SÃO PAULO – A Biblioteca Mário de Andrade apresenta o ator e diretor Dionisio Neto em Carta ao Pai, monólogo adaptado da obra homônima do escritor theco Franz Kafka (1883-1924), nas segundas-feiras do mês de junho, às 19h. (Dias 3, 10, 17, 24 de junho). O espetáculo é dedicado à memória do diretor Antunes Filho, com quem Dionisio se formou e atuou em Vereda da Salvação.
O espetáculo comemora 21 anos da Companhia Satélite com esta versão do clássico kafkiano CARTA AO PAI, escrito durante os dez dias em que o autor de O processo ficou internado em um quarto da pensão Studl, sanatório de Kierling, nos arredores de Viena, entre 10 e 20 de novembro de 1919 (em 2019 a carta completa 100 anos, configurando efeméride com comemoração mundial).
Adaptado de traduções em diversas línguas, dirigido e produzido pelo próprio autor com sua Companhia Satélite, em Carta a Pai Dionisio interpreta o pai Hermman Kafka, bem como seu filho Franz, ao estilo do ator americano Spalding Grey – atrás de uma mesa e iluminado por velas, diferenciando-os por meio de diferentes tonalidades de voz.
Vestido em um terno preto, Dionisio limpou ao máximo artifícios para compor o espetáculo. Não há trilha sonora, a iluminação é essencial – apenas uma mesa, uma cadeira, dois castiçais com velas, um copo com água, uma caneta, um ator, os papéis da carta e a potência da literatura kafkiana. Pouquíssimos gestos buscam o essencial e o que há de teatral no clássico texto de Kafka. Esta é a segunda vez que o ator interpreta o texto. A primeira versão estreou em 2009 no Sesc Santana, porém a atual é totalmente reelaborada.
SINOPSE:
Em um sanatório nos arredores de Viena, entre os dias 9 e 19 de novembro de 1919, internado com tuberculose, o oprimido e doente advogado e autor judeu Franz Kafka escreve uma carta para seu pai, o comerciante Hermann Kafka, em que fala de seu medo da figura paterna e de sua relação com ele, em acerto de contas de muitos anos. Por interferência da mãe do escritor, a carta nunca foi entregue ao destinatário.
Ficha Técnica:
CARTA AO PAI, de Franz Kafka
Com Dionisio Neto
Produção: COMPANHIA SATÉLITE
Adaptação, direção, figurinos, cenografia, iluminação e direção: Dionisio Neto
Operação de Luz: Roberto Herreira Bueno
Fotos: Raquel Pinheiro
Vídeo: Beto Perocini
Assistência de produção: Noemi Susuki
Produção: Dionisio Neto
Apoio Cultural: Fontes Eventos
SERVIÇO
Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade.
Rua da Consolação, 94 – República. Tel. (11) 3775-0020
Dias 3, 10, 17, 24 de junho, às 19h
Duração: 50 minutos / Indicação de faixa etária: livre
Acesso para portadores de necessidades especiais
Lotação: 170 lugares
As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes.
Um ingresso por pessoa.
PROGRAMAÇÃO GRÁTIS