60ª edição do Festival Santista de Teatro (Festa) lança edital para seleção até 12 de junho e tem foco em mulheres

SANTOS – Com espetáculos de âmbito nacional e estadual que reflitam sobre o tema Mulheres em Cena: Da luta de Pagu aos dias de hoje e uma mostra dedicada à produção contemporânea regional, o Festival Santista de Teatro (Festa 60) anuncia a realização de sua histórica 60ª edição entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro de 2018, em Santos (SP).

O edital já está disponível e produções interessadas deverão se inscrever até o dia 12 de junho, exclusivamente por meio do site www.festa60.movase.info. A plataforma virtual traz todos os detalhes sobre documentos e materiais necessários, bem como especificações técnicas e informações sobre cachês de participação. Em caso de dúvidas, a organização disponibiliza o e-mail festivalsantista60@gmail.com para contato.

A produção do festival selecionará quatro espetáculos para a mostra nacional e seis para a estadual. Já a mostra regional contará com até nove montagens, a serem escolhidas em reunião aberta de curadoria coletiva, marcada para o dia 17 de junho, domingo, às 14h.

O modelo, proposto pelo Movimento Teatral da Baixada Santista, visa observar aspectos como a trajetória, a relevância e a excelência artística dos grupos e espetáculos, bem como as respectivas propostas de pesquisa e encenação. No caso das mostras nacional e estadual, a proximidade com o tema escolhido também será levada em consideração.

Festa 60
Ao focar a diversidade teatral, o Festa 60 apresentará um importante recorte da atual produção brasileira adulta e infanto-juvenil em seus mais variados gêneros e formatos, inéditos ou não, em espaços convencionais, alternativos e de rua.

Todas as sessões serão gratuitas e distribuídas por vários pontos da cidade, contemplando assim diferentes públicos. O Festa 60 é uma parceria entre o Movimento Teatral da Baixada Santista, o Sesc Santos, a Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Santos, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo – ProAC 2017 e o Ministério da Cultura – Governo Federal.

Imagem: Festa 59 – Maurice Pirotte

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!