Antonio Araújo lança livro sobre a gênese do Teatro da Vertigem

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

Capa do livro a "Gênese da Vertigem"

SÃO PAULO – Realmente o universo lítero-científico absorveu as artes cênicas e, a cada novo título, nos fomenta a refletir sobre os fenômenos ocorridos no palco, ou, no caso deste A Gênese da Vertigem – O Processo de Criação de O Paraíso Perdido, de Antonio Araújo, em palcos nada convencionais – o espetáculo que gerou o Teatro da Vertigem (1992) estreou na Igreja Santa Ifigênia. O recente volume da série Estudos, da editora Perspectiva, terá festa de lançamento hoje, das 19 às 22h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena).

Divido em sete tópicos – Gênesis, Em Busca do Artista-Pesquisador, O Diálogo Arte/ciência: a Mecânica Clássica em Cena, O Depoimento Pessoal: Visões do Paraíso e Memória da Queda, O Processo Colaborativo: da Física à Metafísica, A Re-significação do Espaço: Igreja, Teatro e Cidade e Êxodo – o fascinante do trabalho, cuja origem foi a dissertação de Mestrado de Tó Araújo, é a capacidade pedagógica com que o autor observa e reflete criticamente os procedimentos seminais de um grupo que, à beira de completar 20 anos, é referência na História de nosso teatro contemporâneo.

“O objetivo desse trabalho é o estudo de um processo de criação, pela ótica de um criador, com todas as implicações advindas de tal olhar. Descritivo e crítico, esse livro pretende captar, antes de tudo, o movimento e a transitoriedade de uma obra em gestação. Os fluxos e refluxos de um processo sempre inconcluso, incerto, tateante, que envolve experimentações dramatúrgicas, interpretativas e cênicas rumo à criação de um espetáculo, O Paraíso Perdido, e se constituiu na primeira parte de uma trilogia bíblica, embora não tivesse sido pensado, de início, nessa forma tríade”, reflete Antônio Araújo no livro.

Lançamento

A Gênese da Vertigem – O processo de criação

de O Paraíso Perdido, de Antonio Araújo

Dia: 12 de dezembro de 2011, das 19h às 22h

Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731, piso térreo.

Tel: (11) 3062- 1063

Editora: Perspectiva

Preço: R$ 48,00

Número de páginas: 272

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*