Kyra Piscitelli*, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

CURITIBA – É moda. No Brasil, a febre dos musicais biográficos não tem fim. Grandes artistas da música que morreram foram levados ao palco. O musical Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr., o musical chega de São Paulo para o Festival de Curitiba com a função de representar o gênero dos musicais biográficos que conquistaram os palcos e plateias do Brasil.
A fórmula tem feito sucesso e tem público cativo garantido: os fãs. Para dar certo? A receita parece ser uma: usar artistas que se assemelhem em aparência, estilo e voz com o homenageado. A única exceção, até então, foi a atriz Laila Garin que fez a cantora Elis Regina. Hoje, ela pode ser vista na novela Babilônia com sua fisionomia real. Dz6, que faz o C.horão no musical lembra muito o artista
Outro ponto importante é a dramaturgia fraca. O forte são as músicas que tem a missão de fazer a plateia chorar em um passeio à memória.

A polêmica também é ponto garantido. Os grandes ídolos guardam na biografia um “q” de inconfessável. No musical sobre a Elis o fato da morte dela não ser mostrada foi razão de crítica. Em cazuza, o fato de mostrar Ney Matogrosso como namorado do astro foi aplaudido, já que isso tinha sido omitido no filme.
Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr. também carrega polêmicas. As famílias de Chorão e Champignon, mortos em 2013 alegam não terem sido procurados para colaborar com o musical. Quem autorizou a produção foi a primeira mulher de Chorão, Thais Lima, e o filho Alexandre. Ele era casado (até poucos meses antes de morrer) com Graziela, há 15 anos.
Com Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr. o modelo de musical biográfico, com todas essas características, chega ao Festival de Curitiba, assinando uma tendência brasileira, e apostando em um público enorme. A montagem vai para o Teatro Positivo: com mais de 2000 lugares.
No palco, os números também são grandes. São 25 atores e 10 músicos em uma pista de skate.
O Musical faz apresentação amanhã (01) e 2 de abril, no Teatro Auditório Positivo, em Curitiba. Volta para São Paulo e já tem temporada garantida no Rio de Janeiro
FICHA TÉCNICA
Direção Bruno Sorrentino e Luiz Sorrentino
Dramaturgo Well Rianc
Direção musical S3 Produções artísticas
Coreografia Guto Muniz
Gerente de produção Luisa Cassab
Assistência de direção Rodrigo Burgese
Produção Gustavo Hernandes
Assistência de produção Isabella Crescenti e Cinthya Pelliciari
Cenário S3 Produções Artísticas
Figurino New Era
Visagismo e assessoria de imagem de Elenco Lua Harumi
Coreografia de skates Matheus Ribeiro
Preparação de elenco Cadu Witter
Company manager Carol Weingrill
Design de luz Tie Valente
Design de som Rafael Caetano & Felipe Malta
Production stage manager Luisa Cassab
Stage manager Rose Cersosimo
Assistant stage manager Gustavo Cacciaguera
Direção financeira Denise Tabelini
Assessoria de imprensa Grazi Pisacane
Patrocínio Gamaro
Co-patrocínio New Era
Apoio cultural A Broadway é Aqui! , Paris 6 e Pizzaria 1900
Elenco Ari Cegatto, Bruno de Castro, Caio Roque, Carol Fernandes, Carolina Oliveira, Carolina Rocha, Charles Damásio, Diego Fontes, Eddy Lima, Fernando Reis, Gabriela Germano, Gustavo Della Serra, Gustavo Mazzei, Juliana Lucilla, Julio César, Júlio Oliveira, Léo Sena, Letícia Scopetta, Luis Navarro, Marco Antonio Moreira, Matheus Severo, Murilo Armacollo, Nina Sato, Patrícia Coelho e Rodolfo Martins
Confira mais do Festival de Curitiba no site: www.festivaldecuritiba.com.br
Para saber mais sobre o Musical acesse http://www.cbjrdiasdelutadiasdegloriaomusical.com/
*Kyra Piscitelli, editora assistente do Aplauso Brasil, viajou para Curitiba a convite do Festival.