AGENDA: É FESTA! ECA FAZ 50 ANOS COM MÚSICA, CINEMA, TEATRO E DANÇA E TUDO GRATUITO.

Cassiano Leonardo especial ara o Aplauso Brasil (Cassiano@aplausobrasil.com.br)

sem-tituloSÃO PAULO – A ECA- USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo completa 50 anos e para comemorar haverá, a partir das 20 h de amanhã, programação de música, cinema, teatro e dança. O evento contará a participação de personalidades marcantes na história da escola e resgatará um pouco das suas origens: os seus primeiros anos, a resistência à ditadura militar e o seu pioneirismo no campo da pesquisa.

A ECA 50 ANOS contará com as apresentações da OCAM – Orquestra de Câmara da ECA-USP, sob a regência do maestro Gil Jardim, e do Coral da ECA, regido por Marco Antonio da Silva Ramos. O Coral da ECA e a OCAM compartilham o propósito de dar suporte às atividades pedagógicas do Departamento de Música da ECA-USP, permitindo aos jovens músicos da escola o contato com a prática profissional.

No programa, OCAM e coral apresentam a peça Magnificat – Aleluia, de Villa Lobos. A música popular também será representada pelo Coro de Câmara Comunicantus, que conta em seu repertório com Romaria, de Osvaldo Lacerda, Forrobodó da Sapataria, com arranjo de Lindembergue Cardoso, e No cordão da Saideira, de Edu Lobo, entre outros.

A OCAM também apresentará a peça Coming Together. A obra de Frederic Rzewski é inspirada em um evento histórico: a rebelião de detentos na prisão de Attica, em Nova Iorque, em 1971 e suas trágicas consequências. A apresentação conta com a participação do ator Marat Descartes, formado pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP, e direção de cena de Cristiane Paoli Quito, professora da EAD.

Vencedora dos prêmios Shell e APCA, Quito também apresentará cenas do seu espetáculo Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, um brinquedo, de Mário de Andrade. No elenco, os atores da Turma 64 Arce Correia, Elton John, Helena Miguel e Marisa Paiva, também da EAD. Fundada em 1948 por Alfredo Mesquita e incorporada à USP no momento de criação da ECA, a Escola de Arte Dramática (EAD) é das mais importantes escolas de formação de atores do Brasil. Muitos de seus ex-alunos são figuras conhecidas do público por seus trabalhos no teatro, cinema e televisão. É formado pela EAD o ator Leopoldo Pacheco que, ao lado de Rosi Campos, formada em jornalismo pela ECA-USP, serão os apresentadores da noite.

A programação terá também cenas de outros dois espetáculos. Um deles é Aos que vieram antes de nós, baseado em Pedro Páramo, de Juan Rulfo, com direção e orientação de Maria Thais e, no elenco, estudantes do curso de Artes Cênicas da ECA-USP. Diretora teatral e professora da Escola, Maria Thais é diretora da Cia Teatro Balagan, reconhecida em 2014 como patrimônio imaterial da cidade de São Paulo.

No espetáculo de dança-teatro Vão(s), cada intérprete pesquisou e depois fotografou espaços ou situações que identificou com a sugestão: o que seriam os vãos da cidade, quem são os habitantes desses espaços?  Quem dirige o espetáculo é a coreógrafa e pesquisadora Sayonara Pereira, professora do Departamento de Artes Cênicas e diretora o LAPETT – Laboratório de Pesquisas e Estudos em Tanz Theatralidades da ECA-USP.

 

 

Serviço:

 

ECA 50 ANOS: Espetáculo comemorativo aos 50 anos da Escola de Comunicações e Artes da USP

Data: 19 de outubro, 20h

Local:  SESC Pinheiros – Teatro Paulo Autran
Endereço: Rua Paes Leme, 195, próximo à Estação Faria Lima do Metrô (500m) e à Estação Pinheiros da CPTM (800m)
Classificação Indicativa: recomendado para maiores de 10 anos
ENTRADA GRATUITA.

Confirme sua presença pelo e-mail memoriadaeca@usp.br ou

Pelos telefones (11) 2648-0237 | (11) 3091-4867 | (11) 3091-4372.
Os assentos remanescentes serão liberados mediante disponibilidade
Apoio Institucional: SESC.