A Hysteria do Grupo de Teatro XIX está no cinema

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

“Hysteria” chega ao cinema

SÃO PAULO- O Grupo de Teatro XIX apresenta na capital paulista o documentário Hysteria, que conta a trajetória do espetáculo mais famoso da trupe, oriunda da Escola de Arte Dramática, da USP. A estreia do filme aconteceu na Premiere Brasil do Festival do Rio 2012. A direção é de Evaldo Morcazel, com montagem e co-direção de Ava Rocha.

O documentário é sobre o espetáculo homônimo e pretende revelar um olhar sobre o universo feminino a partir das viagens do grupo pelo Estado de Santa Catarina, dentro do projeto Palco Giratório (do SESC SP).

A estreia de Hysteria aconteceu em 2001 e chamou a atenção do público e crítica pelo tema e pela criatividade da encenação.
O texto surgiu a partir de pesquisas de documentos de hospícios femininos do século 19. O foco principal da encenação é discutir a situação da mulher na sociedade brasileira.

“Hysteria” chega ao cinema em documentário de Evaldo Morcazel

As cenas são ambientadas num hospício, local em que cinco personagens expõem os seus conflitos, sonhos e desejos.

Homens e mulheres ficam em locais separados do espaço teatral. As espectadoras compartilham bancos de madeira com as personagens e são convidadas a interagirem com os atores. Os homens são convidados a ocupar assentos mais afastados.

A peça foi apresentada no Brasil e exterior: 66 cidades de 14 estados brasileiros e em países como Cabo Verde, França, Inglaterra e Portugal.

Serviço:

Documentário Hysteria

De Evaldo Morcazel e Ava Rocha

Pré-estreia do documentário Hysteria

quarta 28 de novembro

às 21h30

[entrada franca – sujeito à lotação da sala] [indicado para todas as idades] L

Espaço Itaú de Cinema – sala 6

Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, 3º piso

Teatro SP: Novas dramaturgias em tempos digitais

Reserve* seu convite pelo email
hysteriadoc@grupoxix.com.br

Dia 28 de novembro às 21h00
Nas Sala 06 do
Espaço Itaú de cinema shopping frei canecaTeatro SP: Novas dramaturgias em tempos digitais

Reserve* seu convite pelo email
hysteriadoc@grupoxix.com.br

Dia 28 de novembro às 21h00
Nas Sala 06 do
Espaço Itaú de cinema shopping frei caneca

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*