Artigo: Marcos Lemes em PESSOA – um espetáculo sobre Fernando e suas Pessoas

Maurício Mellone, para o www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

"Pessoa"
“Pessoa”

Além de atuar, o ator assina a compilação dos textos do escritor português, a sonoplastia e a iluminação da peça, que está em cartaz no Espaço Cultural Pinho de Riga, todos os domingos de setembro

SÃO PAULO – Um mergulho no universo do grande escritor português Fernando Pessoa, revelando suas angústias e sua tumultuada e rica veia criativa. Esta é a proposta do ator Marcos Lemes com a peça PESSOA- um espetáculo sobre Fernando e suas Pessoas, que estreou no último domingo no Espaço Cultural Pinho de Riga e permanece em cartaz somente aos domingos, até o final do mês.

Aproveitando notas de rodapé e trechos do Livro doDesassossego, Lemes procura mostrar a intimidade do escritor e sua visão de mundo multifacetada, com a profusão de escritos por meio de seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. 

Outro recurso utilizado pelo ator para traçar um perfil do poeta lusitano é a trilha sonora. O espetáculo começa com Caetano Veloso cantando o poema Padrão, musicado por André Luiz Oliveira.

Num espaço físico que facilita a aproximação ator/plateia, o projeto de Marcos Lemes se adapta muito bem. O espectador consegue sentir a pulsação do ator, que revive o angustiado e obstinado escritor português em seu processo criativo. Logo no início, o personagem abre uma maleta e vai esparramando no espaço cênico infindáveis folhas em branco; em seguida distribui a todos os espectadores uma página dobrada com versos:

“Todo estado de alma é uma paisagem/
Toda paisagem não está em parte alguma.”

"Pessoa"
“Pessoa”

Estes foram os versos que ganhei! De acordo com o ator, que assina a compilação da obra de Pessoa, o texto do espetáculo traz um fluxo de ideias e pensamentos do autor, ressaltando o amor não correspondido e a solidão do homem e do artista.

O espetáculo tem apenas 45 minutos, mas de intensa emoção. A entrega de Marcos Lemes ao projeto é contagiante. Único senão fica para a iluminação, que em alguns momentos deixa o ator na penumbra, o que dificulta a compreensão de sua fala.

Roteiro:

Pessoaum espetáculo sobre Fernando e suas Pessoas. Texto: Fernando Pessoa.  Direção: Silvio Vieira. Elenco: Marcos Lemes. Compilação de textos, sonoplastia e iluminação: Marcos Lemes. Fotografia de cena: Alberto Cataldi e Joca Carvalho. Assistente de montagem: Paulo Sarri. Assistente de Produção: Fabricio Antunes. Produção: Companhia Expressa de Theatro.

Serviço:

Espaço Cultural Pinho de Riga (50 lugares), Rua Conselheiro Ramalho, 599, tel. 3284-4391. Horários: domingos às 19h. Ingressos: Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia-entrada), pagamento em dinheiro. Duração: 45 minutos. Classificação: 14 anos. Temporada: até 29 de setembro.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.