Cariocas não percam Gatomaquia

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

"Gatomaquia" - Foto gcastagnello@gmail.com

Aderbal Freire-Filho, diretor artístico do charmoso Teatro Poeira (em Botafogo/ RJ), assistiu ao espetáculo uruguaio Gatomaquia num festival de teatro no Brasil e não perdeu tempo em convidar a peça para apenas três apresentações – de sexta (24) a domingo (26) – no teatro que dirigige.

A partir de uma novela de Lope de Veja, Gatomaquia traz à cena a história de dois gatos, Marraquiz e Micifuf, que passam por diversas peripécias no encalço de Zapaquilda.

Assisti ao espetáculo no FILO – Festival Internacional de Londrina, em junho deste ano e, apesar da dificuldade da diferença de línguas, Héctor Manuel Vidal, diretor de Gatomaquia, propõe em cena um delicioso e dinâmico jogo, em que diferentes formas teatrais são utilizadas pelos atores-saltimbancos para contar a trama.

"Gatomaquia" - Foto gcastagnello@gmail.com

Gatomaquia recebeu os prêmios: Mejor espectáculo, Mejor director y Mejor elenco – Florencio 2007/Asociación de Críticos Teatrales del Uruguay, no Uruguay; IRIS de Plata/Diario El País, no Uruguay; Mejor espectáculo extranjero 2008 – Premios Teatro del Mundo de la Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina.

FICHA TÉCNICA

Adaptação e Direção: Héctor Manuel Vidal
Elenco: Fernando Dianesi, Santiago Sanguinetti, Natalia Bolani, Leonor Chavarría
Direção Técnica: Claudia Sánchez
Composição e direção musical: Fernando Ulivi
Figurino: Paula Villalba
Regência: Carmem Barral
Operador de audiovisual: Roberto Motz
Dramaturgia: Laura Pouso
Produção Geral: Gustavo Zidan – La Cuarta
Realização: La Cuarta y Katoen Natie Teminal Cuenca del Plata

Apoio: Embaixada da Espanha no Uruguai
Assessoria de Imprensa (RJ, Brazil): Ney Motta

SERVIÇO

Teatro Poeira. Rua São João Batista 104, Botafogo. Telefone: 2537-8053

Funcionamento da bilheteria: 3ª a sábado de 15h às 21h e domingo de 15h às 19h

Capacidade de público: 182 lugares

Temporada: 24, 25 e 26 de setembro (únicas apresentações)

Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

Classificação indicativa: Livre

Duração: 85 minutos

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*