhecido por sacrificar-se para dar à humanidade o poder do fogo.

Eu não sou bonita
13 de março às 21h | 15 de março às 23h | 16 de março às 20h
Local: Teatro Cacilda Becker Duração: 70 min Recomendação: 18 anos Legendado
Angélica Liddell – Atra Bilis Teatro – (Espanha)
Sinopse: Criada a partir de uma experiência de abuso sexual sofrido por Angélica Liddell, a performance apresenta uma crítica à sociedade patriarcal e ao papéis que ela impõe às mulheres desde o nascimento.

Gólgota picnic
13 e 14 de março às 21h | 15 de março às 20h
Local: Sesc Vila Mariana Duração: 140 min Recomendação: 18 anos Legendado
Rodrigo García – La Carnicería Teatro – (Espanha)
Sinopse: O espetáculo revisita o calvário de Jesus Cristo sob uma perspectiva crítica aos valores de adoração e mercantilização da fé. Para isso, propõe uma catarse no palco: um piquenique no Gólgota, local de suplício, que inclui a “crucificação” de uma atriz, além de um cenário composto por cerca de 25 mil pães de hambúrguer, sobre os quais os atores pisam ao se deslocar, moem carne e se relacionam de forma agressiva e sensual.

Escola
Dias: 14 de março às 18h e 21h | 15 de março às 19h
Local: Itaú Cultural Duração: 90 min Recomendação: 14 anos Legendado
Guillermo Calderón – (Chile)
Sinopse: Durante os anos 80, um grupo de militantes de esquerda recebe treinamento paramilitar para resistir e derrubar a Ditadura Militar no Chile. Os conteúdos que são ensinados traçam um retrato da atividade e das aspirações de uma geração que fez tudo o que estava ao seu alcance para conquistar justiça e liberdade.

Cineastas
14 de março às 21h | 15 e 16 de março às 20h
Local: Auditório Ibirapuera Duração: 105 min Recomendação: 14 anos Legendado
Mariano Pensotti – (Argentina)
Sinopse: De maneira simultânea, o espetáculo representa as vidas pessoais de cineastas e os filmes que realizam. Sobre os cineastas: Um diretor de filmes comerciais que descobre que tem uma doença incurável ; uma diretora experimental que se separa do marido; uma diretora independente que recebe o encargo de fazer um filme sobre um desaparecido que surpreendentemente retorna vivo e desequilibra a vida burguesa dos seus filhos e um cineasta muito pobre que trabalha no McDonald’s e rouba dinheiro para rodar um filme que pretende ridicularizar as multinacionais e seu imaginário.

Hamlet
Dias: 14 e 15 de março às 20h30 | 16 de março às 19h30
Local: Sala Jardel Filho (CCSP) Duração: 195 min (c/ intervalo) Recomendação: 14 anos Legendado
Oskaras Koršunovas – OKT – (Lituânia)
Sinopse: Na versão do diretor lituano Oskaras Koršunovas, o clássico texto de Shakespeare é transposto para o espaço de um camarim, com seus espelhos de maquiagem que, pouco a pouco, se transformam no reino da Dinamarca. Reflexões sobre a vida e o teatro aparecem nas entrelinhas da encenação, que investiga o jogo de representação sobre o “ser ou não ser” do teatro.

Ubu e a comissão da verdade
Dias: 15 de março às 16h | 16 de março às 17h
Local: Teatro João Caetano Duração: 90 min Recomendação: 14 anos Legendado
William Kentridge – Handspring Puppet Company – (África do Sul)
Sinopse: Une bonecos, atores, música, cenas de documentário e animação. O espetáculo é baseado em interrogatórios da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul e na peça Ubu Rei, criada em 1888 pelo dramaturgo francês Alfred Jarry.

Serviço:
1ª Mostra Internacional de Teatro – MITsp
Os ingressos serão distribuídos GRATUITAMENTE uma hora antes do início das sessões nas próprias bilheterias dos teatros. Mais informações: http://mitsp.org/

• Auditório Ibirapuera – 806 lugares – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n -Ibirapuera – Tel. 11 3629-1075

• Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – Tel. 11 3397-4002
Sala Jardel Filho – 321 lugares
Espaço Ademar Guerra – 200 lugares

• Itaú Cultural – 270 lugares – Av. Paulista, 149 – Bela Vista – Tel. 11 2168-1777

• Sesc Vila Mariana – 611 lugares – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – Tel. 11 5080- 3000

• Sesc Santana – 337 lugares – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd São Paulo –Tel. 11 2971-8700

• Teatro Cacilda Becker – 140 lugares – Rua Tito, 295 – Lapa – Tel. 11 3864-4513

• Teatro João Caetano – 438 lugares – Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – Tel. 11 5549-1744

• TUSP – Teatro da USP – 98 lugares – Rua Maria Antonia, 294 – Consolação – Tel. 11 3123-5233

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado