Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)
ABC PAULISTA – Começa nesta terça-feira (20), com a apresentação do monólogo 45 Minutos, com Caco Ciocler e direção de Roberto Alvim, que, até domingo (25), traz programação gratuita incluindo espetáculos teatrais paulistanos, da própria cidade, espetáculos de rua, infantis, e atividades paralelas como as mesas de debate. Tendo como tema A Natureza do Homem, o festival recebeu, pela segunda vez, o patrocínio da Petrobrás, contando, ainda com o apoio da Braskem e do SESC São Paulo, entre outros, organização da Coordenadoria de Cultura por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, co-realização da Prefeitura de Mauá e da Cooperativa Paulista de Teatro.

Segundo Caio Evangelista, coordenador do III Encontro de Teatro de Mauá, a realização do projeto pelo terceiro ano consecutivo abre os horizontes culturais dos mauaenses que, pelo contato com diferentes formas de apresentação teatral, modifica e se torna mais estimulada em fazer arte.
Breve História de Mauá
A formação do Município de Mauá está intimamente ligada aos primeiros sesmeiros e às grandes fazendas em torno da Capela Nossa Senhora do Pilar, nos séculos XVII e XVIII. Daí o nome inicial do vilarejo: PILAR.
Naturalidade: mauaense
Formação do Município: Entre os primeiros moradores, estavam Antonio Franco da Rocha e Capitão João José Barbosa Ortiz (Juiz de Paz de São Bernardo entre 1846 e 1865). No dia 05/06/1861, o Barão de Mauá, através de procuração de José Ricardo Wright, compra duas fazendas: a Caguassu e a Capoava, do Capitão João e de suas irmãs Escolástica Joaquina e Catharina Maria, passando a ser grande proprietário local, embora morasse no Rio de Janeiro.
Depois da chegada da estrada de ferro São Paulo Railway (1867) – empreendimento possível graças à parceria com os ingleses – foi inaugurada a Estação do Pilar, em 01/04/1883. O nome da estação foi mudado, em 1926, para Mauá (quando a ferrovia já era denominada Santos-Jundiaí), em homenagem ao Barão e Visconde de Mauá – Irineu Evangelista de Sousa.
Em 18 de outubro de 1934, Mauá foi elevada à categoria de Distrito de Paz no Município de São Bernardo, Comarca da Capital – São Paulo.
Em 1953, foi emancipada, tornando-se, enfim, o Município de Mauá, em plebiscito realizado no dia 22 de novembro de 1953. Mauá se tornou município autônomo a partir de 01 de janeiro de 1954. No entanto, o aniversário da cidade é comemorado a partir de 08/12/1954 – dia da padroeira da cidade, Imaculada Conceição.
A praça central da cidade recebe o nome de “22 de novembro”, em homenagem ao dia da emancipação e o primeiro prefeito foi Ennio Brancalion – 01 de janeiro de 1955 a 1958.
O Aniversário de Mauá é comemorado em 08 de dezembro.
Fonte: PM Mauá
Confira a programação completa no site do III Encontro de Teatro de Mauá.

Locais das Apresentações
Palco Principal – Teatro Municipal
Palco Quartas Intenções – Saguão do Teatro Municipal
Rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noêmia – Tel.: 4555-0086.
Palco Oficinas Culturais – Auditório do Centro de Formação
de Professores Dr. Miguel Arraes
Rua Rio Branco, 183 – Centro – Mauá.
Palco Cidade
Sala Heleny Guariba
Rua Rio Branco, 85 – Shopping Green Plaza – Piso 1.
Sala Luiz Gubitoso
Rua Rio Branco, 85 – Shopping Green Plaza- Piso Térreo – Tel.: 4547-1483
Museu Barão de Mauá
Rua Dr. Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani – Tel.: 4519-4011.
Palco Todo Canto Da Cidade
Praça 22 de Novembro – Centro de Mauá
Jardim Zaira – Praça da Rua José Gonçalves Sanches
Parque das Américas – Praça da Rua Havana
Jardim Oratório – Quadra do Caic
Praça das Paineiras – Av. Barão de Mauá
Praça dos Aposentados – próximo da estação de trem de Mauá – ao lado da passarela
Estacionamento do Teatro Municipal – Rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noêmia
Palco 4ªs Intenções
Saguão do Teatro Municipal
Rua Gabriel Marques, 353 – Vila Noêmia – Tel.: 4555-0086.
Ingressos e Reservas
(11) 4513-8224 (Falar com Ingrid)
Retirada de ingressos para público espontâneo até 1h antes do início de cada espetáculo – até acabar!