45 mil pessoas assistem teatro durante o FIT Rio Preto

SÃO PAULO – Depois de 10 dias, 250 artistas, produtores e técnicos, 34 espetáculos nacionais e internacionais de vários gêneros e formatos, ações formativas e um ponto de encontro com intervenções e performances que uniram diversas linguagens, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT RIO PRETO – finaliza a maratona teatral na cidade de São José do Rio Preto, no sábado, dia 13 de julho. Com uma programação marcada pela diversidade de formatos de encenação, o festival teve uma excelente adesão do público, atingindo mais de 45 mil pessoas.

 

Em sua edição comemorativa de 50 anos, o FIT Rio Preto, um dos mais importantes acontecimentos culturais do Estado de São Paulo, teve espetáculos lotados, filas de espera e um público diverso. Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, o festival ocupou 25 locais da cidade, totalizando mais de 60 apresentações e gerando 660 postos de trabalho na cidade.

 

Com montagens de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Bahia, Piauí e Santa Catarina, além da própria cidade, o FIT Rio Preto também apresentou em sua programação internacional obras da França, Gana, Irã, México e Bolívia que dialogaram com a performance e a dança.

A curadoria, integrada por Alexandre Dal Farra, dramaturgo, diretor e escritor, indicado aos principais prêmios brasileiros do teatro e ganhador do prêmio Shell de melhor autor; Adriana Macedo, jornalista com pós-graduação em Gestão Cultural e assistente da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo; e Ruy Filho, idealizador e editor da revista Antro Positivo, publicação sobre artes cênicas e pensamento contemporâneo, integrante da International Association of Theatre Critics e curador de teatro, dança e performance do espaço cultural Centro da Terra, em São Paulo, destaca nessa edição a programação diversificada, plural e de grande reflexão crítica, com obras que trouxeram à cena as urgentes indagações político-sociais que inquietam o Brasil e o mundo.

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*