SÃO PAULO – Criado coletivamente por quase 2000 artistas, o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona completa 60 anos em 2018. Resistente, segue apostando na paixão popular que sagrou as encenações de Roda Viva (Chico Buarque, 1968) e O Rei da Vela (Oswald de Andrade, 1967) em novas montagens que contam com realização do Sesc São Paulo e Itaú Cultural / Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer.

Após curtíssima temporada no Sesc Pompeia (6 a 9 de dezembro), Roda Viva estreia no Teat(r)o Oficina em 23 de dezembro, às 14h30, no âmbito da celebração dos 31 anos da Ethernidade de Luís Antônio Martinez Correa  rito anual realizado pela companhia há mais de duas décadas, em exaltação à vida e à memória do diretor de teatro, dramaturgo, tradutor, ator, professor e irmão de José Celso Martinez Correa, assassinado no Rio de Janeiro em 1987, vítima de um crime de homofobia – e permanece em cartaz até 10 de fevereiro, com seções de sexta a domingo, incluindo datas especiais, como Natal, virada de ano e aniversário da cidade de São Paulo.

A História de “Roda Viva” e de “O Rei da Vela” 

Chico Buarque de Holanda escreveu Roda Viva depois de assistir ao espetáculo O Rei da Vela. A peça de 1967, que revolucionou a encenação teatral no país, é considerada pela crítica como a primeira encenação essencialmente brasileira, pois acrescentou em sua montagem elementos antiliterários da cultura nacional: circo, revista, literatura surreal, carnaval; a chanchada, a anarquia, o deboche.

Roda Viva é compreendida como uma resposta, ou uma proposta alternativa de continuidade para a peça de Oswald de Andrade encenada por Zé Celso, que foi quem o jovem Chico Buarque, com 24 anos, convidou para encenar seu primeiro texto teatral, junto ao cenógrafo e figurinista Flávio Império.

E foi no final de 1967 e início de 1968 que o Coro de Roda Viva transformou radicalmente o Teat(r)o Oficina. A multidão que tomou o espaço do protagonismo era uma geração que trazia em si o anseio por todas as revoluções.

Inaugurou-se ali a linguagem coral no teatro brasileiro, um retorno aos ritos, aos dityrambos gregos, à prélógica indígena, da descolonização e radicalização do fazer teatral em plena ditadura militar no Brasil, em pleno nascimento da Tropicália, movimento cultural antropófago.

SERVIÇOS

RODA VIVA | DE CHICO BUARQUE

Dias: 6 a 9/12/2018

Horário: Quinta a sábado, 20h. Domingo, 18h

Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência) e R$ 15 (credencial plena do Sesc: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).

Venda online a partir de 27 de novembro, terça-feira, às 12h.

Venda presencial nas unidades do Sesc SP a partir de 28 de novembro, quarta-feira, às 17h30.

Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo, SP

Duração: 3H30 (com intervalo de 15 minutos)

Indicação etária: 18 anos

O REI DA VELA | DE OSWALD DE ANDRADE

Dias: 14 a 16/12/2018

Horário: Sexta e sábado, 20h. Domingo, 19h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)

Local: Auditório Ibirapuera- Oscar Niemeyer

Duração: 240min (com dois intervalos de 15 minutos)

Indicação etária: 14 anos
Informações: www.auditorioibirapuera.com.br 
tel.
: 11 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

*As vendas serão realizadas nos canais da Ingresso Rápido e na bilheteria do Auditório Ibirapuera.

Horários da bilheteria: Sextas-feiras e sábados, das 13h às 22h. Domingos, das 13h às 20h.

RODA VIVA | TEMPORADA NO TEATRO OFICINA | DE CHICO BUARQUE
De 23/12/2018 a 10/02/2019

Sexta a domingo

Horários: Sexta e sábado, 20h. Domingo, 19h

SESSÕES ESPECIAIS:

23/12 – DIA DE LUIZ. Domingo, 14h30.

25/12 – NATAL. Terça-feira, 20h.

31/12 – ANO NOVO. Segunda-feira, 20h.

Ingressos:

R$ 60 inteira

R$ 30 meia (estudantes, aposentados, professores e artistas)

R$ 25 moradores do Bixiga (necessário comprovante de residência)

R$5 (estudantes secundaristas de escola pública, imigrantes, refugiados, moradores de movimentos sociais de luta por moradia) – limitados à 10% da lotação diária
http://www.compreingressos.com/rodaviva

Local: TEATRO OFICINA UZYNA UZONA- Rua Jaceguai, 520 – Bixiga, São Paulo, SP

Duração: 3H30 (com intervalo de 15 minutos)

Indicação etária: 14 anos

RODA VIVA 2018 | FICHA TÉCNICA

TEXTO | CHICO BUARQUE

VERSÃO 2018 | ZÉ CELSO E CORO TEATRO OFICINA 2018

DIRETOR | ZÉ CELSO

CONSELHEIRA POETA | CATHERINE HIRSCH

ELENCO | RODERICK HIMEROS

CAMILA MOTA

GUILHERME CALZAVARA

JOANA MEDEIROS

MARCELO DRUMMOND

O CORO | SYLVIA PRADO

ISABELA MARIOTTO

CLARISSE JOHANSSON

KAEL STUDART

NASH LAILA

LUCAS ANDRADE

TULIO STARLING

TONY REIS

DANIELLE ROSA

FERNANDA TADDEI

CAROL CASTANHO

CYRO MORAIS

KELLY CAMPELLO

CAFIRA ZOÉ

MARCELO DALOURZI

MARCELLA MAIA

MAYARA BAPTISTA

NOLRAM ROCHA

VIVIANE CLARA

ZÉ ED

DIRETOR MUSICAL | FELIPE BOTELHO

BANDA | AMANDA FERRARESI (VIOLONCELO)

ANDRÉ SANTANA (BATERIA)

CARINA IGLECIAS (PERCUSSÃO)

FELIPE BOTELHO (BAIXO)

GIULIANO FERRARI (PIANO)

ITO ALVES (PERCUSSÃO)

MOITA MATOS (GUITARRA)

SONOPLASTA | GUSTAVO LEMOS

COREÓGRAFO | IBRAHIMA SARR

PREPARAÇÃO SENEAFRICA E HÖRÖYÁ | IBRAHIMA SARR, ANDRÉ RICARDO, BIRIMA MBAYE, MOUSTAPHA DIENG E AZIZ MBAYE

TRADUTOR | MAMADOU SARR

ARQUITETURA CÊNICA | CARILA MATZENBACHER E MARÍLIA GALLMEISTER

ASSISTENTE DA ARQUITETURA CÊNICA | MARCELO X

DIREÇÃO DE CENA | OTTO BARROS

DIRETORA DE CENA CONVIDADA | ELISETE JEREMIAS

ASSISTENTE DA DIREÇÃO DE CENA | FELIPE WIRCKER

MAQUIAGEM E FIGURINO | SONIA USHIYAMA

ASSISTENTE DE FIGURINO | SELMA PAIVA

CABELO E VISAGISMO | VICENZO SOCCIO

CAMAREIRA | CIDA MELO

DESENHO DE LUZ | GUILHERME BONFANTI

ASSISTENTES DE ILUMINAÇÃO | LUANA DELLA CRIST, PEDRO FELIZES E PADU PALMÉRIO

OPERADORA DA LUZ | LUANA DELLA CRIST

OPERADOR DE MOVING LIGHTS | PEDRO FELIZES

OPERADORES DE CANHÃO SEGUIDOR | CYNTIA MONTEIRO E FILIPE SAMPAIO

CORO DA LUZ | ANANDA GIULIANI E GABRIELA ROSSETTO

ESTAGIÁRIO | GUILHERME SOARES

OPERADORA DE SOM | CAMILA FONSECA

ASSISTENTE DE SOM E MICROFONISTA | CLEVINHO FERREIRA

CINEMA AO VIVO | IGOR MAROTTI E CECÍLIA LUCCHESI

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO E ESTRATÉGIA | CAMILA MOTA, MARCELO DRUMMOND E ZÉ CELSO

PRODUTOR EXECUTIVO E ADMINISTRADOR | ANDERSON PUCHETTI

PRODUTORES | ANA SETTE E EDERSON BARROSO

COMUNICAÇÃO, EDITORAÇÃO DO PROGRAMA E TEXTOS | BRENDA AMARAL, CAFIRA ZOÉ E CAMILA MOTA

DESIGN GRÁFICO, ILUSTRAÇÕES, PINTURAS, DIAGRAMAÇÃO DO PROGRAMA | IGOR MAROTTI

PESQUISA DE IMAGIÁRIO e MAKUMBAS GRÁPHICAS | CAFIRA ZOÉ e CAMILA MOTA

ASSESSORIA DE IMPRENSA | BRENDA AMARAL

FOTOGRAFIAS | JENNIFER GLASS

TRADUÇÃO | MARIA BITARELLO

ARQUIVISTA | THAIS SANDRINI

O REI DA VELA | FICHA TÉCNICA

TEXTO | OSWALD DE ANDRADE

DIRETOR | ZÉ CELSO

CONSELHEIRA POETA | CATHERINE HIRSCH

ELENCO | MARCELO DRUMMOND

TULIO STARLING

SYLVIA PRADO

CAMILA MOTA

JOANA MEDEIROS

ZÉ CELSO

RODERICK HIMEROS

RICARDO BITTENCOURT

VERA BARRETO LEITE

DANIELE ROSA

TONY REIS

CYRO MORAIS

PONTO | CAROL CASTANHO

CANÇÃO DE JUJUBA | letra de OSWALD DE ANDRADE e música de CAETANO VELOSO

DIRETOR DE ARTE | HELIO EICHBAUER

ASSISTENTE DO DIRETOR DE ARTE | LUIZ HENRIQUE SÁ

ARQUITETURA CÊNICA | CARILA MATZENBACHER e MARÍLIA GALLMEISTER

DIRETOR DE CENA | OTTO BARROS

CONTRARREGRA E MAQUINISTA | ELISETE JEREMIAS

CONTRARREGRA | FELIPE WIRCKER

CONTRARREGRA SAPATINHO | CYRO MORAIS e KAEL STUDART

ASSISTENTE ARQUITETURA CÊNICA E DIREÇÃO DE CENA | DANILO DOS SANTOS GONÇALVES

CENOTÉCNICOS | CASSIO LUIS DA SILVA OMAE, LEANDRO BRUNO TEIXEIRA, DEOCLÉCIO ALEXANDRE DA SILVA ARAÚJO e REGINALDO PEREIRA DO NASCIMENTO

COSTURA CENOGRÁFICA | ONEIDE CAUDURO

ADERECISTAS | IGOR ALEXANDRE MARTINS e ANDREA GUZMAN

CRIADOR DO BONECÃO ABELARDO I | RICARDO COSTA

CRIADORA DA COBRA DE ABELARDO I | LALA MARTINEZ CORRÊA

PINTURA ARTÍSTICA | VICENT GUILNOTO

FIGURINISTA | GABRIELA CAMPOS

ALFAIATE | LELLO

COSTUREIRAS | JUDITE LIMA, CRIS MIKE, JOANA, SALETE

SAPATEIRO | DAVI E PEDRO FREE SAPATARIA

PINTURA ARTÍSTICA | SONIA USHIYAMA

CAMAREIRA | CIDA MELO

MAQUIAGEM | SONIA USHIYAMA

ASSISTENTE DE MAQUIAGEM | ERICA GABRIELA PEREIRA

DESENHO DE LUZ | BETO BRUEL

ASSISTENTES DE ILUMINAÇÃO | LUANA DELLA CRIST e PEDRO FELIZES

OPERADORA DA LUZ | LUANA DELLA CRIST

OPERADOR DE MOVING LIGHTS | PEDRO FELIZES

CANHÃO SEGUIDOR | VINICIUS TABARINI e CAFIRA ZOÉ

PONTO DA LUZ | CAFIRA ZOÉ

SONOPLASTA | NASH LAILA

OPERADORES DE SOM E MICROFONE | CAMILA FONSECA e CLEVINHO FERREIRA

DIRETOR DE VÍDEO / CÂMERA | IGOR MAROTTI

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO E ESTRATÉGIA | CAMILA MOTA, MARCELO DRUMMOND e ZÉ CELSO

PRODUTOR EXECUTIVO E ADMINISTRADOR | ANDERSON PUCHETTI

PRODUTORES | ANA SETTE, EDERSON BARROSO e KAEL STUDART

COMUNICAÇÃO, EDITORAÇÃO DO PROGRAMA E TEXTOS | BRENDA AMARAL, CAFIRA ZOÉ e CAMILA MOTA

ILUSTRAÇÕES DE CENÁRIOS E FIGURINOS | HÉLIO EICHBAUER
DESIGN GRÁFICO, ILUSTRAÇÕES E DIAGRAMAÇÃO DO PROGRAMA | 
IGOR MAROTTI

ASSESSORIA DE IMPRENSA | BRENDA AMARAL

PESQUISA DE IMAGIÁRIO | MAKUMBAS GRÁPHICAS | CAFIRA ZOÉ e CAMILA MOTA

FOTOGRAFIAS | JENNIFER GLASS

ARQUIVISTA | THAIS SANDRI

Sesc SP

Criado há mais de 70 anos, em 13 de setembro de 1946, pelo empresariado do comércio e serviços, o Sesc está presente em todo o país com uma ação fruto de um sólido projeto cultural e educativo, que trouxe a marca da inovação e transformação social. No Estado de São Paulo, conta com uma rede de 39 unidades, em sua maioria centros culturais e desportivos. Oferece também atividades de turismo social, programas de saúde e de educação ambiental, programas especiais para crianças e terceira idade, e o pioneiro Mesa Brasil, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Além disso, a instituição conta com o Portal SescSP, o SescTV, as Edições Sesc e o Selo Sesc, e diversas revistas. O Sesc desenvolve, assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Desde 2011, o Auditório Ibirapuera é gerido pelo Itaú Cultural, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Instituto e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo renovaram o convênio de gestão, vigente até 31 de dezembro de 2019. O trabalho inclui a gestão da Escola do Auditório, voltada à formação de música para estudantes da rede pública de ensino da capital. Esta parceria público-privada de cultura e formação já impactou mais de um milhão e meio de espectadores.

Capacidade: 806 lugares

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera

(Entrada para carros pelo Portão 3)

Ar-condicionado. Acesso a pessoas com deficiência. Proibido fumar no local.

Estacionamentos / Transporte:

Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h

Ônibus:

Linha 5154 – Terminal Sto Amaro / Estação da Luz

Linha 5630 – Terminal Grajaú / Metrô Bras

Linha 675N – Metrô Ana Rosa / Terminal Sto. Amaro

Linha 677A – Metrô Ana Rosa / Jardim Ângela

Linha 775C/10 – Jardim Maria Sampaio / Metrô Santa Cruz

Linha 775A/10 – Jd. Adalgiza / Metrô Vila Mariana

*O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público.