ATENÇÃO: As inscrições para o Projeto Ademar Guerra vão até o dia 26

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

logo-projeto-ademarSÃO PAULO – Há dois anos frequento a Mostra de Teatro do Projeto Ademar Guerra e, apesar do pequeno período de acompanhamento, é possível recomendar aos grupos teatrais do interior do estado de São Paulo, litoral e região metropolitana, exceto a capital, que enviem seus projetos até 26 de fevereiro  para ser um dos 80 grupos a receber orientação artística de variados profissionais das artes cênicas.

Segundo Aldo Valentim, Coordenador Geral do Projeto Ademar Guerra e dos Projetos Especiais das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, a “qualidade artística, consistência da proposta, elenco permanente, relação com a comunidade, histórico do grupo e parceria com a prefeitura local” são  alguns dos critérios analisados para a seleção.

Além das orientações quinzenais, o Projeto Ademar Guerra promove uma série de  ações paralelas – como mostras, encontros, qualificações – “desenhadas ao longo da edição”.

“A ideia do Projeto é proporcionar condições de independência para os grupos, independência artística que legitima a sua validação na cidade para obter apoios e parcerias. Após a orientação é realizado a Mostra final onde os grupos que apresentaram processos interessantes ao longo do ano e conseguiram obter êxito na proposta inscrita, apresenta seu espetáculo e é avaliado. Neste momento o Projeto observa e busca possibilitar ao grupo outros formatos de orientação ou atuar na modalidade circulação, quando o grupo passa a se apresentar, representando o Projeto em Festivais”, completa Valentim.

O curador artístico do Projeto Ademar Guerra, o diretor e professor de teatro Sérgio Ferrara, declara que trata-se de “um trabalho que exige de mim uma dedicação profunda e uma atenção mais do que carinhosa com todos esses jovens que buscam no projeto ampliar e promover a autonomia de seus processos criativos compartilhando e aprendendo novos procedimentos do fazer Teatral. Juntamente com o Aldo Valentim o coordenador Geral do Projeto temos fomentado a formação e a instrumentalização desses grupos na busca de uma qualificação consciente e duradoura”,

As instruções para os candidatos estão disponíveis no site www.oficinasculturais.org.br/projeto-ademar .

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado