Kyra Pisictelli do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – O espetáculo, ou evento que abre uma mostra tem uma grande responsabilidade. Principalmente, quando enfrenta os desafios da primeira edição. Na abertura se imprime caráter, estilo e expectativas. Nesse sentido, a escolha da curadoria da Mostra Internacional de Teatro – MITsp em abrir com a peça Sobre o conceito de rosto no filho de Deus do italiano Romeo Castellucci foi acertada.
Irreverente, com forte trabalho corporal, o espetáculo trata das fases da vida, fé, amor e Deus. Na sessão de abertura da MITsp, a legenda prevista foi cortada. Os diálogos são poucos e o entendimento deles é dispensável, já que a peça é segurada nas ações em cena e na utilização de uma enorme imagem da face de Cristo, criada pelo pintor italiano Antonello da Messina (1430-1479).
É um espetáculo internacional sem dúvida. A dubiedade que permeia a fé e a vida em geral conversa com o espectador durante a apresentação, seja em qual parte do mundo a peça passe. Ora a tal imagem que rouba a cena, encara fixa a plateia, ora recebe granadas de crianças e em outro momento parece abraçar um filho desesperado que se vê cansado e perdido entre a obrigação de cuidar do pai doente e o amor que sente. O belo e o execrável convivem a todo o momento.
É como a vida. O espetáculo pode chocar religiosos. Mas a intenção é maior do que essa. É um texto para a imaginação. Cada um monta a sua história, seu conceito de Deus. A peça e suas dubiedades traz liberdade à plateia. Sem dar nada pronto, ou trazer um final, Sobre o conceito de rosto no filho de Deus permite o real debate no teatro.
Essa vocação do espetáculo – tanto da universalidade dos temas como das variações de possibilidades oferecidas – vai de encontro com um dos objetivos da MITsp: debater a arte teatral e mostrar como no teatral se suscita os embates da nossa vida real.
A MITsp vai até domingo (16/03). Veja a lista dos espetáculos que passarão na mostra durante o final de semana:
Anti-Prometeu
Dias: 12, 13 e 14 de março às 21h
Local: Sesc Santana Duração: 60 min Recomendação: 14 anos Legendado
Sahika Tekand – Studio Oyuncuları – (Turquia)
Sinopse: O espetáculo discute a tragédia do homem contemporâneo preso em seu pequeno mundo pessoal, alguém que abandonou a capacidade de interferir no mundo. A obra cria oposição ao mito de Prometeu, conhecido por sacrificar-se para dar à humanidade o poder do fogo.
Eu não sou bonita
13 de março às 21h | 15 de março às 23h | 16 de março às 20h
Local: Teatro Cacilda Becker Duração: 70 min Recomendação: 18 anos Legendado
Angélica Liddell – Atra Bilis Teatro – (Espanha)
Sinopse: Criada a partir de uma experiência de abuso sexual sofrido por Angélica Liddell, a performance apresenta uma crítica à sociedade patriarcal e ao papéis que ela impõe às mulheres desde o nascimento.
Gólgota picnic
13 e 14 de março às 21h | 15 de março às 20h
Local: Sesc Vila Mariana Duração: 140 min Recomendação: 18 anos Legendado
Rodrigo García – La Carnicería Teatro – (Espanha)
Sinopse: O espetáculo revisita o calvário de Jesus Cristo sob uma perspectiva crítica aos valores de adoração e mercantilização da fé. Para isso, propõe uma catarse no palco: um piquenique no Gólgota, local de suplício, que inclui a “crucificação” de uma atriz, além de um cenário composto por cerca de 25 mil pães de hambúrguer, sobre os quais os atores pisam ao se deslocar, moem carne e se relacionam de forma agressiva e sensual.
Escola
Dias: 14 de março às 18h e 21h | 15 de março às 19h
Local: Itaú Cultural Duração: 90 min Recomendação: 14 anos Legendado
Guillermo Calderón – (Chile)
Sinopse: Durante os anos 80, um grupo de militantes de esquerda recebe treinamento paramilitar para resistir e derrubar a Ditadura Militar no Chile. Os conteúdos que são ensinados traçam um retrato da atividade e das aspirações de uma geração que fez tudo o que estava ao seu alcance para conquistar justiça e liberdade.
Cineastas
14 de março às 21h | 15 e 16 de março às 20h
Local: Auditório Ibirapuera Duração: 105 min Recomendação: 14 anos
Legendado
Mariano Pensotti – (Argentina)
Sinopse: De maneira simultânea, o espetáculo representa as vidas pessoais de cineastas e os filmes que realizam. Sobre os cineastas: Um diretor de filmes comerciais que descobre que tem uma doença incurável ; uma diretora experimental que se separa do marido; uma diretora independente que recebe o encargo de fazer um filme sobre um desaparecido que surpreendentemente retorna vivo e desequilibra a vida burguesa dos seus filhos e um cineasta muito pobre que trabalha no McDonald’s e rouba dinheiro para rodar um filme que pretende ridicularizar as multinacionais e seu imaginário.
Hamlet
Dias: 14 e 15 de março às 20h30 | 16 de março às 19h30
Local: Sala Jardel Filho (CCSP) Duração: 195 min (c/ intervalo) Recomendação: 14 anos Legendado
Oskaras Koršunovas – OKT – (Lituânia)
Sinopse: Na versão do diretor lituano Oskaras Koršunovas, o clássico texto de Shakespeare é transposto para o espaço de um camarim, com seus espelhos de maquiagem que, pouco a pouco, se transformam no reino da Dinamarca. Reflexões sobre a vida e o teatro aparecem nas entrelinhas da encenação, que investiga o jogo de representação sobre o “ser ou não ser” do teatro.
Ubu e a comissão da verdade
Dias: 15 de março às 16h | 16 de março às 17h
Local: Teatro João Caetano Duração: 90 min Recomendação: 14 anos Legendado
William Kentridge – Handspring Puppet Company – (África do Sul)
Sinopse: Une bonecos, atores, música, cenas de documentário e animação. O espetáculo é baseado em interrogatórios da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul e na peça Ubu Rei, criada em 1888 pelo dramaturgo francês Alfred Jarry.
Serviço:
1ª Mostra Internacional de Teatro – MITsp
Os ingressos serão distribuídos GRATUITAMENTE uma hora antes do início das sessões nas próprias bilheterias dos teatros. Mais informações: http://mitsp.org/ .
• Auditório Ibirapuera – 806 lugares – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n -Ibirapuera – Tel. 11 3629-1075
• Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – Tel. 11 3397-4002
Sala Jardel Filho – 321 lugares
Espaço Ademar Guerra – 200 lugares
• Itaú Cultural – 270 lugares – Av. Paulista, 149 – Bela Vista – Tel. 11 2168-1777
• Sesc Vila Mariana – 611 lugares – Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – Tel. 11 5080- 3000
• Sesc Santana – 337 lugares – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd São Paulo –Tel. 11 2971-8700
• Teatro Cacilda Becker – 140 lugares – Rua Tito, 295 – Lapa – Tel. 11 3864-4513
• Teatro João Caetano – 438 lugares – Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – Tel. 11 5549-1744
• TUSP – Teatro da USP – 98 lugares – Rua Maria Antonia, 294 – Consolação – Tel. 11 3123-5233