Redação do Aplauso Brasil (redação@aplausobrasil.com.br)
SÃO PAULO – A Virada Inclusiva é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa e apoio do SESC. O evento, inspirado na Virada Cultural e na Virada Esportiva, celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A Virada, que ocupa espaços da capital paulista e do interior, será realizada entre os dias 1 e 3 de dezembro.
A programação é diversificada, com a ocorrência de atividade esportivas e culturais (dança, teatro, música e artes plásticas). São mais 800 atrações de cultura, esporte e lazer, em mais de 80 cidades do Estado de São Paulo.
O objetivo é promover o exercício da cidadania e a inclusão social de todos os cidadãos, com e sem deficiência.
Artistas plásticos serão homenageados, em especial a pintora mexicana Frida Kahlo, que na infância teve poliomielite. Painéis com fotos e imagens inéditas de suas obras serão expostas.
Entre os destaques da programação estão: A Passeata do Movimento Superação, com saída às 10h da Praça Oswaldo Cruz e destino ao MASP, a encenação do musical Cats por atores com deficiência intelectual e uma apresentação especial do Walking Gallery, artistas com e sem deficiência apresentam suas obras entre o público na rua Oscar Freire, sábado (1), às 14h.
Para facilitar a acessibilidade, haverá transporte adaptado pelos serviços ATENDE e LIGADO.
Programação completa e pontos de saída e chegada dos veículos: http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/