Atenção: segunda-feira tem lançamento da Revista A(l)Berto, nos vemos lá?

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

Alberto Guzik (1944-2010)

SÃO PAULO – Sempre que tomamos conhecimento de nova publicação proposta a refletir, de forma mais vertical, sobre as artes cênicas nossa taça de felicidade fica a trasbordar e a erguemos num brinde satisfeito ao deus Dionísio. Portanto, segunda-feira (12), a partir das 19h, na livraria Cultura do Conjunto Nacional, é dia de festa: o lançamento da Revista A(l)berto, da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Dividida em cinco seções – Ponto de Convergência – O Ator no Centro do Palco, Primeira Fila – Dossiê Alberto Guzik, Ensaio Geral, Para Ler e Já Visto – com artigos assinados, em sua maioria, por artistas que transitam com êxito entre teoria e práxis, a primeira edição de A(l)berto presta merecida homenagem ao crítico teatral, escritor, diretor, professor e ator (falecido ano passado), não apenas no nome da revista – clara alusão a seu nome –, como na publicação de alguns de seus textos críticos produzidos para o Jornal da Tarde, em que evidencia-se a forma clara, elegante e formadora de seus textos que, com muito prazer, estamparam as páginas do Aplauso Brasil, no início do site, e, sem dúvida, me influenciaram no exercício crítico.

O texto em que Rodolfo García Vázquez dispõe as premissas básicas do que denomina Teatro Expandido, é referência aos artistas contemporâneos preocupados em desvendar possibilidades outras de lidar com as novas tecnologias, teoria qu pode ser vista exitosamente em Cabaré Stravaganza (CLIQUE AQUI para ler a crítica).

Miriam Rinaldi, entre outros, dá articulação textual ao refletir sobre interpretação, assim como o fazem Guilherme Bonfanti e iluminação, Martin Eikmeier  e a “dramaturgia sonora”, Marici Salomão e dramaturgia etc., sob a mui estimável e talentosa batuta de Silvana Garcia, coordenadora da revista e autora do artigo Os 40 Anos do Yuyachkani, da seção Já Visto.

Não devemos deixar de festejar tal momento  em que a publicação de A(l)Berto chega a ocupar um espaço editorial crescente unindo ciência e arte como a Revista Olhares (da Escola Superior de Artes  Célia Helena) e a Revista Sala Preta (do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP).

SERVIÇO:

Lançamento Revista A(l)berto

Onde: Livraria Cultura – Conjunto Nacional

End.: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista

Quando: dia 12 de dezembro (segunda-feira)

Horário: a partir das 19h

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*