A Peça do Casamento é destaque no Porto Alegre Em Cena

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Dudu Sandroni e Guida Vianna

PORTO ALEGRE – O dramaturgo norte-americano Edward Albee sempre soube, como poucos, tratar na sua literatura da falência da instituição familiar. A peça que o consagrou, a já clássica Quem Tem Medo de Virginia Woolf? apresenta dois casais que se encontram e acabam travando uma batalha sem trégua. Um Equilíbrio Delicado trazia também dois casais, porém a presença da filha problemática e da cunhada alcoólatra de um dos casais servia para que Albee mostrasse como são belicosas as relações familiares. Esta desagregação da célula familiar serviu de mote para a sua recente peça A Cabra ou Quem é Sylvia?, encenada há quatro anos no Brasil.

Agora, temos o privilégio de assistir A Peça do Casamento, texto que ele escreveu em 1987. O espetáculo que integrou a programação do Décimo Nono Porto Alegre Em Cena é mais uma excelente montagem de uma peça desse grande autor.

A Peça do Casamento flagra um casal planejando a sua separação. É, também, uma peça onde Albee explora, em profusão, os diálogos que tornam sua obra próxima ao Teatro do Absurdo. Importante lembrar que Martin Esslin em seu livro seminal O Teatro do Absurdo colocou o autor como um dos artistas influenciados por essa forma teatral.

A direção de Pedro Brício é inteligente. Sabe focar sua centralidade no texto e faz um uso muito perspicaz do recurso do vídeo que serve para valorizar as rubricas do texto.

Dudu Sandroni e Guida Vianna

Em cena estão os excelentes Guida Vianna e Dudu Sandroni. Guida já demonstrou seu incontestável talento em espetáculos como Gloriosa e A Mulher Desiludida.

Em A Peça do Casamento ela novamente comprova que é uma das maiores atrizes brasileiras. Dudu Sandroni é que tem a oportunidade de mostrar seu talento em uma peça onde a palavra é o fundamental. Dudu vem de um trabalho seqüencial de musicais, tendo atuado em A Noviça Rebelde, Gypsy e Um Violinista no Telhado. Aqui, ele forma com Guida uma grande dupla teatral, que sabe jogar com maestria e dizer com propriedade os diálogos de Albee.

A Peça do Casamento é um exemplar do bom teatro que está sendo feito no Brasil neste ano. O Porto Alegre Em Cena merece todos os elogios por ter incluído esse espetáculo em sua programação.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*