Comemoração de 450 anos: Fórum Shakespeare começa nesta quarta-feira no CCBB

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

Romeo & Juliet da Royal Shakespeare Company. Fotografia de Ellie Kurttz,
Romeo & Juliet da Royal Shakespeare Company. Fotografia de Ellie Kurttz,

SÃO PAULO – Começa na quarta-feira (7), no CCBB São Paulo, o Fórum Shakespeare, projeto itinerante da People’s Palace Projects (PPP) que integra as comemorações dos 450 anos do dramaturgo mais famoso do mundo. O evento oferece diversas atividades gratuitas até dia 12 de maio.

Grandes nomes da academia e do teatro nacional e internacional, incluindo atores e diretores da Royal Shakespeare Company (RSC), uma das mais influentes companhias teatrais do mundo, vão participar dos eventos públicos, como palestras, mesa-redonda, videoinstalação e masterclass, para explorar e repensar as razões que fazem do legado de William Shakespeare um tema tão atual na cultura contemporânea.

Serviço:
(Entrada gratuita para a videoinstalação e, para os outros eventos, distribuição de senha na bilheteria uma hora antes do seu início).

Mesa-redonda – “Shakespeare, nosso contemporâneo brasileiro”
Com a presença de Antônio Abujamra, Marcio Meirelles, Fernando Yamamoto e Paul Heritage.
Dia 7 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: das 19h às 21h

A mesa-redonda marca a chegada do Fórum Shakespeare a São Paulo, reunindo grandes vozes do teatro nacional para conversar sobre a importância do mais famoso dramaturgo do mundo na produção contemporânea nacional. A mesa, mediada por Paul Heritage, professor de artes dramáticas da Queen Mary University of London e diretor artístico da PPP, conta com a participação de renomados atores e diretores de teatro como Antônio AbujamraMarcio Meirelles, diretor do Teatro Vila Velha em Salvador, e Fernando Yamamoto, diretor do grupo Clowns de Shakespeare.
Classificação: 16 anos

Palestra – “Shakespeare, Democracia e Teatro”
Com a participação de Jonothan Neelands, Renata Zhaneta e Ivam Cabral.
Dia 8 de maio de 2014, quinta-feira
Horário: das 19h às 21h

O ator e dramaturgo Ivam Cabral, co-fundador dos Satyros e diretor da SP Escola de Teatro, irá mediar o encontro entre Dr. Jonothan Neelands, professor da University of Warwick, e a atriz Renata Zhaneta.Jonothan irá palestrar sobre a tradição democrática do teatro europeu herdada por Shakespeare da Grécia Antiga. Tomando como base Henrique V, o professor fala sobre a importância do teatro participativo na preparação dos jovens para a democracia. Renata irá comentar sobre a sua experiência em montagens Shakespearianas, como Ricardo III, dirigido por Roberto Lage, e Macbeth, por Regina Galdino.
Classificação: 16 anos

Palestra – “Shakespeare – O mais famoso dramaturgo do mundo”
Com a presença de Paul Heritage, Marcos Barbosa, Vik Sivalingam, Helen Leblique e Anirudh Nair.
Dia 9 de maio de 2014, sexta-feira
Horário: das 19h às 21h

Paul Heritage, professor de artes dramáticas da Queen Mary University of London e diretor artístico da PPP, convida o dramaturgo Marcos Barbosa para um painel com os renomados atores e diretores internacionais do Fórum Shakespeare. Vik Sivalingam e Helen Leblique, preparadores associados da Royal Shakespeare Company (Reino Unido), e Anirudh Nair, diretor teatral do Wide Aisle Productions (Índia), discutem a universalidade da obra de Shakespeare, sua transcendência através do tempo e eterna contemporaneidade.
Classificação: 16 anos

Masterclass Fórum Shakespeare
Com Helen Leblique, Vik Sivalingam e Anirudh Nair
Dia 12 de maio de 2014, segunda-feira
Horário: das 19h às 21h

Oportunidade para ver diretores teatrais internacionais em ação. Anirudh Nair, diretor teatral do Wide Aisle Productions (Índia), Vik Sivalingam e Helen Leblique, preparadores associados da Royal Shakespeare Company (Reino Unido), abrem as portas da sala de ensaio, apresentando diferentes abordagens e metodologias de preparação de atores. A masterclass para os participantes das oficinas teatrais será conduzida em frente ao público.
Classificação: 16 anos

Instalação Shakespeare/Ellie Kurttz
De 07 a 12 de maio 
Horário: das 9h às 21h
1º andar do CCBB

Videoinstalação inédita de Ellie Kurttz, uma das principais fotógrafas de teatro da Inglaterra.Shakespeare/Ellie Kurttz é composta por fotografias de produções da Royal Shakespeare Company, do Shakespeare’s Globe e de companhias de todo o mundo, que visitaram os principais palcos ingleses durante festivais internacionais de Teatro Shakespeariano, assim como imagens exclusivas dos bastidores. Com concepção visual assinada por Gringo Cardia, a videoinstalação apresenta imagens que prometem surpreender os visitantes.
Classificação: livre

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e um patrocínio do Ministério da Cultura e do Banco do Brasil, com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil. O Fórum faz parte do programa Transform, do British Council, e conta com o apoio do Arts Council EnglandQueen Mary University of LondonThe University of Warwick e da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado