Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Hairspray, escrito por Mark O’Donnell e Thomas Meehan, sem dúvida não é o primeiro musical americano a tratar de preconceitos, buscando sua extinção. No entanto é o mais alegre e jovial. Certamente porque seus personagens são jovens e liberais que a princípio afrontariam o espectador com alguma prevenção contra negros e contra mulheres gordas. Como seria bom se fosse uma guerra ganha. Nesse aspecto, o que nos diferencia dos americanos, é só o constrangimento de demonstrar os preconceitos enraizados no fundo do nosso ser, e que eles assumem sem muito escrúpulo.
Mas falando de teatro, a peça tem uma versão brasileira e é dirigida pelo Miguel Falabella. Isso não é suficiente para ir ao Teatro Bradesco no Shopping Bourbon?

A cenografia assinada por aqui é do experiente Renato Scripilitti os figurinos são de Marcelo Pies, tudo de extremo bom gosto e adequação. O elenco de apoio – mais de 20 atores – os quais cantam e dançam com perfeita sincronia e ritmo, uma coreografia de Jeff Whiting e Fernanda Chamma, tudo destacado pela iluminação, como sempre maravilhosa, de Maneco Quinderé.
As músicas de Marc Shaiman são interpretadas por orquestra sob regência de José Luiz Ribalta e são todas alegres, muito ritmadas e juvenis, e sendo assim, agradam menos à platéia mais idosa, segundo me pareceu. Mas é um senão pouco relevante, considerando as maravilhosas interpretações de Edson Celulari (em papel feminino), de Simone Gutierrez como a atriz gordinha, de Arlete Sales, e das outras intérpretes loiras, assim como do galã Jonatas Faro.
O espetáculo está em cartaz às quintas (21h), sextas (21h30). Sábados (17h e 21h30) e domingos (18h).
Se você gosta de bons musicais, não perca.
Elenco:
Edson Celulari é Edna Turnblad
Simone Gutierrez é Tracy Turnblad
Arlete Salles é Velma von Tuslle
Danielle Winits é Amber von Tuslle
Jonatas Faro é Link Larkin
Frederico Reuter é Corny Collins
Heloisa de Palma é Penny Pingleton
Edgar Bustamante é Wilbur Turnblad
Graça Cunha é Motormouth Maybelle
Ivana Domenico é Prudy Pingleton, Professora de ginástica e a Carcereira
Tiago Abravanel é Sr, Spritzer, Sr.Pinky e o Guarda da Penitenciária feminina
Jeniffer Nascimento é Pequena Ines
Corina Sabbas, Karin Hils e Maria Bia Martins são as Dinamites
Ensemble:
Alice Reis
Bené Monteiro
Dani Calicchio
Danilo Barbieri
Danilo Morais
Gabriel Malo
Gabriela Petry
Julio Mancini
Karin Malka
Kassius Trindade
Luana Bichiqui
Marcelo Vasquez
Murilo Armacollo
Renata Brás
Rodrigo Negrini
Sandro Sabbas
Orquestra:
Direção Musical e Regência – Felipe Senna
Assistente de Direção Musical e Regência – Carlos Bauzys
Adaptação da Música e Orquestração Original – Felipe Senna
Músicos:
Paula Faour – Teclado II
Ecerson Moraes – Trombone
Kiko Andreolli – Baterista
Lucas Bojikian – Teclado I
Maico Lopes – Trompete
Marcelo Manfra – Sax alto / Tenor/ Flauta e Clarinete (Palheta II)
Paulinho Pupo – Sax alto / Tenor/ Baritono e Clarinete (Palheta I)
Pedro Milman – Piano
Tiago do Espitito Santo – Baixo
Vinicius Gomes – Guitarra
Ficha Técnica:
Book – Mark O´Donnell e Thomas Meehan
Músicas – Marc Shaiman
Letras – Scott Wittman e Marc Shaiman
Versão brasileira e direção – Miguel Falabella
Direção musical Felipe Senna
Coreógrafo – Jeff Whiting
Coreógrafa associada – Fernanda Chamma
Desenho de Luz – Maneco Quinderé
Desenho de Som – Tocko Michelazzo
Cenógrafo – Renato Scripilitti
Figurinista – Marcelo Pies
Serviço:
Como Comprar:
Bilheteria do Teatro Bradesco no Bourbon Shopping São Paulo (Rua Turiassu, 2100, piso Perdizes (3º.andar), tel. 11.3670.4141) e pelo www.ingressorapido.com.br – tel.: 11.4003.1212).
Sessões: Quinta, 21h00 / Sexta 21h30 / Sábado 17h00 e 21h30 / Domingo 18h00
Preços: de R$ 25,00 a R$ 170,00
* 25% desc. para clientes com cartão Bradesco e para clientes Zaffari com Bourbon card.
Lotação: 1.457 pessoas
Duração: 160’ com intervalo de 15’
Classificação etária: livre
Bilheteria: Dom a Qui, 12h às 20h / Sex e Sáb 12h as 22h00 – c.c.: Amex, Diners, MasterCard, Visa e Zaffari. Não aceita pagamento em cheque – em dias de espetáculo, a bilheteria fica aberta somente até o horário de início, com vendas exclusivas para o dia.
O Teatro Bradesco possui acesso para portadores de necessidades especiais, poltrona especial para obesos, ar condicionado, estacionamento coberto Bourbon Shopping com sistema Estapar, e Café em dois pisos.