“Carta ao Pai”, de Kafka, completa cem anos e ganha monólogo com Dionisio Neto na Biblioteca Mário de Andrade

SÃO PAULO – A Biblioteca Mário de Andrade apresenta o ator e diretor Dionisio Neto em Carta ao Pai, monólogo adaptado da obra homônima do escritor theco Franz Kafka (1883-1924), nas segundas-feiras do mês de junho, às 19h. (Dias 3, 10, 17, 24 de junho). O espetáculo é dedicado à memória do diretor Antunes Filho, com quem Dionisio se formou e atuou em Vereda da Salvação.

O espetáculo comemora 21 anos da Companhia Satélite com esta versão do clássico kafkiano CARTA AO PAI, escrito durante os dez dias em que o autor de O processo ficou internado em um quarto da pensão Studl, sanatório de Kierling, nos arredores de Viena, entre 10 e 20 de novembro de 1919 (em 2019 a carta completa 100 anos, configurando efeméride com comemoração mundial).
Adaptado de traduções em diversas línguas, dirigido e produzido pelo próprio autor com sua Companhia Satélite, em Carta a Pai Dionisio interpreta o pai Hermman Kafka, bem como seu filho Franz, ao estilo do ator americano Spalding Grey – atrás de uma mesa e iluminado por velas, diferenciando-os por meio de diferentes tonalidades de voz.
Vestido em um terno preto, Dionisio limpou ao máximo artifícios para compor o espetáculo. Não há trilha sonora, a iluminação é essencial – apenas uma mesa, uma cadeira, dois castiçais com velas, um copo com água, uma caneta, um ator, os papéis da carta e a potência da literatura kafkiana. Pouquíssimos gestos buscam o essencial e o que há de teatral no clássico texto de Kafka.  Esta é a segunda vez que o ator interpreta o texto. A primeira versão estreou em 2009 no Sesc Santana, porém a atual é totalmente reelaborada.

SINOPSE:

Em um sanatório nos arredores de Viena, entre os dias 9 e 19 de novembro de 1919, internado com tuberculose, o oprimido e doente advogado e autor judeu Franz Kafka escreve uma carta para seu pai, o comerciante Hermann Kafka, em que fala de  seu medo da figura paterna e de sua relação com ele, em acerto de contas de muitos anos. Por interferência da mãe do escritor, a carta nunca foi entregue ao destinatário.

Ficha Técnica:

CARTA AO PAI, de Franz Kafka

Com Dionisio Neto

Produção: COMPANHIA SATÉLITE

Adaptação, direção, figurinos, cenografia, iluminação e direção: Dionisio Neto

Operação de Luz: Roberto Herreira Bueno

Fotos: Raquel Pinheiro

Vídeo: Beto Perocini

Assistência de produção: Noemi Susuki

Produção: Dionisio Neto

Apoio Cultural: Fontes Eventos

SERVIÇO

Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade.

Rua da Consolação, 94 – República. Tel. (11) 3775-0020

Dias 3, 10, 17, 24 de junho, às 19h

Duração: 50 minutos / Indicação de faixa etária: livre

Acesso para portadores de necessidades especiais

Lotação: 170 lugares

As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes.

Um ingresso por pessoa.

PROGRAMAÇÃO GRÁTIS