APLAUSO BRASIL ENTRA NA ADOLESCÊNCIA

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

logoabSÃO PAULO – Treze anos amanhã. Adolescência. Amor. Dedicação. Luta. Sonho infinito do infinito. Respeito. Teatro. Teatro. Teatro. Palavras não são suficientes pra dar conta da emoção em ver o meu bebê chegar até aqui. Por você e com você leitor apaixonado. Todos somos gente de teatro. Quem faz, quem assiste, quem discute, quem vibra por suas vitórias, quem cai, levanta e, sempre e sempre, persevera.

O Aplauso Brasil é o símbolo da persistência, já que um site cujo protagonista é o Teatro e que se preocupa em divulgar, refletir, formar e informar sem se ocupar com elevada audiência – e seu custo de viver de polêmicas que nada modificam o panorama artístico contemporâneo -, remamos a favor da maré do teatro.

E não posso deixar de agradecer, especialmente, nossos colaboradores – Luís Francisco Wasilevski, Afonso Gentil, Maria Lúcia Candeias, Fernando Pivotto, Pamela Duncan, Nanda Rovere e Mauricio Mellone – e minha fiel escudeira e vossa editora assistente: Kyra Piscitelli. O que seria da comunidade Aplauso Brasil sem vocês?

Histórico do Aplauso Brasil

Devido ao destaque em suas críticas teatrais, reportagens e outros artigos escritos para o portal iG desde o ano 2000, o jornalista e crítico teatral Michel Fernandes recebeu em 2002 o convite, do setor de banda larga do portal, para criar e dirigir um site que utilizasse recursos multimídias: nascia em 10 de outubro do mesmo ano o site Aplauso Brasil (http://aplauso.provisorio.ws//site).

Pioneiro na setorização midiática – o assunto principal do site são as manifestações das artes cênicas –, mesmo cobrindo em menor escala shows, dança e cinema, o Aplauso Brasil consolida-se contribuindo para as artes cênicas com artigos, reportagens e críticas escritas por Michel Fernandes, Kyra Piscitelli, Luís Francisco Wasilewski, Afonso Gentil, Maria Lúcia Candeias, Maurício Mellone, Pamela Duncan, Nanda Rovere e Fernando Pivotto.

Considerado por autoridades do meio teatral como “o mais importante e relevante veículo digital sobre teatro”, o site já contou com contribuições de Alberto Guzik, João Silvério Trevisan, Lúcius de Mello, Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez, Ubiratan Brasil, Marici Salomão, Silvana Garcia, Nelson de Sá, entre outros. Colaboradores que deram expressiva credibilidade e alcance ao Aplauso Brasil, hoje referência consistente para simpatizantes do teatro e seus afluentes.

Nos 10 anos iniciais do site, criamos uma sessão de bate-papo online chamada Camarim; recebemos atores como Totia Meireles, Cissa Guimarães, Leona Cavalli, Petrônio Gontijo, Marcelo Drummond, Daniel Boaventura e Beto Mardem em entrevistas exclusivas nos estúdios do portal; realizou especiais com Phedra de Córdoba, Os Satyros, Cibele Forjaz, Aderbal Freire-Filho, Andrea Beltrão, Alberto Guzik, Alcides Nogueira, José Celso Martinez Corrêa, Claudia Raia, Wagner Moura, Regina Advento, Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras, Lenine,Gabriel Vilella, Antonio Fagundes, a coreógrafa alemã Pina Bausch, entre outros; criou o programa ”Aplauso Brasil Pergunta” em que entrevistava personagens de peças em cartaz, como Heloísa Perrissé e Ingrid Guimarães, de “Cosquinha”; Luís Miranda, Marcelo Mansfield, Graziella Moretto, Roberto Camargo, Octávio Mendes e Grace Gianoukas, do “Terça Insana”.

Em 2012, depois de 10 anos contratado pelo portal iG, o Aplauso Brasil, ainda sob direção de Michel Fernandes, inicia carreira independente, possibilitando, a partir daí, a criação do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro, e agregando-o ao site, conquistando assim dezenas de publicações por diversos veículos da imprensa, além da adesão da classe artística e seus pares.

Em 2014, fomos convidados pela SP Escola de Teatro para realizarmos uma Residência Artística em que realizamos uma série de atividades formativas.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.