Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

CURITIBA – Não tinha cenário melhor para o ator Eduardo Moscovis se despedir da premiada montagem Um Bonde Chamado Desejo, que segue em cartaz em São Paulo depois de duas apresentações (29 e 30 de março), no Festival de Teatro de Curitiba. O espetáculo foi o primeiro entre os 35 da mostra oficial do Festival a ter os ingressos esgotados.
O diretor Rafael Gomes falou com modéstia ao Aplauso Brasil sobre o sucesso em Curitiba: “eu acho que o fato de a nossa peça ter esgotado tão rapidamente tem a ver com o número reduzido de ingressos disponíveis, em relação aos demais espetáculos que se apresentam em teatros com centenas de lugares”.
Mas claro que Gomes, premiado com o Shell São Paulo de melhor diretor pelo espetáculo, não esconde a alegria e a honra que o sucesso de Um Bonde Chamado Desejo representa: “São de fato tantas opções e tantos espetáculos ótimos, de colegas que admiramos, que é uma sensação boa de dever cumprido saber que as pessoas estão ávidas para ver o Bonde”.

Na trama de Tennessee Williams, a sonhadora e atormentada Blanche DuBois muda-se para a casa da irmã, Stella, em New Orleans, e entra em embate violento com a brutalidade do cunhado, Stanley. Nessa montagem, os protagonistas, já encenados por Marlon Brando e Jessica Tandy na Broadway em 1947, são interpretados por Du Moscovis e Maria Luisa Mendonça, vencedora do prêmio APCA e Shell pelo papel de Blanche.
Com a impossibilidade do ator Eduardo Moscovis continuar em Um bonde Chamado Desejo, por compromissos anteriormente assumidos, o ator Juliano Cazarré será Stanley Kowalski, a partir de primeiro de abril – dois dias depois da peça se apresentar em Curitiba.
Todo esse cenário faz Curitiba marcar, em certa medida, um recomeço e a continuidade de Um Bonde Chamado Desejo, sucesso de público e crítica.
Além do prêmio APCA e Shell de melhor atriz, Um Bonde Chamado Desejo abocanhou mais dois shells: melhor direção e cenário.
Veja algumas fotos de Humberto Araujo na primeira apresentação em Curitiba:
Um Bonde Chamado Desejo de volta a São Paulo
O espetáculo volta para o teatro onde nasceu, em 2015: o Tuca Arena. As sessões serão de sexta a domingo e os ingressos custam R$50 para sextas-feiras e R$70 aos sábados e domingos. A Temporada vai até 26 de junho.
Ficha Técnica
Texto: Tennessee Williams
Tradução e Direção: Rafael Gomes
Elenco: Maria Luisa Mendonça, Juliano Cazarré, Virgínia Buckowski, Donizeti Mazonas, Fabrício Licursi, Fernanda Castello Branco e Matheus Martins
Cenário: André Cortez
Figurino: Fause Haten
Iluminação: Wagner Antonio
Seleção Musical: Rafael Gomes
Assessoria de Imprensa: Daniela Bustos e Beth Gallo – Morente Forte Comunicações
Projeto Gráfico: Laura Del Rey
Fotos de estúdio: Pedro Bonacina e Renata Terepins
Administração: Magali Morente Lopes
Produção Executiva: Katia Placiano
Coordenação de Projetos: Egberto Simões
Produtoras: Selma Morente e Célia Forte
Realização: Morente Forte Produções Teatrais, Substância Filmes, Empório de Teatro Sortido e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura
Acompanhe o Festival de Curitiba que acaba no domingo, 03: http://festivaldecuritiba.com.br/