Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – Há dois anos frequento a Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra e, apesar do pequeno período de acompanhamento, é possível recomendar aos grupos teatrais do interior do estado de São Paulo, litoral e região metropolitana, exceto a capital, que enviem seus projetos até 26 de fevereiro para ser um dos 80 grupos a receber orientação artística de variados profissionais das artes cênicas.
Segundo Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra e dos Projetos Especiais das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, a “qualidade artística, consistência da proposta, elenco permanente, relação com a comunidade, histórico do grupo e parceria com a prefeitura local” são alguns dos critérios analisados para a seleção.
Além das orientações quinzenais, o Projeto Ademar Guerra promove uma série de ações paralelas – como mostras, encontros, qualificações – “desenhadas ao longo da edição”.
“A ideia do Projeto é proporcionar condições de independência para os grupos, independência artística que legitima a sua validação na cidade para obter apoios e parcerias. Após a orientação é realizado a Mostra final onde os grupos que apresentaram processos interessantes ao longo do ano e conseguiram obter êxito na proposta inscrita, apresenta seu espetáculo e é avaliado. Neste momento o Projeto observa e busca possibilitar ao grupo outros formatos de orientação ou atuar na modalidade circulação, quando o grupo passa a se apresentar, representando o Projeto em Festivais”, completa Valentim.
O curador artístico do Projeto Ademar Guerra, o diretor e professor de teatro Sérgio Ferrara, declara que trata-se de “um trabalho que exige de mim uma dedicação profunda e uma atenção mais do que carinhosa com todos esses jovens que buscam no projeto ampliar e promover a autonomia de seus processos criativos compartilhando e aprendendo novos procedimentos do fazer Teatral. Juntamente com o Aldo Valentim o coordenador Geral do Projeto temos fomentado a formação e a instrumentalização desses grupos na busca de uma qualificação consciente e duradoura”,
As instruções para os candidatos estão disponíveis no site www.oficinasculturais.org.br/