“CAESAR” GANHA LEITURA NO CCSP

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

CAESAR
CAESAR

SÃO PAULO – Dando continuidade ao projeto Leituras Encenadas, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta nesta terça-feira (5), 20h, Caesar, adaptação da obra shakespeariana de Roberto Alvim que, também assina a direção. Ao piano está o filósofo Vladimir Safatle, autor da trilha composta para a peça.

A leitura que acontece no CCSP será feita pelos atores Renato Forner e Juliana Galdino, da cia Club Noir. A montagem, que estreia em São Paulo no segundo semestre, terá os atores Carmo Dalla Vecchia e Caco Ciocler.

 

Dois atores, múltiplos discursos

CAESAR (Julius Caesar, no original em inglês, escrita em 1599) é a obra-prima de William Shakespeare acerca do funcionamento, significado, ambiguidades e sutilezas que envolvem o jogo político. Retrata a conspiração contra o governante romano Júlio César, seu assassinato e suas terríveis consequências.

Na adaptação de Roberto Alvim, os dois atores transitam por todos os personagens, em um procedimento cênico que traduz a ideia de que os discursos são cambiáveis em política, mudando de acordo com os interesses em jogo.

A música de Safatle não entra simplesmente como uma trilha sonora. Segundo Alvim, ela está presente de modo estrutural na encenação, transformando o espetáculo em uma ópera minimalista, para duas vozes e piano.

“Todas as diferentes modelações rítmicas da fala, seus deslocamentos entre texturas vocais, serão acompanhados por construções musicais, localizando a obra  em uma zona que não é a da fala cotidiana, tampouco a do canto: um campo no qual a fala-musicada confere outras possibilidades de potência à palavra”, explica Alvim.

Para Roteiro:

CAESAR – LEITURA ENCENADA – Dia 5 de maio, terça-feira, às 20 horas, no Centro Cultural São Paulo (Sala Jardel Filho). Texto – William Shakespeare. Adaptação e Direção – Roberto Alvim. Trilha Sonora Original e Piano – Vladimir Safatle.Elenco – Renato Forner e Juliana Galdino. Produção – Ricardo Grasson/ Gelatina Cultural. Duração – 50 minutos. Recomendado para maiores de 14 anos. GRÁTIS – Retirada de ingressos na bilheteria duas horas antes da apresentação.

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000 – Estação de metrô Vergueiro – Fone 3397-4002. Capacidade da sala – 331 lugares. Bilheteria – De terça a domingo, a partir das 13 horas. Acesso para deficientes físicos. http://www.centrocultural.sp.gov.br

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*