Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Se você gosta de Agatha Christie e Alfred Hitchcock certamente vai adorar A Serpente no Jardim, comédia de humor negro sobre o reencontro, cheio de segredos, de duas irmãs após a morte do pai. O texto de Alan Ayckbourn é encenado pela Visceral Cia. e está em cartaz no auditório do terceiro andar do Sesc-Pinheiros.
Esse autor britânico também é protagonista de uma trilogia que está em cartaz no Teatro Folha, Enquanto Isso…, e demonstra mais uma vez que suspense é com os britânicos. E, se fazer suspense no cinema é coisa para poucos, no teatro então é para gênios.
Além desse autor surpreendente, as três atrizes que compõem o elenco (Lavínia Pannunzio, Alejandra Sampaio e Cristina Cavalcanti) estão maravilhosas em cena.
O tarimbado diretor Alexandre Tenório, acerta na condução das intérpretes assim como no visual (‘L&C Cenografia’ e Paulo Falzoni), nos figurinos a cargo da atriz Cristina Cavalcanti, e na iluminação adequada, assinada por Aline Santini. Tudo extremamente singelo e eficiente.
Alan Ayckbourn moderniza o suspense transformando-o num quebra-cabeça fantástico de modo que o público não sai com total certeza de quem é a serpente. Será que está mesmo no jardim? Será que está na cabeça das pessoas?
Impossível não se envolver com todos esses acertos. Não perca!
A Serpente no Jardim Texto: Alan Ayckbourn Direção: Alexandre Tenório Com: Lavívia Pannunzio, Cristina Cavalcanti e Alejandra Sampaio Onde: Auditório – Sesc-Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – 3º andar Tel.: (11) 3095-9400. Quando: 5ªs, às 18h; 6ªs e sábados, às 21h Até: 14/05 Quanto: de R$ 5 a R$ 20