Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Duas vezes indicada ao Prêmio Shell de Teatro de SP, na categoria Melhor Atriz, Cácia Goulart lança-se, pela primeira vez, no terreno dos solos com adaptação, ao lado de Edmilson Cordeiro, de A Morte de Ivan Ílich, a partir da novela homônima do russo Liev Tolstói, cuja estreia será hoje, às 20 h, no Espaço Redimunho de Teatro.
Cácia que assina a direção conta que velou, por dois meses, a mãe que sofria de câncer na vesícula passou a refletir sobre a morte. Sua mãe faleceu em 2010 e, durante o luto, a atriz debruçou-se sobre a obra de Tolstói que inspira a empreitada.
“A triste figura de Ivan Ilitch se impõe e se atualiza como o reflexo espectral do homem contemporâneo. Porque o imperativo burguês triunfou em proporções planetárias, e o homem aí produzido se instituiu, se reproduziu e foi naturalizado. É a este homem, portanto, alojado em cada um de nós, que Ivan Ilitch insiste em provocar, exortando-nos pelo seu testemunho de moribundo, a uma tomada de consciência radical sobre a vida que nos foi legada e sobre a que pretendemos legar”, afirma Cácia Goulart.
Segundo Boris Schnaiderman, cuja tradução para o português serve de base para a livre adaptação do espetáculo, trata-se de ‘uma dessas obras que convidam à veneração, ao lado de Sonata a Kreutzer, Anna Kariênina e Guerra e Paz, outras três obras-primas do gênio russo”

.
Com cenário intimista de André Cortez, figurinos de Marina Reis e iluminação de Lúcia Chedieck, a plateia é convocada a participar das pulsações do embate decisivo entre vida e morte na alma humana.
A música original composta por Marcelo Pellegrini procura sustentar e pontuar a estrutura dramatúrgica de A Morte de Ivan Ílich.
FICHA TÉCNICA
A Morte de Ivan Ilitch
De: LIEV TOLSTÓI
Livre adaptação a partir da tradução de BORIS SHNAIDERMAN- Editora 34
Dramaturgia: EDMILSON CORDEIRO e CÁCIA GOULART
Direção e atuação: CÁCIA GOULART
Assistente de Direção: INÊS ARANHA
Cenografia: ANDRÉ CORTEZ
Desenho de Luz: LÚCIA CHEDIECK
Música original: MARCELO PELLEGRINI
Figurinos/Visagismo: MARINA REIS
Fotografia: CACÁ BERNARDES
Idealização: CÁCIA GOULART
Realização: NÚCLEO CAIXA PRETA DA COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
* O projeto venceu o edital de produção e temporada de espetáculos inéditos do ProAC 2012, por meio da Cooperativa Paulista de Teatro.
A Morte de Ivan Ílich.
Espaço Redimunho de Teatro
Rua Álvaro de Carvalho, 75 (Próximo ao metrô Anhangabaú)
Quando: de 30 de outubro a 07 de dezembro de 2013
Quarta à Sábado às 20h
Telefone: (11) 3101.9645
Ingressos serão vendidos com 02 horas de antecedência na bilheteria do Teatro (quarta à sábado)
Valor: R$20,00 e R$10,00 (meia)
Lotação: 50 espectadores
Dinheiro ou cheque