Tatiana Rehder
Diretora do Grupo Arte Simples de Teatro que realiza um projeto de residência artística na Comunidade de Heliópolis na cidade de São Paulo.

Tenho imenso prazer em inaugurar o Espaço Grupos & Cias. Com um artigo tão interessante quanto esse da Tatiana Rehder, diretora do grupo Arte Simples de Teatro, que desenvolve um transformador trabalho com a comunidade do bairro Heliópolis, na periferia de São Paulo. Notável a consciência do trabalho contínuo, mesmo com verba escassa, conforme discorre Tatiana no artigo abaixo. Devemos atentar sobre a ética na conduta de trabalhos artísticos que envolvam comunidades e cobrar, SEMPRE, para que os órgãos públicos e, por que não?, privados entendam, de uma vez por todas, o poder transformador da a arte junto a uma comunidade e viabilizem, assim, sua continuidade.
(Michel Fernandes)
A Troca entre Grupo e Comunidade
Tatiana Rehder
Ao iniciar esse texto onde o tema é a troca entre grupo de teatro e comunidade, dei-me conta que, antes mesmo de começarmos nosso projeto de residência artística na comunidade de Heliópolis, a palavra “Troca” foi o que nos moveu até esse encontro.
Fomos em busca da real troca que todo teatro precisa e que para darmos continuidade na nossa pesquisa de linguagem era vital: O encontro entre atores e público.
Essa “troca” foi o que nos moveu. Depois com o decorrer do tempo fomos descobrindo outras trocas que seriam necessárias e iniciamos as oficinas de teatro para as crianças e adolescentes assim, dessa vez, a “troca” seria ensinarmos teatro, eles aprenderem teatro e assim estreitaríamos nossas relações dentro da comunidade.
Muitas vezes as pessoas confundem a palavra social e tentam separar de uma forma errônea: Teatro e Trabalho social. Acreditamos que todo trabalho com teatro, seja ele em comunidade ou não, já é um trabalho social por natureza, pois o compromisso com a sociedade é o que move o teatro, isso faz parte da ética teatral .
Quando se tem um projeto de residência artística dentro de uma comunidade esse compromisso é enorme porque a pesquisa do grupo é alimentada a cada dia, alí vivemos com o ‘humano” diariamente e a quantidade de possibilidades que nos é ofertada,a quantidade de elementos para o aprofundamento de pesquisa aumenta diariamente e isso para um grupo de teatro é valiosíssimo.
Hoje em dia já não sabemos diferenciar quantas trocas são feitas diariamente entre nós e a Comunidade, o que sabemos é que o teatro quando está inserido dentro de uma comunidade é benéfico para ambas as partes.
Quando um grupo trabalha dentro de uma comunidade, ele tem que ter consciência que a responsabilidade é muito grande, você não tem a possibilidade de parar o trabalho por não ter verba, a responsabilidade com a ética e com a formação de público passa a ser enorme, um grupo que tem um trabalho como esse não pode parar.
Por isso a falta de verba é preocupante, já que não afeta apenas um grupo de teatro, mas várias ações que fazem parte de um projeto maior.
Paralelo ao trabalho com a comunidade de Heliópolis, o grupo apresenta Arte Simples Conta Tchekhov, no Teatro Zanoni Ferrite, até 06 de novembro.
Onde: Teatro Zanoni Ferrite: av. Renata, 163, Vila Formosa, São Paulo – SP
Quando: de 14 de outubro a 6 de novembro, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Quanto: R$10
Informações: (11) 2216-1520
<a href="[youtube http://www.youtube.com/watch?v=fyC8LTzL80w&w=560&h=315]”>