ATE SEXTA-FEIRA: INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE EXTENSÃO EM ARTES DO CIRCO

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

Logo SP Preto VazadoSÃO PAULO – Dando continuidade ao projeto educacional com o propósito de instrumentalizar artistas em busca de formação básica, e profissionalizante, nas artes circenses, a SP Escola de Teatro oferece oito novos cursos de Circo em áreas que vão da dramaturgia ao trapézio e de graça.

CONFIRA AQUI:

Memória e história do circo – conceitos, trajetórias e fontes de pesquisa

Orientadora: Verônica Tamaoki

Objetivo:

Fomentar o gosto pela pesquisa sobre a atividade circense junto à nova geração, incentivando o surgimento de novos pesquisadores que venham a dar continuidade ao levantamento da história do circo em nosso país. Situar no tempo e no espaço a trajetória do circo moderno e das artes milenares que o compõem. Apontar e analisar fontes de pesquisa sobre o circo, como a música, imprensa e, principalmente, as geradas pelo próprio circo.

 

De 4 de novembro a 11 dezembro de 2014
Terças e quintas – das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro – Sede Marquês (R. Marquês de Itú, 273) e Centro da Memória do Circo, situado na Galeria Olido (R. São João, 473)

 

Dramaturgia em Circo

Orientadores: Alessandro Toller, Daniele Pimenta, Fernando Neves, Hugo Possolo e Zeca Tubinho

Objetivo:

O curso, que tem coordenação geral de Hugo Possolo, é voltado àqueles que tenham interesse em compreender e desenvolver criativamente roteiros e textos dramatúrgicos de Circo. “Dramaturgia em circo” abordará: roteiros de números, roteiros de espetáculos circenses, textos dramatúrgicos de Circo-Teatro (incluindo sua História e novas formas de escrita desse formato) e da inclusão da linguagem circense em textos teatrais, roteiros de dança e musicais. O curso contará com aulas ministradas por: Hugo Possolo (Orientador do curso); Tubinho (Circo de Teatro Tubinho); Fernando Neves (Cia. Fofos Encenam); Alessandro Toller (Formador de Dramaturgia da SP Escola de Teatro) e Daniele Pimenta (Prof. e pesquisadora em Circo-Teatro).

 

De 4 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Às terças e quartas-feiras, das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro, sede da Marquês de Itú

 

Ateliê de Números

Orientadores: Lara Pinheiro e Pedro Granato

Objetivo:

O curso de “Ateliê de Números” visa orientar artistas em seus números circenses. Os candidatos deverão apresentar no momento da inscrição a descrição do número, indicando as modalidades utilizadas para sua concepção e execução (aéreo, solo, acrobacia, palhaçaria, equilíbrio). No final do curso, no dia 11 de dezembro, será realizada uma abertura pública dos números em evento promovido pela SP Escola de Teatro em comemoração ao Dia Internacional do Palhaço.

 

De 3 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro (Sede Marquês) – Rua Marques de Itú 273/285 – Vila Buarque

 

Trapézio Petit Volant

Orientadores: Claudio Costa e Tum Aguiar

Objetivo:

Proporcionar aos alunos a possibilidade de frequentar aulas de trapézio Petit Volant, tendo acesso às informações sobre a prática em questão e técnicas específicas dos movimentos. Permitir aos participantes terem contato com o repertório de truques que dizem respeito ao trapézio Petit Volant.

 

De 04 de novembro a 11 de novembro de 2014
Às terças e quintas das 9h às 12h
Local: Galpão dos Parlapatões – Rua Sepetiba, 182 – Lapa

 

Iniciação à arte da mágica

Orientador: Otávio Dias

Objetivo:

Iniciar interessados na arte mágica com foco na profissionalização. Incentivar novos mágicos a questionarem velhos paradigmas e a buscarem novas estéticas, através de outras artes. Demonstrar a importância da pesquisa e da experimentação, provocando autonomia de estudos e conexões com a comunidade. Montagem de uma performance individual de 5 minutos de cada aluno.

 

De 03 de novembro a 03 de dezembro de 2014
Segunda e quarta-feira – das 19h às 22h
Local: SP Escola de Teatro (Sede Marquês) – Rua Marques de Itú 273/285 – Vila Buarque

 

Mastro Chinês

Orientadores: Cesar Rossi e Victor Abreu

Objetivo:

O objetivo principal do curso é avançar com as capacidades físicas e motoras dos alunos fazendo uso de um estilo acrobático muito particular, iniciando com simples subidas no mastro até chegar às evoluções básicas visando a realização de movimentos mais particulares e outros mais acrobáticos. Trabalharemos também: escorregadas, propulsões, piruetas e saltos variados, assim como a utilização do aparelho e seu espaço cênico, fazendo uso de objetos variados para complementar o trabalho de criação.

 

De 3 de novembro a 3 dezembro de 2014
Segundas e quartas – das 9h às 12h
Local: Galpão do Parlapatões – Rua Sepetiba, 182 – Lapa

 

Desenvolvimento Acrobático

Orientador: Robinson Zizza

Objetivo:

Desenvolvimento Acrobático voltado a artistas que já praticam a modalidade, servindo de desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas da acrobacia nos aparelhos: solo, minitrampolim e cama elástica

 

De 3 de novembro a 3 de dezembro de 2014
Segundas e quartas – das 19h às 22h
Local: Praça Roosevelt, 210 – Centro

 

Bases para Circo: Modalidades Solo e Aéreo

Orientador: Robinson Zizza

Objetivo:

Preparação física e aperfeiçoamento das modalidades Solo (com ênfase na cama elástica, mini trampolim, acrobacias de solo e mão a mão) e Aéreas (com ênfase no tecido e trapézio), visando o aprimoramento interdisciplinar do artista circense.

 

De 4 de novembro a 4 de dezembro de 2014
Terças e quintas – das 15h às 18h
Local: Praça Roosevelt, 210 – Centro

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO