
Theo Alves*, especial para o Aplauso Brasil (theo@aplausobrasil.com)
Escrito e interpretado por Guilherme Siman, A Queda chega ao Festival de Curitiba. Inserido na programação do Fringe, mostra paralela do evento, a peça é inspirada em um fato real: um crime brutal de grande repercussão na mídia.
“Quando resolvi fazer A Queda, convidei o Fabiano de Freitas para dirigir o espetáculo. Como já trabalhei com ele em outros projetos, eu sei onde ele quer chegar e ele sabe até onde eu posso ir”, disse Guilherme Siman.
Sobre o conturbado universo de seu personagem, Guilherme fala: “É um cara meio autista, que não consegue entender as respostas que lhe dão. Por isso, uma cena recorrente na peça é a constante busca por um interlocutor, alguém que possa traduzir o que ele não compreende sobre si”.
Ainda segundo o autor/ator, A Queda tem uma relação muito próxima com o público, que reage de diferentes maneiras aos rompantes provocativos do personagem. Nesse monólogo, Guilherme explica que a comunicação com a platéia é mais quente.
“Existe uma brecha para que o espectador interaja com a peça, mas nunca aconteceu uma participação mais incisiva. Um comentário ou uma pequena intervenção, sim”.
Para incrementar ainda mais a atmosfera do monólogo, Guilherme Siman teve a idéia de utilizar alguns efeitos sonoros, como se a mente do personagem pudesse ser ouvida por todos.
“São sons de objetos que a gente costuma usar no dia-a-dia. A sonoridade do espetáculo reflete o ferro velho que é a mente do personagem”, finaliza Guilherme.
SERVIÇO
Texto e Atuação: Guilherme Siman
Direção: Fabiano de Freitas
Cenografia: Arnaldo Fabbri e Gerson Porto
Figurino: Esmê de Souza
Iluminação: Luiz Fernando Vaz
Projeto gráfico: Elio de Oliveira
Produção executiva: Bruna Ayres
Direção de produção: Maria Siman
Realização: Teatro de Extremos e Primeira Página Produções Culturais
Datas:
24/03 – 17:00, 25/03 – 19:00
Gênero: Drama
Preços: R$ 40,00 e R$ 20,00
Local: Teatro HSBC
*Theo Alves viajou a convite do Festival de Curitiba