ARTIGO: ADERBAL FREIRE-FILHO É VÍTIMA DE CALÚNIA EM IMPRENSA “CAÇA-ÀS-BRUXAS”

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

ADERBAL FREIRE-FILHO
ADERBAL FREIRE-FILHO

BRASIL – Como o próprio diretor, autor e ator Aderbal Freire-Filho, nascido em Fortaleza (Ceará) e radicado no Rio de Janeiro, as pessoas que frequentam o teatro o conhecem por seu (excelente e constante) trabalho e não como “o marido da atriz defensora da Dilma” que recebia 91 mil reais numa “estatal que servia de cabide de emprego para amigos e defensores do PT”. É inconcebível que, quase no fim da segunda década do século XXI, ainda existam pessoas que se deixam confundir por uma suposta “mídia independe”, conforme se auto intitula o  site Diário do Brasil que como tantos outros veículos deturpam e deformam a realidade dos fatos em favor de um verdadeiro movimento “caça-às-bruxas” para arrefecer e desqualificar aqueles contrários a um governo ilegítimo, usurpador da democracia – foi no  Plano de Governo de Dilma Roussef (bem ou mal executado) e não no de Michel Temer que obteve a maioria dos VOTOS DE UMA ELEIÇÃO DIRETA.

Sou, ao mesmo tempo, defensor e crítico das redes sociais e do ciberespaço. Defensor por saber que temos canais de acesso e interação com as informações que recebemos e, na sequência, podemos compartilhar e nos tornarmos, também, veículos das informações. Crítico porque sei que as notícias podem sofrer uma deformação ou manipulação dos fatos e “desinformarem”, ou seja, ocultar o “todo” do fato para, com tal edição, “criar” um fato. Portanto, é preciso analisar antes de compartilhar. Certa vez, em um bate-papo sobre crítica teatral e Internet, Mariângela Alves de Lima apontou que a Internet será um meio eficaz para a crítica jornalística, mas como o ciberespaço  ainda engatinha é preciso separar joio do trigo, ou seja ver quem e como se publica. Pensei nisso e visitei o Diário do Brasil. É joio sensacionalista e não tem, sequer, quem escreve.

Por conhecer a idoneidade, a paixão e o talento de Aderbal Freire-Filho que faço minhas as palavras que ele escreveu.

 

“Circula contra mim – “o marido da atriz defensora de Dilma” – uma acusação nas redes sociais de ter “um cargo em uma empresa pública com salário de 91 mil reais”.

Essa tática abjeta de deturpar fatos, mentir e difamar é a mesma que domina o Brasil de hoje, onde o cinismo, a falta de decoro e de escrúpulos nos surpreende a cada dia.

Sou de fato companheiro de uma atriz, Marieta Severo, e ela de fato é uma das atrizes que, ao lado de muitos artistas, de muitas cidadãs e muitos cidadãos brasileiros defendem a presidente Dilma Roussef e a democracia.

Mas a forma de me apresentar profissionalmente é: o diretor, autor e ator de teatro Aderbal Freire-Filho. Tenho 75 anos de idade, mais de 60 de carreira, criei mais de 100 espetáculos no Brasil, além de ter dirigido também em outros países. Ganhei todos os prêmios importantes do teatro brasileiro: Molière, Golfinho de Ouro, Faz a Diferença, Mambembe, Shell, APTR, entre muitos outros. Dirigi centenas de atrizes e atores brasileiros. Existem alguns livros e teses sobre meu trabalho como diretor. Fui o coordenador da comissão que criou a Escola de Direção Teatral, da UFRJ. Tenho textos sobre teatro e literatura publicados em livros e revistas, no Brasil e em outros países. Sou autor de vários peças encenadas.

Na verdade, me apresento aqui para a enorme quantidade de pessoas que recebeu e até compartilha a publicação abjeta e que é natural que não me conheça, sequer tenha ouvido falar de mim. A cultura e a arte brasileiras são pouco conhecidas. Mas para o universo artístico e cultural – para os que vão a teatro, leem, frequentam centro culturais, etc – sei que poderia, sem falsa modéstia, dispensar essa apresentação.

Não tenho cargo algum em uma empresa pública. Querendo dar a ideia de que o “marido…” tem uma assessoria, uma secretaria, uma diretoria, sei lá o que, eles intitulam assim uma realidade absolutamente diferente, que vou resumir.

A TV Brasil teve um programa de entrevistas com artistas, criado e apresentado pelo ator Sérgio Britto. Quando Sérgio Britto morreu, seu produtor me procurou, para que a tv continuasse a ter esse espaço aberto para a arte brasileira. Aceitei o convite, projetei um novo programa, mantendo os mesmos princípios, mas criando uma nova linguagem. Além das entrevistas, o programa passou a ter uma dramaturgia, que pode incluir a presença de atores.

A TV Brasil, para economizar custos, propôs às equipes de alguns programas, esse entre eles, um regime misto de produção. No nosso caso, a TV entraria com os estúdios, câmeras e técnicos e nossa produção se responsabilizaria por todos os demais gastos, previstos em planilhas que acompanham o contrato.

E assim é feito. Com o valor mensal do contrato, de R$ 91 mil no ano passado, eram pagos: um diretor de produção e quatro colaboradores: um produtor assistente, um diretor de tv, uma editora e um pesquisador e co-roteirista; os cachês dos atores e atrizes convidados; gastos com cenografia; passagens aéreas para entrevistados vindos de outras cidades; passagens aéreas para a equipe, quando vai a outras cidades; hospedagem da equipe em viagens; hospedagem no Rio de convidados de outras cidades; transporte local para convidados; técnicos e aluguel de equipamentos para gravações feitas fora do Rio; custos de material e despesas de administração. É ainda nesse orçamento que está incluído meu pagamento, pelas funções que exerço: roteirista, apresentador e diretor geral.

Neste ano, com a recomendação da presidenta Dilma Roussef de reduzir em 30% os gastos públicos, o programa cortou do seu orçamento passagens aéreas, hospedagens, programas fora do Rio (e, consequentemente pagamento de técnicos e aluguel de equipamento em viagem), cachês para atores, despesas de administração e outras despesas reduzindo o valor mensal do contrato para R$ 68 mil.

Concluo convidando os que não me conhecem, nem conhecem o programa, para que entrem na página da TV Brasil e procurem o programa Arte do Artista. Clicando em Episódios, podem assistir a todos os mais de 150 programas já exibidos. Aí verão alguns dos mais importantes artistas brasileiros de todas as áreas, poetas, compositores, atrizes, atores, artistas plásticos, cineastas, coreógrafas, romancistas, artistas populares, grafiteiros, músicos de rua, etc, enfim, uma mostra rica da grande produção artística brasileira. E, claro, poderão me ver no exercício do meu “cargo público milionário”.

Aderbal Freire-Filho

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*