Artigo: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello brilham no musical Crazy For You

Maurício Mellone, para o www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

CRAZY FOR YOU
CRAZY FOR YOU

Com direção de José Possi Neto e versão de Miguel Falabella, está em cartaz até 7 de fevereiro no Teatro do Complexo Ohtake Cultural o primeiro espetáculo de sapateado da Broadway apresentado no país

SÃO PAULO – Os paulistanos só têm até o início de fevereiro para conferir a comédia romântica Crazy For You, primeiro musical de sapateado da Broadway montado no Brasil, que está sendo apresentado no Teatro do Complexo Ohtake Cultural . Depois o espetáculo inicia turnê nacional, começando pelo Rio em abril e seguindo para mais cinco capitais brasileiras.

CRAZY FOR YOU
CRAZY FOR YOU

O musical, inspirado no clássico Girl Crazy, dos irmãos George e Ira Gershwin, estreou nos EUA em 1992 e desde que assistiu Claudia Raia sonha em montar por aqui.

Segundo a atriz, isto só foi possível depois que soube que Jarbas Homem de Mello adora sapateado:

“Assisti ao musical em 1994 e fiquei encantada, imaginando o sucesso que um musical daquela qualidade faria aqui. Mas àquela época pensei que não tínhamos um ator e sapateador que conseguisse dar vida ao Bobby Child, personagem central. Quando soube o quanto o Jarbas sapateava, pensei: ‘encontrei o Bobby!’”, conta a atriz e produtora Claudia Raia.

A montagem é uma superprodução, com uma orquestra de 14 músicos sob a batuta da maestrina Beatriz de Luca e um elenco de 26 atores, bailarinos e sapateadores, liderados por Claudia e Jarbas.

O enredo do musical é simples e até ingênuo: o playboy Boby Child (Jarbas) vive em Nova York e não consegue ser admitido nas companhias de musicais. Sua mãe é uma banqueira e o obriga a ir à cidadezinha do oeste americano, Pedra Morta, cobrar uma dívida do antigo teatro local.

CRAZY FOR YOU
CRAZY FOR YOU

Ele vai com muita má vontade e ao chegar dá de cara com Polly (Claudia), filha do proprietário do teatro, e se apaixona perdidamente. Ela é a única mulher do vilarejo e sempre conviveu no universo masculino, daí seus modos rudes e grosseiros. Ao saber que o forasteiro é o enviado do banco, ela se irrita e não quer saber dele.

Apaixonado, Bobby resolve ficar e, para impressionar a amada, se transforma num produtor famoso de Nova York. Propõe abrir o velho teatro e provoca uma verdadeira revolução local. Mas a verdade de sua identidade vem à tona e as confusões com Polly são hilárias.

CRAZY FOR YOU
CRAZY FOR YOU

Possi Neto afirma que dirigir Crazy for you foi um presente que ganhou de Claudia Raia e Sandro Chaim, produtores do musical:

“Por que dirigir Crazy for you? Por que, dentre inúmeras razões, é antes de mais nada uma canção de amor ao teatro, à dança e à música. É um hino ao teatro musical. Neste musical, nenhum passo de dança é meramente estético. As coreografias contam a própria história da peça, não são apenas números musicais”, argumenta o diretor.

As músicas dos irmãos Gershwin foram vertidas para o português pelo ator e diretor Miguel Falabella. Com coreografia original de Susan Stroman, o elenco brasileiro foi ensaiado pela americana Angelique Ilo. Destaque ainda para a iluminação de Wagner Freire, figurino de Fabio Namatame e cenografia de Duda Arruk. Os amantes de musicais não podem perder a temporada paulistana de Crazy for you, que termina dia 7 de fevereiro. Ainda dá tempo!

Fotos: Paschoal Rodriguez e Ali Karacas
Roteiro:
Crazy for you
. Texto: Ken Ludwin. Músicas: George Gershwin. Letras: Ira Gershwin.Versão brasileira: Miguel Falabella. Direção: José Possi Neto. Direção musical e vocal: Marconi Araújo. Coreografias originais: Susan Stroman. Direção de coreografia: Angelique Ilo. Elenco: Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Marcos Tumura, Liane Maya, Jonathas Joba, Hellen de Castro, Rodrigo Negrini, Alessandra Peixoto, Andrezza Meddeiros, Carla Vazquez, Daniel Cabral, Eduardo Martinz, Elcio Bonazzi, Jefferson Ferreira, João Sá, Mariana Barros, Mariana Gallindo, Mariana Matavelli, Marilice Cosenza, Mateus Ribeiro, Matheus Paiva, Nina Sato, Patrick Amstalden, Paulo Benevides, Raquel Quarterone e Rogerio Guedes. Cenografia: Duda Arruk. Figurino: Fabio Namatame. Design de luz: Wagner Freire. Design de som: Tocko Michelazzo. Visagismo: Feliciano San Roman e Henique Mello. Supervisora de sapateado: Chris Matallo. Diretora residente: Vanessa Guillén. Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim. Produção Geral: Sandro Chaim
Serviço:
Teatro do Complexo Ohtake Cultural (627 lugares), Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros, Tel: (11) 3728 4929. Horários: quinta e sexta às 21h, sábado às 17h e 21h e domingo às18h. Ingressos: de R$ 50,00 a R$ 200,00. Vendas na bilheteria do teatro sem taxa ou pela Internet (www.ticketsforfun.com.br), telefone (4003-5588) e pontos de venda (http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=pdv) – todos com taxa de conveniência. Classificação: 10 anos. Duração: 2h30min. Estacionamento no local. Temporada: até 07 de fevereiro

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*