AGENDA : O CLASSICO “ROMEU E JULIETA – DE ALMAS SINCERAS A UNIÃO SINCERA NADA HÁ QUE IMPEÇA” NO TEATRO DO NÚCLEO EXPERIMENTAL

Cassiano Leonardo especial para o Aplauso Brasil (Cassiano@aplausobrasil.com.br)

romeu_e_julieta__ronaldo_gutierrez1_baixa-720x480SÃO PAULO – Escrita entre 1591 e 1595, Romeu e Julieta se tornou uma das maiores referências da obra teatral de William Shakespeare. Baseado no mito romano de Píramo e Tisbe, tornou-se um dos maiores signos de romantismo da História.                     

O Núcleo Experimental do premiado diretor Zé Henrique de Paula fez uma versão original em 2006 com o título de R&J, quatro atores se revezavam entre todos os papéis da peça, permitindo um olhar sobre a afetividade em todas as suas manifestações.

Nesta remontagem, um elenco jovem de quatro atores e três atrizes aprofunda essa investigação sobre como as questões de gênero influenciam na leitura de uma mesma obra: até que ponto estamos atrelados a papéis e a modelos de comportamento impostos pelo gênero? Como as questões de gênero se relacionam com a construção da afetividade? Como as questões de gênero se relacionam com a descoberta da sexualidade? Como a sociedade encara a homo afetividade e a homofobia?

Num espaço abandonado de uma grande cidade qualquer (pode ser a São Paulo de Marco Feliciano ou a Moscou de Vladimir Putin), sete jovens estudantes de teatro resolvem passar a noite ensaiando Shakespeare e se revezam nos papeis de Romeu e Julieta. Na medida em que a peça avança em direção ao seu desfecho trágico, a ficção e a realidade se misturam; o espaço e o tempo se relativizam, abrindo caminho para a violência, a paixão, o poder e a morte. Ao final, a peça é ainda mais real do que todos poderiam imaginar.

Ficha Técnica:

Direção – Zé Henrique de Paula
Direção Musical e Preparação Vocal – Fernanda Maia
Preparação de Elenco – Inês Aranha
Assistente e Direção – Herbert Bianchi
Cenário – Zé Henrique de Paula
Assistente de Cenografia – João Paulo Oliveira
Figurinos – Zé Henrique de Paula e Cy Teixeira
Iluminação – Fran Barros
Projeto Gráfico – Herbert Bianchi
Coordenação de Produção – Claudia Miranda
Produção Executiva – Mariana Mello
Assistente de Produção – Laura Sciulli
Elenco: Cícero de Andrade, Danilo Rosa, Débora Peccin, Lucas Sanchez, Luiza Porto, Natália Foschini.
Thiago Sak

Serviço:

ROMEU E JULIETA – De almas sinceras a união sincera nada há que impeça
Teatro do Núcleo Experimental
29 de outubro a 19 de dezembro
Sábados e segundas às 21h e domingos as 19h
Duração: 1h40
Ingressos: R$ 40
Classificação: 14 anos