Blog de Bethânia vira assunto em Alta Ajuda

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Paula Picarelli (apresentadora) divulgação

Nada melhor que o quadro Alta Ajuda do programa Entrelinhas, cujo foco é dar dicas da boa literatura, para centrar a discussão sobre a polêmica em torno da aprovação pela Lei Rouanet para captar R$ 1,3 milhões para a criação e manutenção de um blog de poesias pela cantora Maria Bethânia. O programa dessa semana vai ao ar às 21h30 de amanhã na TV Cultura. Com humor, o escritor Frederico Barbosa mostra como alguns trechos de prosa e poesia podem ajudar Bethânia a enfrentar essa onda de turbulências.

O jornalista Matthew Shirts é a outra novidade do programa. A equipe o entrevistou durante o trajeto da editora Abril, onde comanda a edição nacional da National Geographic, até a cantina Pasquale, reduto apreciado pelo mais brasileiro dos norte-americanos. Matthew, que prefere ser chamado de Mateus dada a sua longa estada no Brasil, onde mora há 35 anos, nasceu no sul da Califórnia e veio pra cá nos idos dos anos 1970 como aluno de intercâmbio da Universidade de São Paulo (USP). O, também, cronista do jornal O Estado de S. Paulo revela gostar de algo pouco quisto pelos paulistanos: o transporte público. “Gosto de ônibus porque nele eu posso ler. Eu li todo o Pornopopeia [livro de Reinaldo Moraes]”.

Entrelinhas ainda conversa com os poetas Fabiano Calixto e Fabrício Corsaletti sobre o projeto Leituras Íntimas. Realizado sempre na última terça-feira do mês, é uma série de encontros literários e musicais promovidos pela Editora 34 no bar underground Casa de Francisca.

O poeta Fabiano Calixto Foto de Walter Craveiro/Divulgação

Allan da Rosa, poeta, educador e colaborador da atração, apresenta o trabalho da escritora mineira Conceição Evaristo. Nascida numa favela de Belo Horizonte em 1946, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em letras pela Universidade Federal Fluminense. Seus primeiros versos foram publicados na série Cadernos Negros, nos anos 1990. Desde então, seu nome se firmou como um dos mais importantes da literatura afro-brasileira.

Nessa de dialogar com os assuntos em voga, o Entrelinhas mostra como o tema da energia nuclear, fantasma que atualmente apavora o Japão, originou um gênero à parte no cinema, como nos filmes Chuva NegraHiroshima, Meu AmorSíndrome da China. Na literatura brasileira, o tema é representado nos livros Vale Tudo, de Roberto Causo, O Dia da Nuvem, de Fausto Cunha, A Terceira Expedição, de Daniel Fresnot, e Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão.

O programa é apresentado por Paula Picarelli e dirigido pelo atual curador da Flip Manuel da Costa Pinto.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o programa.

DEUXE SUA OPINIÃO EM

O que você tem a dizer sobre o blog de poesias de Maria Bethânia?

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.