A Dama do Mar, de Henrik Ibsen, estreia em São Paulo

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"A Dama do Mar" é a terceira montagem de um texto do norueguês Henrik Ibsen dirigido por Sérgio Ferrara

SÃO PAULO – O Projeto Vivo EnCena, sob a curadoria artística de Expedito Araújo, lança mais uma produção teatral, A Dama do Mar, direção de Sérgio Ferrara, que entra em cartaz nesta sexta-feira (29), no Teatro Nair Bello. J.C. Serroni é o responsável pelo cenário e figurino.

O texto do norueguês Henrik Ibsen, no século 19, tem como protagonista Élida Wangel (Ondina Clais Castilho), uma mulher casada com um médico que mora numa pequena cidade e vive das lembranças de um marinheiro que lhe prometeu casamento, quando ainda ela era jovem, mas nunca mais apareceu. Élida está aprisionada a uma vida burguesa e o seu cotidiano só ganha sentido nos momentos em que mergulha no mar, símbolo da liberdade e do prazer.

A Dama do Mar faz parte da fase simbolista do dramaturgo e, para realçar a poesia do texto, o branco é a cor predominante no palco. Uma plataforma, que lembra uma ponte, faz o elo de ligação entre a personagem e o mar.

"A Dama do Mar" é a terceira montagem de um texto do norueguês Henrik Ibsen dirigido por Sérgio Ferrara

É a terceira montagem da obra de Ibsen assinada por Ferrara, que dirigiu O Inimigo do Povo, 2007, e O Imperador e Galileu, 2008.

A Telefônica/ Vivo também patrocina os espetáculos Macbeth, direção de Gabriel Villela, e Camille e Rodin, direção de Elias Andreato, os quais entraram recentemente em cartaz na capital paulistana.

Ficha técnica:
Texto: Henrik Ibsen
Tradução: Valderez Cardoso Gomes
Direção: Sergio Ferrara
Co-direção: Renato Cruz e Maria da Glória Stevam
Cenário e Figurino: J.C. Serroni
Iluminação: Rodrigo Alves Azevedo
Produção Executiva: Maristela Bueno
Direção de Produção: Elder Fraga
Assistente de Produção: Emerson Nigro
Realização: Fraga e Ferrara Produções
Elenco / Personagens:
Luiz Damasceno: Dr. Wangel
Ondina Clais Castilho: Élida
Luciano Quirino: Arnholm
Mariana Hein: Bolette
Erika Altimeyer: Hilda
Ricardo Gelli: Lyngstrand
Renato Cruz: Estrangeiro
Albenis Amaral: Ballestedd
Serviço:
A Dama do Mar
Temporada: de 30/06 a 02/09/12, sextas, às 21h30, sábados, às 21h, e domingos, às 18h
Local: Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – 3º Piso
Ingressos: 50 reais
Censura: 16 anos
Capacidade: 200 lugares – com acessibilidade (rampa de acesso, banheiros e elevadores)
Duração: 90 minutos
Gênero: Drama
Informações: 11 3472-2414

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.