Artigo: Peça sobre a maturidade reúne atores consagrados

Maurício Mellone, para o www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

A Última Sessão, texto e direção de Odilon Wagner, espetáculo se passa num almoço de domingo em que amigos entre 75 e 85 anos se encontram semanalmente. Laura Cardoso, Nívea Maria e Etty Fraser lideram grande elenco

A ÚLTIMA SESSÃO
A ÚLTIMA SESSÃO

SÃO PAULA – O ator e diretor Odilon Wagner acredita que nunca se reuniu no Brasil, num mesmo palco, tantos atores experientes e com carreiras tão brilhantes como em sua peça A Última Sessão, que acaba de estrear no Teatro Shopping Frei Caneca. Com o objetivo de falar exatamente sobre a vida e os amores na maturidade é que Wagner resolveu criar esta peça. E para isto conseguiu reunir um elenco estelar: Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Miriam Mehler, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé.

A trama se passa num restaurante, durante o almoço de domingo, em que amigos de 75 a 85 anos se reúnem semanalmente.

Especialmente neste dia eles comemoram o aniversário de Elvira, vivida por Laura Cardoso, e num determinado momento Estevão (Sylvio Zilber) resolve fazer um acerto de contas entre eles, vindo à tona verdades que alteram a vida de todos daquele grupo. O final é surpreendente.

Logo ao entrar no grande saguão do teatro, o público já é agraciado com uma exposição sobre a premiada e bem-sucedida carreira de todo o elenco da peça; são painéis que resumem os principais papéis dos atores e tem por objetivo “reavivar a memória do público”, argumenta Odilon Wagner.

Já no palco, a trama tem início com todos à espera da aniversariante. Elvira chega é acarinhada pelos amigos — e pela plateia também, que a aplaude em cena aberta — e logo se desculpa pelo atraso, dizendo que estava nos braços de seu gato (de 69 anos!). Todos riem e o almoço é servido.

Como Estevão já havia bebido umas e outras, cria coragem e obriga Maria Teresa, interpretada por Miriam Mehler, a confessar seu caso amoroso que manteve por anos com o marido de Amanda, vivida por Nívea Maria.

A ÚLTIMA SESSÃO
A ÚLTIMA SESSÃO

A partir desta confissão, outras verdades são reveladas e os podres daquele grupo de amigos vêm à tona.

O texto é muito bem articulado e, com o público já imerso naquela realidade, o autor dá uma reviravolta na trama, surpreendendo a todos!

Difícil destacar a atuação de um ou de outro em cena: o elenco é coeso e está afinado e muito bem entrosado. No entanto a sutileza na interpretação e o brilho no olhar de Nívea Maria são comoventes (Amanda é uma das personagens que muda radicalmente de personalidade). Laura Cardoso dispensa comentários: com seu talento e carisma, lidera com brilhantismo este grande e prestigiado elenco.

Outra novidade de A Última Sessão: para favorecer o público da maturidade, a peça é apresentada também às quintas-feiras, às 16h.

Texto que surpreende o espectador, com elenco primoroso!


Fotos: João Caldas

 

Roteiro:
A Última Sessão. Texto e direção: Odilon Wagner. Elenco: Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Miriam Mehler, Gésio Amadeu,Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé. Cenografia: Chris Aizner. Figurino: Tica Bertani. Visagismo: Rosemary Paiva. Direção musical e arranjos: Swami Jr. Desenho de luz: Marisa Bentivegna. Direção de produção: Gabriel Paiva. Assistentes de Direção: André Acioli e Priscila Jorge.
Serviço: Teatro Shopping Frei Caneca (600 lugares), rua Frei Caneca, 569, 7º andar, tels (11) 3472-2229 3472-2230. Horários: quintas, às 16h, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 18h. Ingressos: R$ 80. Bilheteria: de terça a domingo, das 13h até o início do espetáculo (no dia em que não houver espetáculo, até às 19h00). Vendas: (11) 4003.1212 / www.ingressorapido.com.br. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Temporada: até 27 de abril.

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*