Nova temporada: “Ato e Efeito” celebra o teatro em vídeos

Ato e Efeito com Lázaro Ramos. Crédito: Rodrigo Castro

SÃO PAULO – Criado pelo jornalista e crítico teatral Rafael Teixeira e pela produtora tocavideos (dos filmmakers Fernando Neumayer e Luís Martino), o projeto Ato e Efeito  entra em sua segunda temporada mantendo a sua proposta de exaltar as artes cênicas em uma abordagem audiovisual. Pela primeira vez desde que foram filmados, em 2017, todos os onze vídeos desta nova leva são disponibilizados no YouTube. Entre os convidados estão Lázaro Ramos, Marcos Caruso, Inez Viana, Débora Falabella, Fábio Porchat e Kelzy Ecard.  

Diante das câmeras, atores e atrizes interpretam trechos de peças teatrais, tendo por base a leitura do próprio texto. “A ideia é proporcionar um olhar diferente sobre a dramaturgia, situando-a em um lugar que não é nem o da leitura, simplesmente, tampouco o da encenação convencional. Ao mesmo tempo, perpetuamos em um suporte físico uma arte essencialmente efêmera que é o teatro”, diz Rafael, curador do projeto.

Nesta segunda temporada, todos os onze vídeos tiveram como cenário a Casa Quintal de Artes Cênicas, empreendimento cultural na Lapa, Rio de Janeiro. A seleção, desta vez, incluiu apenas trechos de obras clássicas, lidos por: Lázaro Ramos (Iago, de Otelo, de William Shakespeare), Marcos Caruso (Teteriev, de Pequeno-Burgueses, de Maksim Góki), Inez Viana (Medeia, de Medeia de Eurípedes), Adassa Martins (Prometeu, de Prometeu Acorrentado, de Ésquilo), Kelzy Ecard (Nina, de “A Gaivota”, de Anton Tchekhov), Bianca Byington (Mabel Chiltern, de Um Marido Ideal, de Oscar Wilde), Bruce Gomlevsky (Shylock, de O Mercador de Veneza, de William Shakespeare), Débora Falabella (Trofimov, de O Jardim das Cerejeiras, de Anton Tchekhov), Fábio Porchat (Piótr Ivánovitch Bóbtchinski, de O Inspetor Geral, de Nicolai Gógol), Cesar Augusto (Dr. Stockmann, de Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen) e Gilberto Gawronski (Hêmon, de Antígona, de Sófocles).

Cinco desses vídeos já haviam sido exibidos em 2007 (mesmo ano em que foram produzidos), dentro da programação do TEMPO_FESTIVAL, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, “Ato e Efeito” marcou presença novamente no festival, desta vez com todos os onze vídeos apresentados em uma instalação no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, também no Rio de Janeiro.

Assista os vídeos em: bit.ly/atoeefeito2.

FICHA TÉCNICA

Idealização e curadoria: Rafael Teixeira

Direção: Fernando Neumayer e Luís Martino, com Rafael Teixeira

Elenco: Adassa Martins, Bianca Byington, Bruce Gomlevsky, Cesar Augusto, Débora Falabella, Fábio Porchat, Gilberto Gawronski, Inez Viana, Kelzy Ecard, Lázaro Ramos e Marcos Caruso

Direção de fotografia, imagens, montagem e finalização: Fernando Neumayer e Luís Martino

Direção de produção: Ana Studart

Projeto gráfico: Vitor Paulo Miranda

Stills, making of e fotos de divulgação: Rodrigo Castro

Concepção de trilha sonora: Fernando Neumayer, Fernando Fernandes e Luís Martino

Motorista: Marcelo Santiago

Realização: Rafael Teixeira e tocavideos (Fernando Neumayer e Luís Martino)

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!