A Delícia da Despretensão

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

peça TÁ E AI!? é destaque em Porto Alegre
peça TÁ E AI!? é destaque em Porto Alegre

De vez em quando, o teatro gaúcho aparece com esta. Um espetáculo despretensioso com um elenco jovem e que se revela um entretenimento da melhor qualidade. Este intróito é para escrever sobre Tá e Aí?!, espetáculo que o Clube da Patifaria tem levado aos palco gaúchos há cerca de um ano.

A ideia nem é tão original. Um espetáculo onde o público delicadamente participa e escolhe quais situações e cenas os atores farão. Espetáculos como o Jogando no Quintal já fazem isso de forma magistral. Pois Tá e Aí?! surge como mais uma experiência bem sucedida neste jogo teatral, onde os atores se lançam no palco totalmente sem rede de segurança.

taeai2O Clube da Patifaria é formado por Eduardo Mendonça, Rafael Pimenta, Leonardo Barison, Vicente Vargas, Ian Ramil e a participação especialíssima de Mauricião. Eles são regidos por Júlio Conte, que cumpre bem a função de apresentador, mostrando que além de um talentoso dramaturgo, é também um bom comunicador no contato com a plateia.

Os jogos que os atores executam são muito engraçados. Cenas são criadas e no mesmo instante, Júlio diz um “Troca” e o ator tem que mudar totalmente a situação inicial. Tal capacidade de improvisação que, para muitos pode parecer uma simples brincadeira, exige rigor e técnica dos atores. E o Clube da Patifaria demonstra isso. Além de uma total sintonia entre os integrantes, o que foi fundamental para que Tá e Aí?! se tornasse este delicioso divertimento.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado