A Queda chega ao Festival de Curitiba

Guilherme Siman - Foto: Emi Hoshi / clix.fot.br

Theo Alves*, especial para o Aplauso Brasil (theo@aplausobrasil.com)

Escrito e interpretado por Guilherme Siman, A Queda chega ao Festival de Curitiba. Inserido na programação do Fringe, mostra paralela do evento, a peça é inspirada em um fato real: um crime brutal de grande repercussão na mídia.

“Quando resolvi fazer A Queda, convidei o Fabiano de Freitas para dirigir o espetáculo. Como já trabalhei com ele em outros projetos, eu sei onde ele quer chegar e ele sabe até onde eu posso ir”, disse Guilherme Siman. 

Sobre o conturbado universo de seu personagem, Guilherme fala: “É um cara meio autista, que não consegue entender as respostas que lhe dão. Por isso, uma cena recorrente na peça é a constante busca por um interlocutor, alguém que possa traduzir o que ele  não compreende sobre si”.

Ainda segundo o autor/ator, A Queda tem uma relação muito próxima com o público, que reage de diferentes maneiras aos rompantes provocativos do personagem. Nesse monólogo, Guilherme explica que a comunicação com a platéia é mais quente.

“Existe uma brecha para que o espectador interaja com a peça, mas nunca aconteceu uma participação mais incisiva. Um comentário ou uma pequena intervenção, sim”.

Para incrementar ainda mais a atmosfera do monólogo, Guilherme Siman teve a idéia de utilizar alguns efeitos sonoros, como se a mente do personagem pudesse ser ouvida por todos.

“São sons de objetos que a gente costuma usar no dia-a-dia. A sonoridade do espetáculo reflete o ferro velho que é a mente do personagem”, finaliza Guilherme.

SERVIÇO

Texto e Atuação: Guilherme Siman

Direção: Fabiano de Freitas

Cenografia: Arnaldo Fabbri e Gerson Porto

Figurino: Esmê de Souza

Iluminação: Luiz Fernando Vaz

Projeto gráfico: Elio de Oliveira

Produção executiva: Bruna Ayres

Direção de produção: Maria Siman

Realização: Teatro de Extremos e Primeira Página Produções Culturais

Datas:

24/03 – 17:00, 25/03 – 19:00

Gênero: Drama

Preços: R$ 40,00 e R$ 20,00

Local: Teatro HSBC

*Theo Alves viajou a convite do Festival de Curitiba

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

3 Comentários

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*