AGENDA: COMEÇA HOJE 8º CICLO DO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COM UMA PROGRAMAÇÃO INSPIRADA EM SHAKESPEARE

Cassiano Leonardo Especial para o Aplauso Brasil (Cassianoleonardo@aplausobrasil.com.br)

maxresdefaultSÃO PAULO – Em sua 8ª edição, o Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council acontece a partir de hoje 17 de outubro até 1º de novembro, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo.

O tema desta edição é Dramaturgia e Relações de Poder, uma referência para reflexão sobre os novos modos de produção teatral e aos 400 anos da morte de William Shakespeare. A programação envolve desempenho, bate-papo, oficina, mesa-redonda, além de leitura de texto em processo do Núcleo de Dramaturgia. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação do Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council reúne atores, dramaturgos, filósofos pensando não apenas a obra de Shakespeare, mas os temas que nos ajudam a pensar o mundo contemporâneo.

“A cada ciclo, tentamos pensar a dramaturgia, por meio de atravessamentos temáticos. Desta vez, queríamos muito reler alguns aspectos da obra de Shakespeare, por ocasião dos 400 anos de sua morte. Esse ícone coloca no centro de sua dramaturgia as relações de poder e tudo o que deriva desse macro tema: ambição, traição, farsa, luta, hipocrisia. Nada mais atual que a discussão desses assuntos. É o maior dramaturgo ocidental de todos os tempos, antecipou os principais temas da era moderna e da contemporânea”, conta Marici Salomão.

Durante a trajetória, o projeto tem sido premiado além do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de proporcionou a formação de novos nomes atuantes na dramaturgia brasileira como Zen Salles (Autor de peças como Agridoce, Jet Lag, On $ALE, Tadzio), Ricardo Inhan (escreveu O Tempo das Coisas, Mormaço, além de dirigir e escrever roteiro de vídeos), entre outros.

Serviços

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
8ª Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council
Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP.
Consulte a programação no site do SESI