AGENDA: “A ORAÇÃO” ESTE É O NOME DA PEÇA DA CIA. LOS PUERCOS QUE ESTREIA 16/01 GRATUITO.

Cassiano Leonardo especial para o Aplauso Brasil (Cassiano@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO: É com um texto de 1957 de Fernando Arrabal que a Cia. Los Puercos estreia dia 16/01 em São Paulo. Depois do espetáculo As mulheres do guarda-chuva perdidas numa noite suja (2015), o grupo vem com o texto Oração (Orasion), montada em teatros do mundo inteiro.

Segundo a Cia a escolha deu-se pelo período atual conturbado que enfrentamos, visto a atemporalidade do texto que muito nos remete as decisões políticas baseadas na religiosidade em um Estado laico, e pelo nosso ofício que nos permite usar a arte como instrumento de luta e resistência. Arrabal critica minuciosamente e com uma genialidade inefável tornando assim impossível passar despercebido por um texto que escancara tanto nossas questões sociais.

Na peça o descobrimento da bíblia, até então desconhecidos para as personagens de Arrabal em A Oração, fazem com que trilhem caminhos sinuosos onde a salvação de todos os pecados é também o maior obstáculo. Em contrapartida ao livro sagrado, suas questões esbarram no recente passado e no miserável presente. O livro é a esperança e a contradição, pois percebem que nada do que viveram foi digno perante as leis cristãs. Um diálogo que envolve os princípios humanos e suas falhas, mas acima de tudo o obstáculo que somos em nosso próprio caminho.

Proposta da montagem de Oração, um texto que dá ao encenador total possibilidade de diversas poéticas teatrais, foi escolhido em específico nessa montagem, estéticas opostas, mas que ao mesmo tempo caminham na mesma direção. Realismo e surrealismo se fazem presentes na concepção das personagens desta encenação, só que desta vez transpassadas para o sexo feminino propositadamente, mudando então as figuras de Fidio e Lilbe, provocando o espectador desde o início do espetáculo, fazendo-se revelar por completo, apenas no final da história.

Ficha Técnica:
Texto: Fernando Arrabal
Crônica: Gregório Duvivier
Direção: Luiz Campos
Voz (em off): Sérgio Mamberti
Elenco: Giovanna Marcomini , Nathalia Nigro
Corpo entrada: Gustavo Garcia
Cenário e figurino: Eluane Fagundes
Maquiagem: Tatiana Rangel
Iluminação: Juliana Sousa
Sonoplastia: Luiz Campos
Fotografia: Iara Marcek
Produção: Cia. Los Puercos

Serviços:

A Oração, de Fernando Arrabal
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Bom Retiro, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Todas as Segundas e Terças (16/01 até 14/02) às 20h
GRATUITO – Retirada uma hora antes do Espetáculo

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*