Artigo: SP ganha dois teatros em julho e queremos mais

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

Foto 1: Monólogo "Paixão" , com a atriz Nathalia Timberg abre Teatro Safra. Foto 2: Show de Gilberto Gil abre Theatro Net. Os ingressos estão esgotados, mas já há outras atrações marcadas. Créditos: divulgação.
À esquerda: Monólogo “Paixão” , com a atriz Nathalia Timberg  que abre o Teatro Safra. À direita: Show de Gilberto Gil abre Theatro Net. Créditos: divulgação.

SÃO PAULO – O Thetaro Net e o Teatro Safra são os mais novos espaços para arte e música na cidade. Os dois novos integrantes do circuito cultural paulistano abrem as cortinas com grandes nomes na programação. Em comum, os teatros que habitam cantos opostos da megalópole, prometem acessibilidade, diversão com qualidade e tecnologia de ponta.

Theatro Net fica no 5° andar do shopping Vila Olímpia , na zona sul da cidade. A região é uma das que mais cresce economicamente e culturalmente em São Paulo. O shopping é uma prova disso, já que é um espaço recente (aberto em 2009).  O Vila Olímpia ao montar um teatro segue uma tendência e também uma lei municipal. Segundo a determinação, em vigor desde 1991, todo novo empreendimento com mais de 30 m² deve ter um teatro e um cinema. Seja pela lei ou não, o teatro com 799 lugares soma aos grandes teatros de centros comerciais – que abrem espaços para shows, musicais e grandes nomes nacionais.

Já o Teatro Safra escolheu outro caminho e abrirá na rua e no centro, lugar no qual vive a tradição. O lugar selecionado foi a Barra Funda. Com capacidade para 633 pessoas, o empreendimento dá a impressão de tentar ressuscitar um glamour dos teatros mais antigos. A comprovação é que um dos destaques é um amplo foyer decorado pelo arquiteto Francisco Calio, conhecido por seu estilo luxuoso e minimalista.

Outra diferença entre os dois espaços é que o Theatro Net inaugura em São Paulo depois de ser  um sucesso no Rio de Janeiro. O projeto é mais um resultado de parceria da Brainstorming Entretenimento (dos irmãos e produtores culturais Frederico Reder e Juliana Reder) com a empresa de serviços de comunicação NET. Já o Teatro Safra é uma aposta nova da dupla Maurício Machado e Eduardo Figueiredo, sócio-fundadores da Manhas & Manias de eventos com o banco Safra.

Em comum, os dois teatros têm patrocinadores de peso (NET e o Safra) e o compromisso importante de oferecer acessibilidade aos usuários. Além disso, também inauguram no mesmo mês.

Inauguração
Theatro Net abre as portas no dia 16 de julho com um show do cantor Gilberto Gil. Mas o primeiro dia será apenas para os convidados. Nos dias 18, 19 e 20 o público terá a chance de assistir ao show, que já está com os ingressos esgotados. No entanto, quem quiser conhecer o teatro pode ficar tranquilo: já tem muitas atrações confirmadas. Entre elas, shows de Elba Ramalho com Geraldo Azevedo, Leoni e a esteia do musical Circo Místico de Edu Lobo e Chico Buarque.   

Theatro Safra abre na semana seguinte, dia 24 de julho só para convidados, com a apresentação do monólogo Paixão, interpretado pela grande atriz Nathalia Timberg. Nos mesmos moldes, o espetáculo será apresentado nos dias 25, 26 e 27 para o público. O teatro também conta com uma vasta programação agendada para todos os gostos. Entre as atrações tem:  show de música com Gal Costa, teatro infantil com Peppa Pig e dança com o Ballet Stagium.

Os dois teatros que chegam em São Paulo são importantes, diferentes e complementares. O Theatro Net merece elogios por cumprir a lei e ofertar mais opções culturais para São Paulo. Muitos teatros mais antigos não cumprem a norma e só prometem a obra. No shopping Metro Santa Cruz, inaugurado em 2001, deveria te um teatro, mas não tem.  E esse é só um exemplo de shopping que recebe isenção fiscal da prefeitura por uma área que deveria ser destinada para um teatro, mas não é.

Enquanto, o Teatro Safra nasce com o estigma e a coragem de ir na contramão e escolher um espaço que não seja fechado, como um centro cultural, um instituto ou mesmo um shopping para abrir as portas.

Sobrevivência em São Paulo
Os dois empreendimentos comprovam como é importante a união entre todos os poderes da sociedade (incluindo o empresariado) para viabilizar projetos como esses. O Teatro Imprensa é um exemplo disso. Pertencente ao Grupo Silvio Santos, o espaço fechou as portas em 2011 para reduzir custos e nunca mais foi reaberto. E o teatro fechou de casa cheia.

É importante também que os teatros menores sobrevivam e não sejam fechados; são patrimônios da cidade. E nesse caso temos um exemplo recente de luta: o premiado CIT-Ecum. O Centro de cultura e teatro independente teve que fechar as portas por  recentemente. O motivo é o mesmo de centenas de outros espaços: a especulação imobiliária aliada a falta de apoio financeiro. Sem dinheiro para o alto aluguel, a trupe do grupo foi despejada e agora luta para que o espaço na rua Consolação seja tombado como patrimônio cultural da cidade para funcionar em paz.

Essa é uma luta pela diversidade cultural, pelo teatro e por São Paulo. E o Thetro Net e o Teatro Safra são passos importantes nesse caminho, que ainda precisa atingir o chamado teatro alternativo da cidade.

Serviço Teatro NET

ESTRUTURA

– Capacidade para 799 lugares; Acessibilidade;

– Infraestrutura para shows, musicais e eventos corporativos;

DIFERENCIAIS

– Bilheteria todos os dias: de segunda a sábado das 10 às 22h e domingo das 12h às 22h;

– Estacionamento: acesso pelo Shopping Vila Olímpia;

– Venda online: compre seus ingressos pelo site www.ingressorapido.com.br;

– Táxi: ponto em frente ao Shopping; Trem: próximo à estação Vila Olímpia;

– Acessibilidade: arquitetura, conteúdo e programação para pessoas com deficiências.teatro NET

Serviço Teatro Safra

Rua Josef Kryss – S/N. – Barra Funda, São Paulo (SP)

Site: www.teatrojsafra.com.br

Curadoria Artística: Maurício Machado & Eduardo Figueiredo.

Administração e Gestão:  manhas & manias de eventos

Ingressos:

Horário da bilheteria: Quartas e quintas – 14 as 21h / Sextas, Sábados e Domingos – 14h até o horário dos espetáculos

www.compreingressos.com / 2626-0243

*aceitamos todos os cartões de crédito

Com acessibilidade e convênio com estacionamento.teatro safra

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado