Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

De vez em quando, o teatro gaúcho aparece com esta. Um espetáculo despretensioso com um elenco jovem e que se revela um entretenimento da melhor qualidade. Este intróito é para escrever sobre Tá e Aí?!, espetáculo que o Clube da Patifaria tem levado aos palco gaúchos há cerca de um ano.
A ideia nem é tão original. Um espetáculo onde o público delicadamente participa e escolhe quais situações e cenas os atores farão. Espetáculos como o Jogando no Quintal já fazem isso de forma magistral. Pois Tá e Aí?! surge como mais uma experiência bem sucedida neste jogo teatral, onde os atores se lançam no palco totalmente sem rede de segurança.
O Clube da Patifaria é formado por Eduardo Mendonça, Rafael Pimenta, Leonardo Barison, Vicente Vargas, Ian Ramil e a participação especialíssima de Mauricião. Eles são regidos por Júlio Conte, que cumpre bem a função de apresentador, mostrando que além de um talentoso dramaturgo, é também um bom comunicador no contato com a plateia.
Os jogos que os atores executam são muito engraçados. Cenas são criadas e no mesmo instante, Júlio diz um “Troca” e o ator tem que mudar totalmente a situação inicial. Tal capacidade de improvisação que, para muitos pode parecer uma simples brincadeira, exige rigor e técnica dos atores. E o Clube da Patifaria demonstra isso. Além de uma total sintonia entre os integrantes, o que foi fundamental para que Tá e Aí?! se tornasse este delicioso divertimento.