Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Elogiado pela crítica e público, com mais de 140 mil espectadores em dois anos, o musical Beatles num céu de diamantes volta em curta temporada aos palcos do Rio de Janeiro. Criado e dirigido pela dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho e produzido pela Aventura Entretenimento, o musical se consagrou com público e críticos ao propor algo simples e praticamente inédito: uma visão teatral para o material genialmente criado pelos Beatles como música pop. Acabou se tornando um dos musicais mais bem sucedidos da trajetória da dupla. A re-estreia será nesta sexta-feira (5) no Espaço Rio Sul de Cultura e Entretenimento, em Botafogo
No palco, além dos artistas presentes na primeira temporada do espetáculo, o elenco ainda ganha atores de carreira já bastante notável no teatro musical, como Sabrina Korgut, Alessandra Verney e Ivana Domenico, além de Pedro Sol que sai direto de O Despertar da Primavera, outro sucesso da dupla Charles/ Claudio, para ingressar nessa nova versão de Beatles.
Os músicos Delia Fisher (piano), Lui Coimbra (violoncelo) e Jonas Hammar (percussão) acompanham os atores.
O musical recebeu um novo tratamento plástico, o mesmo da temporada de Lyon, na França, com uma economia maior dos elementos cênicos.

“Esse formato foi testado em Lyon, com uma nova configuração de elenco, e funcionou tanto que adotamos para a nova temporada do Rio e seguirá em todas as viagens pelo Brasil, além da temporada européia que se inicia em setembro deste ano. É bom que quem não assistiu, terá mais uma oportunidade. E, quem já viu, vai gostar mais ainda neste novo formato!”, afirma Claudio Botelho.
Ganhador de dois prêmios Shell (arranjo musical e conjunto da obra para Charles e Claudio) Beatles num céu de diamantes foi classificado como um dos maiores sucessos da temporada teatral de 2008 e passou por cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e a já citada Lyon, na França.
“A música dos Beatles é universal, por isso podemos facilmente nos apresentar em outros lugares do mundo. Após a curta temporada no Rio, vamos levar o musical para uma turnê no Brasil e na Europa”, revela Luiz Calainho, sócio da Aventura.
Sobre Beatles num céu de diamantes:
Sem diálogos e acompanhados de piano, percussão e violoncelo, dez cantores-atores criam uma história através de quase 50 músicas da banda inglesa. Entre as canções escolhidas estão: “Help”, “I wanna hold your hand”, “Lucy in the sky with diamonds”, “Let it be”, entre outras.
A simplicidade do musical também está no cenário. Guarda-chuvas, malas, giz, bolhas de sabão, papel picado e cadeira são os elementos cênicos da dupla Möeller e Botelho.
“Os Beatles são considerados a banda mais bem-sucedida da história e com fãs, desde jovens a velhinhos, no mundo inteiro. Por isso, é muito complicado mexer com a obra do grupo. É gratificante e surpreendente as proporções e o sucesso que o musical tomou e estamos muito empolgados com essa nova temporada. Queremos que os cariocas tenham essa última oportunidade de entrar no nosso mundo beatlesmaniaco”, comenta Charles Möeller
FICHA TÉCNICA:
Um espetáculo de Charles Möeller & Claudio Botelho
Elenco (em ordem alfabética): Alessandra Verney, Chris Penna, Fabrício Negri, Ivana Domenico, Jonas Hammar, Marya Bravo, Pedro Sol, Rodrigo Cirne, Sabrina Korgut e Tatih Köehler.
Músicos: Delia Fisher (piano), Jonas Hammar (percussão) e Lui Coimbra (violoncelo).
Direção: Charles Möeller
Direção Musical: Cláudio Botelho
Roteiro: Cristiano Gualda e Charles Möeller
Arranjos: Delia Fischer
Arranhos Vocais: Jules Vandystadt
Direção de Movimento: Charles Möeller e Renato Vieira
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Direção de Arte: Charles Möeller
Desenho de Som: Marcelo Claret
Realização: Aventura Entretenimento
SERVIÇO:
Local: Espaço RIOSUL Cultura e Entretenimento (Rua Lauro Muller, 116, Piso G3)
Estreia: 05 de março de 2009
Horários: Quinta e sexta às 21h; sábados: 21h30; domingos: 20h
Duração do espetáculo: 1h30
Ingressos: Inteira – R$ 60,00 / Meia – R$ 30,00
Vendas: RIOSUL Shopping Center e em domicílio pelo site www.ticketronic.com.br ou pelo telefone 3344-5500
Não recomendado para menores de 10 anos