AGENDA: CCBB-SP APRESENTA “ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE – UM ESPETÁCULO SOBRE O HOMEM E SEU DEUS”

Cassiano Leonardo, especial para o Aplauso Brasil (cassiano@aplausobrasil.com.br)


missaSÃO PAULO – Depois das temporadas mineira e carioca, que tiveram sucesso de público e crítica, chega a São Paulo o espetáculo criado e dirigido por Eduardo Wotzik, que celebra o lado sagrado de Clarice Lispector em uma comunhão do público com o teatro.

Há mais de 20 anos, Eduardo Wotzik começou a receber trechos de textos de Clarice Lispector enviados por duas amigas e atrizes com o intuito de montar um espetáculo. Conforme foi se aprofundando na obra da autora, Eduardo percebeu que vinha escolhendo textos que falavam sobre Deus. Foi assim que surgiu o embrião de Estudo Para Missa Para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus.

Em formato de missa, a montagem une o espaço físico do teatro e todo o seu poder de encantamento ao poder da palavra. Em cena, além do próprio Eduardo Wotzik, estão as atrizes Cristina Rudolph e Natally do Ó, que o ajudam a conduzir o público pelo ritual do espetáculo

Estudo Para Missa Para Clarice traz um arauto e duas beatas claricianas que organizam, professam e processam as palavras de Clarice e recebem os espectadores. Assim como acontece nos templos religiosos, seguindo um missal (que também terá uma versão em braile), o público senta, levanta, reza e canta, como num ritual.

“Sinto-me como se realmente estivesse vivendo como um sacerdote e entrando no mundo do sagrado. O público vem conversar após o espetáculo e se diz transformado, realmente tocado. Clarice tem um poder muito mágico de emocionar as pessoas com as suas palavras. Já fiz diversas coisas no teatro, mas esse trabalho tem sido muito diferente, principalmente no que se refere a essa comunhão direta com o público”, afirma Eduardo Wotzik.

FICHA TECNICA

Direção, concepção, edição e texto final – Eduardo Wotzik.
Elenco – Cristina Rudolph, Natally Do Ó e Eduardo Wotzik.
Direção de Arte – Analu Prestes.
Iluminação – Fernanda Mantovani e Tiago Mantovani.
Música – Henryk Gorécki.
Dramaturgia – Vittorio Provenza.
Diretores Assistentes – Carla Ribas, Daniel Belmonte, Alexandre Varella.
Direção de Produção – Michele Fontaine e Jessica Leite.

SERVIÇO 

ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE – UM ESPETÁCULO SOBRE O HOMEM E SEU DEUS
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651/3652
Teatro: 130 lugares
Classificação – 14 anos.
Duração – 80 minutos.
Ingressos – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Temporada – Até 16 de dezembro. Quartas, quintas e sextas, às 20 horas.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal.