ATRIZ MARIA ALICE VERGUEIRO É HOMENAGEADA NO “19º FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO” QUE ACONTECE EM SÃO PAULO E INTERIOR

Kyra Piscitelli, do Aplauso brasil (kyra@aplausobrasil.com

Espetáculo "Why The Horse" é destaque na programação do "Festival Palco Giratório" e  traz a atriz e homenageada Maria Alice Vergueiro (foto) como protagonista. Crédito: Andre Stefano
Espetáculo “Why The Horse” é destaque na programação do “Festival Palco Giratório” e traz a atriz e homenageada Maria Alice Vergueiro (foto) como protagonista. Crédito: Andre Stefano

SÃO PAULO – A edição de 2016 do Festival Palco Giratório acontecerá em 17 unidades do SESC do estado de São Paulo,  de 8 a 18 de agosto.  Além da capital, Sorocaba, Campinas, Osasco, Santo André e São Caetano receberão 20 grupos de todo o Brasil. O evento funciona como difusão e intercâmbio das artes cênicas no Brasil e por isso, acontece a cada edição em um canto do país.

Na capital paulistana, o evento passará pelas unidades Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Carmo, Consolação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pq. D. Pedro, Pinheiros, Pompéia, Santana e Santo Amaro.

Grupos do Amazonas ao Rio Grande do Sul se apresentarão em espetáculos de variados gêneros e com opções para todas as idades.

Além dos espetáculos para todas as faixas etárias, há uma vasta programação de oficinas, mesas- redondas e palestras realizadas com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados.

A homenageada da edição, a atriz Maria Alice Vergueiro é a estrela do espetáculo Why The Horse, que também se apresenta no Festival Palco Giratório.

A venda online começa amanhã, quarta-feira, dia 27, a partir das 14h pelo site http://www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio/2016/ ou pelas unidades do SESC a partir das 17h30.

 

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

A Gigantea (teatro de animação para adultos), Adaptação (teatro), Cachorros não sabem Blefar (teatro), Dúplice (dança), Jacy (teatro), Pequenas Violências – Silenciosas (teatro) e Why The Horse (teatro).

 

INÉDITOS EM SÃO PAULO

 

A carroça é nossa (teatro de rua), A Casatória C’a Defunda (teatro de rua), A Gigantea (teatro de animação para adultos), Adaptação (teatro), Benedita (teatro) ,Cachorros não sabem Blefar (teatro), Diga que Você está de Acordo (teatro), Dúplice (dança), Experimentos Gramíneos (intervenção) , Flor de Macambira (teatro de rua) , Manotas Musicais (circo)O Rato Pivete (teatro) , Oramortem (teatro), Pequenas Violências – Silenciosas (teatro) e Yi Ocre (dança) .

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ESTÁ EM ANEXO.

 

VENDA DE INGRESSOS ANTECIPADOS

 

Os interessados em adquirir os ingressos antecipados poderão comprar para toda programação do PALCO GIRATÓRIO conforme as informações abaixo:
Venda online: dia 27 de julho (quarta-feira) a partir das 14h00
Site: http://www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio/2016/


Venda presencial: 
27 de julho (quarta-feira) a partir das 17h30
Local: Em todas as unidades do Sesc

Sobre o Festival PALCO GIRATÓRIO
Festival PALCO GIRATÓRIO faz parte do Projeto Palco Giratório, uma ação que o Sesc mantém em nível nacional, desde 1998, visando a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil. Busca democratizar o acesso à produção artística, com uma estratégia de descentralização e intercâmbio teatral que conjuga processos e resultados por meio de apresentações, oficinas, demonstração, debates e palestras. Articula, ainda, a ocupação da rede de espaços cênicos do Sesc de todas as regiões do Brasil, além de outros espaços e instituições locais.
Mais informações: http://www.sesc.com.br/portal/site/palcogiratorio/2016/
Sobre o Sesc
Mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o Serviço Social do Comércio – Sesc – é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores deste setor e sua família. Presente em todos os estados, o Sesc promove ações no campo da Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
As ações do Sesc propagam princípios, humanísticos e universais. As atividades seguem modelos de ação construídos por especialistas de diversas áreas, garantindo que a atuação seja adequada às necessidades da sociedade.
Mais informações: http://www.sescsp.org.br/

 

 

 

 

PALCO GIRATÓRIO 2016
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Teatro

PALCO GIRATÓRIO 2016

Espetáculos e atividades formativas integram a programação para a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil

espetáculo

Benedita – com a Cia Sino (BA)

O espetáculo traz à tona a preservação de Patrimônio Imaterial Cultural com humor e densidade quando leva o público a conhecer de perto Benedita, uma misteriosa senhora contadora de histórias. Sua apresentação é um ritual de passagem que passeia entre o trágico e o cômico para a construção de uma personagem genuinamente brasileira. Uma mulher-mito, contadora de histórias, lavadeira-curandeira-bruxa-feiticeira, no limite da vida. Com uma declarada relação com o misticismo e com o indizível ela perpassa o curandeirismo e a espiritualidade. Benedita tece destinos através dos casos que conta, relatando uma história arquetípica e mitológica. Ficha técnica
Texto, direção e atuação: Bruno de Sousa
Orientação: Fábio Vidal e Danilo Pinho
Cenografia: Rodrigo Frota
Trilha sonora: Leandro Villa
Figurino: Diana Moreira
Desenho de luz: Pedro Dultra
Maquiagem: Ramona Azevedo
Operação e montagem de luz: Elton Pinheiro
Produção: Em Cartaz produções artísticas (Martha Avelar e Thais Teixeira) Após o espetáculo, haverá um bate-papo com o grupo.
Não recomendado para menores de 12.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
04 a 05/08. Quinta e sexta, das 20h às 21h
Consolação

Jacy – Palco Giratório – Com Grupo Carmin (RN)

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato real levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que durou 3 anos e que, em agosto de 2013, resultou na peça de teatro documental intitulada: JACY. Durante 1 hora de espetáculo, o grupo revela todo o processo dessa investigação e convida a plateia para acompanhar a vida de uma mulher comum que atravessou a 2ª Guerra mundial e a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no RN, viveu um amor estrangeiro e terminou os seus dias sozinha em Natal. Com textos dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, Jacy é uma peça cômico-trágica que revela fatos sobre o abandono dos idosos, a política e o crescimento desenfreados das cidades que, por muitas vezes, ignoramos.  Textos: Pablo Capistrano e Iracema Macedo Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano Direção: Henrique Fontes Assistente de direção: Lenilton Teixeira Consultoria: Marcio Abreu Atores: Quitéria Kelly e Henrique Fontes Videomaker: Pedro Fiúza Designer de Luz: Ronaldo Costa Direção Artística e Cenografia :MathieuDuvignaud Trilha sonora original: Luiz Gadelha e Simona Talma Coordenação de Produção: Quitéria Kelly Assistente de produção, diretor de palco e desenhista: Daniel Torres.  Venda Limitada a 04 ingressos por pessoa.  Duração: 60 min. Local: Espaço Cênico Após o espetáculo, haverá um bate-papo com o grupo.
Não recomendado para menores de 12.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
06/08. Sábado, às 21h
07/08. Domingo, às 19h
Pompeia

Flor de Macambira (PB)

Flor de Macambira é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar-se a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo. A dramaturgia da peça “Flor de Macambira” é assinada pela pesquisadora RosyaneTrotta e pelo grupo. Com Grupo ser tão teatro. Dia 6, Sábado, às 17h, no Calçadão do Osasco Plaza Shopping. Dia 7, Domingo, às 15h30, na Tenda 1 do Sesc Osasco.
Livre
Grátis
06/08. Sábado, às 17h
Calçadão Franco da Rocha
07/08. Domingo, às 15h30
Tenda 1 do Sesc Osasco
Osasco

WWW Para Freedom – Com Barracão Teatro

WWW para Freedom cria, através do jogo do palhaço, uma atmosfera onde o riso acentua a crítica ao poder da força que em nome da liberdade, oprime e coage através dos seus recursos bélicos. É uma antítese à maquiavélica justificativa de que os fins legitimam a utilização dos meios, sejam eles quais e como forem. A proposta de encenação se baseia na visão do palhaço enquanto viajante das emoções. Ele não faz rir simplesmente. O palhaço age para revelar a beleza do ridículo e o ridículo da beleza humana. Com Barracão Teatro.
Ficha Técnica:
Direção, Atuação e Concepção: Esio Magalhães/Palhaço Zabobrim
Dramaturgia: Esio Magalhães e Tiche Vianna
Produção e Realização: Barracão Teatro
Duração: 60min.
No Teatro.  (Foto: Vanessa Soares).
Não recomendado para menores de 14.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
06/08. Sábado, às 20h
Venda limitada a 6 ingressos por pessoa e CPF.
07/08. Domingo, às 19h
Venda limitada a 6 ingressos por pessoa e CPF.
Santo André

Cachorros não sabem blefar – com a Cia 5 Cabeças

Caio sempre olha para seu relógio que insiste em marcar o mesmo horário: 9 e 15. O problema não são as pilhas. Provavelmente está quebrado. Ou então cansou-se. O que seria lastimável para um relógio. Adamastor odeia o nome Caio. Cristina não quer morrer virgem e odeia Caio, seu namorado. Caio, que não é o namorado de Cristina, apresenta-se para as pessoas com o nome de Adamastor, pois sabe que assim são capazes de suportá-lo. Adamastor acredita que tartarugas são perigosíssimas. Certa vez perdeu toda sua fortuna para um jabuti. Verônica nunca sabe se está ou se não está nua. Já perdeu vários empregos por causa disso. Alguns porque estava nua. Outros porque estava vestida. Berenice procura seu cachorro. Ele está sozinho em casa e não sabe abrir pacotes de ração e nem a geladeira. E um detalhe importante: ele não late. De jeito nenhum. Talvez não exista. Não existem cães que não saibam latir. E tartarugas que não saibam blefar. Por isso são excelentes parceiras de pôquer. Já os cachorros não. Cachorros não sabem blefar. Direção e Dramaturgia: Byron O’Neill. Com a Cia 5 Cabeças.
Não recomendado para menores de 14.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
11 a 12/08. Quinta e sexta, às 20h30
Pinheiros

Pequenas Violências- SILENCIOSAS E COTIDIANAS

O texto parte de um fato corriqueiro e aparentemente sem maior gravidade: um atropelamento no qual não há vitimas fatais. A partir do olhar de diferentes testemunhas desse acidente a trama evolui como um quebra-cabeça, e acaba revelando que por detrás desse acontecimento “banal” algo mais terrível está para ocorrer.  Com Cia de Teatro diStravaganza. Duração: 55 minutos.
Teatro.
Não recomendado para menores de 14.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
13/08. Sábado, às 21h
14/08. Domingo, às 18h
Bom Retiro

Experimentos Gramíneos – Com Maicyra Leão (Aracaju/SE)

Vestida com uma roupa construída a partir de pedaços de grama artificial, a performer coloca-se deitada, camuflada, num pequeno gramado próximo a uma área de circulação intensa de pessoas. Em seguida, desloca-se pelas ruas desenvolvendo a ação a partir da interação com o público passante.
Livre
Grátis
16 a 17/08. Terça e quarta, das 16h às 17h
Estação CPTM
Rua Serafim Constantino, 51 – Centro, São Caetano do Sul – SP
São Caetano

A Carroça é Nossa – Com Grupo Xama Teatro (MA)

Tudo começa com um sonho de Pedoca (Lauande Aires), em que vê a si próprio em uma carroça puxada por um burro. Ao despertar, encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha (Gisele Vasconcelos), que sonha por um amor verdadeiro; Joaninha (Cris Campos), que anseia por proteção e Cecé (Renata Figueiredo), cujo sonho é encontrar sua família. Durante a busca, percebem que precisam desvendar um enigma que envolve não só a carroça como os seus destinos. Com Grupo Xama Teatro. Ficha Técnica: Produção Executiva: Grupo Xama Teatro Dramaturgia Encenação e Música: Lauande Aires Elenco: Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Lauande Aires e Cris Campos Concepção Original: Claudio Vasconcelos Duração:70 min Classificação Etária: Livre  (Foto: Divulgação).
Livre
Grátis
16/08. Terça, às 20h
17/08. Quarta, às 20h
Campo Limpo

Why The Horse? – GRUPO PÂNDEGA DE TEATRO

Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que a envolve, Maria Alice Vergueiro convocou seus parceiros de grupo Pândega de Teatro para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. Aos 80 anos e mais de 50 de palco, a atriz não pensa em parar: “com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte”.
Ficha Técnica:
Direção Maria Alice Vergueiro
Elenco: Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli, Alexandre Magno, Carolina Splendore e Robson Catalunha.
Dramaturgia: Fábio Furtado.
Duração: 60min.
No Espaço de Eventos.  (Foto: Fabio Furtado).
Não recomendado para menores de 16.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
19/08. Sexta, às 20h
Venda limitada a 6 ingressos por pessoa e CPF.
20/08. Sábado, às 20h
*Venda limitada a 6 ingressos por pessoa e CPF.
21/08. Domingo, às 19h
Venda limitada a 6 ingressos por pessoa e CPF.
Santo André

O Rato – com Pivete Cia. de Arte

O espetáculo conta a história de um bebê e um rato que disputam e compartilham uma barra de chocolate. O roteiro reflete o confronto entre o grotesco na feição de um rato e o sublime representado pela pureza de um bebê. A narrativa inverte o sentido óbvio da moral das fábulas para que o espectador não tenha compaixão, mas compreenda o sentido e a necessidade da tolerância.  Praça de EventosFicha Técnica  Texto: Pivete Cia de Arte Direção:Alfredo Gomes Elenco: Luciane Figueiredo, Tainá Gomes, Ronaldo Luza Preparação de elenco: Luiz André Cherubini Bonecos: Inecê Gomes, Amabilis de Jesus, Alfredo Gomes Filho Adereços: Inecê Gomes, Alfredo Gomes Filho e Adilson Magrão Cenografia: Alfredo Gomes Filho Cenotécnica: Adilson Magrão Figurinos: Amabilis de Jesus (Criação), Geraldine Marie Gomes (execução) Sonoplastia: Vadeco Iluminação: Rodrigo Ziolkowski Operação de Luz: Alfredo Gomes Operação de Som: Gisele Dias.
Livre
Grátis
20/08. Sábado, das 14h às 15h
21/08. Domingo, das 13h às 14h
Itaquera

A CasatóriaC’a Defunta – Cia. Pão Doce de Teatro (RN)

A CasatóriaC’a Defunta conta, de modo lúdico e divertido, as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e da/os que ainda respiram por esses ares. Cinco atrizes e atores em “pernas-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Lá o jovem irá fazer valorosa/os amiga/os e aprenderá uma grande lição, porém está disposta a não desistir de seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. FICHA TÉCNICA Direção: Marcos Leonardo Elenco: Mônica Danuta, Paulo Lima, Raull Araújo, Ligia Kiss e Romero Oliveira Dramaturgia: Romero Oliveira Concepção e direção musical: Romero Oliveira Preparação vocal: Flavia Maiara Apoio de bastidor: Bárbara Paiva e Layâna de Castro Cenografia e figurino: Marcos Leonardo Confecção dos bancos: Evanilson Confecção de máscaras: Cia. Pão Doce de Teatro Confecção de boneco: Romero Oliveira e Edgley Almeida Costureiras: Iranir Marques e Evilene Costuras Ferreiro: Josenildo Maquiagem: Marcos Leonardo e Romero Oliveira Filmagem: Andreilson de Castro Fotografia: George Vale Design de arte: Igor Castro Coordenação: Chico Window Produção: Cia. Pão Doce de TeatroFoto: Taline Freitas.
Livre
Grátis
24 a 25/08. Quarta e quinta, das 15h às 16h
Interlagos

Adaptação – Com Teatro do Açucar

O espetáculo conta a história de personagens num momento de adaptação como meio de sobrevivência: Um diretor teatral frustrado que não consegue sair de uma crise criativa e decide mudar de profissão; Uma atriz recém-chegada à cidade grande que precisa se acostumar à solidão do novo estilo de vida; Uma transexual que adaptou seu corpo para poder seguir vivendo nele; Um dinossauro que não sabe se sobreviverá às adaptações da espécie. Todos estão unidos por um drama em comum: o medo de morrer, se transformar, deixar de existir… como se um escritor escrevesse ou adaptasse suas histórias, recriando, agregando e, o mais temível, eliminando personagens. Com Teatro do Açucar.
Não recomendado para menores de 10.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
24 a 25/08. Quarta e quinta, às 20h30
Pinheiros

Oramortem

Um momento inesperado, um fragmento de sonho, um desarranjo do tempo, uma fração de loucura, disparados pelo encontro da Velha com o Menino. Trata a proximidade da morte como sintoma de vida. O corpo dela transborda e o espaço inundado está na iminência de derramar. A última gota, um delírio. Concepção Daniela Leite. Com in-Próprio Coletivo (MT). Duração: 40 minutos.   Teatro.
Livre
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
27/08. Sábado, às 21h
28/08. Domingo, às 18h
Santana

Diga Que Você Está De Acordo! Maquinafatzer

Tentando fugir da Primeira Guerra Mundial, quatro soldados se veem confinados numa casa, à espera de uma possível revolução. Em meio ao conflito e às condições sigilosas de refugiados, o grupo tenta chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta.  Na encenação do Teatro Máquina, o grupo dá forma à narrativa com tensão, repetição e engajamento físico e construção/destituição de uma língua em invenção. O espetáculo traz fragmentos da peça Decadência do egoísta Johann Fatzer, escrito por Bertolt Brecht entre 1926 e 1931.
Com Teatro Máquina.
Duração: 50 minutos. Teatro.
Não recomendado para menores de 18.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
27/08. Sábado, às 21h
28/08. Domingo, às 18h
Bom Retiro

bate-papo

Pensamento Giratório: Bate-Papo com a Pivete Cia. de Arte – com Pivete Cia. de Arte

Bate-papo sobre a concepção e construção da dramaturgia e cenografia direcionada para bonecos e para o processo de trabalho da Pivete Cia. de Arte.  A Pivete Companhia de Arte foi fundada em 1996, na cidade de Curitiba (PR). Com referências nas linguagens da cultura pop, do cinema, dos quadrinhos e do bunraku japonês, a companhia leva aos palcos temas relacionados à arte urbana e a estéticas realistas, conquistando um público heterogêneo e fugindo das características comumente utilizadas na dramaturgia do teatro de bonecos. Entre os trabalhos de destaque da companhia estão à peça “CWB Número Zero” (1990) e “Alice no País das Maravilhas” (2004).  Local: Sala de Convenções
Inscrições por telefone: (11) 2523-9326 ou 2523-9309 – Atendimento de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h. Inscrições por e-mail: Envie uma mensagem com o título PENSAMENTO GIRATÓRIO 2016 para o e-mail inscricao@itaquera.sescsp.org.br contendo nome, RG, telefone, endereço e e-mail para contato. Vagas limitadas.
Livre
Grátis
19/08. Sexta, das 14h às 15h
Itaquera

PensamentoGiratório – Why the Horse?

O que entendemos por tradição? O velho que já não serve, que está fadado ao esquecimento? Ou a ancestral imagem da velha grávida, da morte que constantemente fecunda novas vidas e engendra fazeres, encenada de muitas formas em “WhytheHorse?”, trabalho que trazemos a este Palco Giratório? Tradição como estrutura cristalizada que não acha mais seu lugar no tempo presente, ou como força vital, caldo criativo recoberto pelas roupas das histórias pessoais, passada de geração em geração? Em que medida o grupo Pândega, formado em torno da mítica figura de Maria Alice Vergueiro, atualmente com 82 anos e em plena atividade, a exemplo deste trabalho em que encena a própria morte, se beneficia criativamente do legado experimental da atriz e diretora para criar seus trabalhos? Ou em sentido inverso, em que medida são justamente as novas e diferentes gerações de artistas integrantes da companhia que possibilitam a Maria Alice realizar suas inquietações e expressar pensamentos cênicos que ressoam em todos os seus parceiros?
São algumas das questões que permeiam o grupo desde seu primeiro trabalho, “As três velhas”, quando o grupo se formou, e assumidamente se radicalizam no atual, “WhytheHorse?”, na busca de realizar aquilo que entendemos como “arte cênica”, ou performativa, e seu pretenso lugar num mundo cada vez mais repleto de velhas-novas representações.
Coordenação: Maria Alice Vergueiro, Carolina Splendore e Fábio Furtado.
Livre
Grátis
21/08. Domingo, das 15h às 17h
Consolação

Fragmento e Criação – Procedimentos Criativos Do Teatro Máquina

Exibição do vídeo Esconde-Esconde (2012) seguida de bate-papo com o grupo Teatro Máquina (CE). Tópicos da composição, tratamentos da fábula, teatro como espaço de resistência, co-criação e invenção de realidade são itens que norteiam o debate. O vídeo tem fotografia do cineasta Leonardo Mouramateus e é uma homenagem do Teatro Máquina para Pina Bausch. Essa homenagem nasceu da recriação de poema escrito para a coreógrafa, em 1981, pelo escritor e dramaturgo alemão Heiner Müller ( 1929-1995).
Com Fran Teixeira, diretora do Teatro Máquina. Duração: 45 minutos. Teatro.
Não recomendado para menores de 14.
Grátis
25/08. Quinta, às 20h
Bom Retiro

oficina

Gesto e Narração: Experiência e Criação Ficcional Para o Trabalho Do Ator

Novas formas de explorar a narração em seu caráter expandido e o gesto em sua construção, definição e decupagem, através de jogos e proposições inspirados na poética brechtiana, em um plano operativo constituído por exercícios focados na troca de papéis, na fala dirigida para o interlocutor e na experimentação da presença do narrador como sujeito épico. Duração: 3 h.Com Teatro Máquina.  25 vagas por turma. Duração 3 horas. Retirada de Ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Teatro.
Não recomendado para menores de 14.
Grátis
26/08. Sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Turma 1
Bom Retiro

encontro

Pensamento Giratório

Conversa sobre os processos de criação e afinidades artísticas entre o In-Próprio Coletivo (MT) e Gabriel Miziara (SP), com mediação de Sandro Borelli.  Deck do Jardim.
Livre
Grátis
26/08. Sexta, às 20h
Santana

Circo

PALCO GIRATÓRIO 2016

Espetáculos e atividades formativas integram a programação para a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil

oficina

Oficina de Circo Jovens e Adultos – com Cia Nau de Ícaros

Essa oficina visa propiciar uma introdução às técnicas de suspensão, relacionadas aos princípios técnicos corporais deste trabalho (como uso dos apoios, articulações, tonicidade e condução), utilizando as técnicas desenvolvidas pelo grupo em cordas de alpinismo. Propiciar aos participantes a experiência de se colocar em suspensão de forma física, concreta para vivenciar sensações e encontrar novas possibilidades de movimento. Investigar não somente a reestruturação física dessa suspensão, mas também as metáforas que esse estado possa sugerir.  Inscrições através de currículo e carta de intenção no período de 19/07/2016 à 29/07/2016 através do email:oficina.circo@belenzinho.sescsp.org.br Não serão aceitas inscrições fora do período. É necessário ter experiência comprovada em números aéreos. Local: Teatro  Foto: Cristian Von Ameln.
Não recomendado para menores de 16.
Grátis
10 a 11/08. Quarta e quinta, das 15h às 18h
Belenzinho

para crianças

A.N.J.O.S – com Cia Nau de Ícaros

A.N.J.O.S mistura sonho e realidade, o fantástico e o real, vida e morte, nas transformações presentes no universo da criança. A história narra a aventura de Nuno, que, ao sofrer uma perda, se sente muito triste e sozinho, até conhecer sua amiga Ana. Ela não chega sozinha: traz consigo Nico, Jonas, Olívia e Suriá. Juntos, eles formam uma pequena gangue, os A.N.J.O.S, e têm uma missão muito especial: encontrar a auréola de Ana, perdida em algum lugar.
O espetáculo utiliza os aparelhos circenses para criar a suspensão do tempo e do espaço; a música, a dança e o vídeo artesanal para dar espaço ao lúdico; o jogo com os duplos, sombras e reflexos para dar contorno ao imaginário e à fantasia.
Ficha Técnica Direção e concepção: Erica Rodrigues
Texto e dramaturgia: Erica Rodrigues e Gustavo Gessulo
Assistente de direção: Marco Vettore
Coreografia: Erica Rodrigues e Letícia Doretto
Intérpretes-criadores: Alvaro Barcellos, Erica Rodrigues Faria, Celso Reeks, Gian Melone, Letícia Doretto, Lorena Silveira
Orientação Cenográfica: Marcio Medina
Figurinos: Erika Lee
Iluminação: Wagner Freire
Máscaras: Sati Melo
Trilha sonora: Marcelo Pelegrini
Ilustrações: Carla Venusa
Vídeo: RaimoBeneretti
Local : Teatro Duração: 60 minutos  [Foto: Cristian Von Ameln].
Livre
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
13 a 14/08. Sábado e domingo, às 18h
Belenzinho

para todos os públicos

Manotas Musicais – Grupo Trampulim (BH/MG)

Os palhaços Sabonete e Benedita Jacarandá resolveram que são músicos clássicos. Para tanto, convidam uma banda composta por três exímios paspalhos! O que era para ser um grande “concerto”, se converte numa “Manota Musical!”. O espetáculo nasce do uso da música como ferramenta de jogo para o palhaço. Com um repertório eclético, jogos musicais e gags tradicionais de palhaço.  Local: Ocupação Sesc Pq. Dom Pedro IIFoto:.
Livre
Grátis
03 a 04/08. Quarta e quinta, das 15h às 16h15
Carmo

Dança

PALCO GIRATÓRIO 2016

Espetáculos e atividades formativas integram a programação para a difusão cultural e o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil

espetáculo

Duplice

A cena bruta, a lida, a luta. Do encontro de um bailarino-ator com um ator-bailarino surgem dois mercadores vendendo a mesma cena, dois artistas cênicos representando uma mesma mercadoria, dois pólos antagônicos e interdependentes. Com parco aparato tecnológico, a trama se desvela sustentada pela cumplicidade e o diálogo corporal, num jogo físico e rítmico, cênico e sonoro, alternando sons e silêncios, movimentos e pausas, ininterruptamente. Duas pessoas distintas, dois únicos. Frente a frente, lado a lado, ora duo ora duelo. Um e outro, você e outro você, você e você mesmo. Dobrado, fingido, forjado. Dúplice.
Ficha Técnica:
Autores-intérpretes/Trilha Sonora/Direção: Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha Concepção de Luz: Rodrigo Assis Colaboração Artística: Erica Bearlz, Ernesto Gadelha e Valéria Braga Fotos: Layza Vasconcelos e Raoni Gondim Iluminotécnica: David Galvão Direção de Produção: Rodrigo Cruz Apoio: Vivace Escola de Teatro e Dança e Rebento
Duração: 55 min.
Livre
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
20/08. Sábado, às 20h
Belenzinho

Espécie

Num ambiente completamente escuro é desenvolvido um roteiro que evolui de forma surpreendente, aguçando e desafiando nossos sentidos e convocando nossos medos e fobias. A imersão promovida pela ausência de luz, junto à intensidade energética do ator, promove um estado de consciência alterada através da transformação e metamorfose contínua do seu corpo e no próprio espectador, que ao cabo de alguns minutos começa a perceber o entorno nos seus mínimos detalhes, tensionandoa relação entre indivíduo, coletivo e ambiente. Espécie é uma performance intensivamente imersiva que, de forma paradoxal, na era dos dispositivos altamente tecnológicos, se utiliza da sonoridade corporal e de um simples artefato analógico, um aparelho celular, além do corpo do performer.
Ficha Técnica:
Direção e concepção: Valéria Braga Atuação: Rodrigo Cunha Pesquisa Corporal: Kleber Damaso Fotografia: Fabíola Moraes e Daniel Calil Poema: Fernando Carballido Designer gráfico: Ronan Gonçalves Produção: Rodrigo Cruz e Rebento Apoio: Vivace Escola de Teatro e Dança
Duração: 50 min.
Não recomendado para menores de 14.
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
21/08. Domingo, às 17h
Belenzinho

Yi Ocre – Com Corpo de Arte Contemporânea (AM)

Yi, termo SaterêMawe que significa Terra, é som que sai de dentro como o ar expulso do pulmão, a respiração dos organismos, a vibração das células, o pulso vital. Ocre, a cor do barro resultante da oxidação dos solos amazônicos. Yi Ocre é a simbiose do meio e o homem, o nosso ponto em comum, um só sistema inseparável. Espetáculo do Corpo de Arte Contemporânea, formado em 2007 como um grupo de criadores/intérpretes performáticos de diferentes formações e orientações artísticas. Em sua pesquisa o grupo abrange as diversas áreas do universo da Arte, podendo transitar entre dança, performance, pintura corporal, circo e videodança. Seus processos criativos investigativos estão em torno de questões centrais: o corpo/contexto, a pintura corporal, som e a performatividade.  Ficha Técnica Concepção, direção, pesquisa de movimento: Odacy de Oliveira e Alan Panteón Intérpretes: Odacy de Oliveira e Alan Panteón Pintura Corporal: Odacy de Oliveira Trilha Sonora: Marcos Tubarão com interpolação de Alan Panteón Cenografia: Odacy de Oliveira Designer e Edição de Videoarte/Videodança: Marcos Tubarão Projeto de Iluminação: Marcos Tubarão Operação de Iluminação: Carol CalderaroCenotécnico: Fabiano Barros Designer e Assessora de Comunicação: Carol Calderaro
Local: Teatro (1° Andar).
Livre
R$ 20,00. R$ 10,00 (uuu). R$ 6,00 (ttt).
23 a 24/08. Terça e quarta, das 21h às 22h
Santo Amaro

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!