2ª MOSTRA DE TEATRO DE HELIÓPOLIS PROMOVE ENCONTRO DE ARTISTAS PERIFÉRICOS DE SP

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)

Ruas, vielas e teatro são palcos para as oito atrações gratuitas do evento, que acontecem de 30 setembro a 2 de outubro na Comunidade de Heliópolis e arredores. Foto: divulgação
Ruas, vielas e teatro são palcos para as oito atrações gratuitas do evento, que acontecem de 30 setembro a 2 de outubro na Comunidade de Heliópolis e arredores. Foto: divulgação

SÃO PAULO – Idealizada pela Cia. de Teatro Heliópolis e pela produtora MUK, a 2a Mostra de Teatro de Heliópolis acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro – e em diversos pontos da Comunidade de Heliópolis e do bairro do Ipiranga. As atividades  da Mostra são gratuitas.

O objetivo da Mostra é difundir e discutir o teatro produzido por grupos e artistas que desenvolvem seus trabalhos em regiões periféricas de São Paulo. A curadoria é de Alexandre Mate, professor do Instituto de Artes da Unesp e pesquisador do Núcleo Paulistano de Teatro de Grupo.

A programação é formada por três peças teatrais (adulto), quatro espetáculos de rua, uma intervenção de rua e rodas de conversa com os grupos participantes.

Participarão desta edição grupos Ciclistas Bonequeiros (Uma Saga Macunaímica), Trupe Lona Preta (O Perrengue da Lona Preta), Bando Trapos (Foi o que Ficou… Do Bagaço), CompanhiaDaNãoFicção (Procura-se Ninguém), Coletivo Quizumba (Oju Orum), Família Fodaccio (O Espetaculoso Espetáculo da Família Fodaccio), Companhia do Miolo (Taiô) e Coletivo Negro (Revolver).

A segunda edição do evento está mais enxuta do que a primeira edição. A situação se dá pela falta de verba. Mesmo sem patrocinadores ou dinheiro de editais públicos, os idealizadores colocaram os próprios recursos além de uma campanha de crowdfunding que arrecadou R$ 950,00.

A direção artística é assinada por Miguel Rocha, fundador da Cia. de Teatro Heliópolis. Daniel Gaggini, responsável por projetos como Vira-Latas de Aluguel e Cine Inclusão, está à frente da direção produção do evento, realizado pela Cia. de Teatro Heliópolis e MUK.

Programação completa da Mostra no site http://www.ciadeteatroheliopolis.com.br/mostra.

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*