Cartas de Amor estreia no CCBB de SP

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

"Cartas de Amor - electropoprockoperamusical" - foto Guga Melgar

SÃO PAULO – Além de excelente ator, Emílio de Mello vem se destacando como um grande diretor. Seu mais recente trabalho como encenador foi a excelente montagem de Deus da Carnificina, de Yasmina Reza. Em Deus da Carnificina um dos destaques é a cenografia que Flavio Graff criou, colocando as quatro personagens em volta de uma mesa formada por peças do brinquedo Lego. Flavio e Emílio são os responsáveis pela montagem Cartas de Amor – ELECTROPOPROCKOPERAMUSICAL, que estreia nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Banco do Brasil. (CCBB) de São Paulo.

Mentor do projeto, Flavio Graff conta que tudo começou em 2003:

“Foi um processo longo de pensar a relação cênica entre música, artes visuais, o cinema e o vídeo clipe. Eu e Felipe Storino, que assina as composições musicais originais do espetáculo, fizemos um percurso de criação aberto chamado Site Specific for Love apresentado em festivais e eventos, como a Quadrienal de Praga de 2007, com a intenção de desenvolver e aprofundar o conceito do trabalho. Mas foi só quando saiu o patrocínio do Banco do Brasil que o espetáculo tomou a forma atual”, comemora ele.

O roteiro e as letras das músicas foram criados a partir de histórias encontradas em cartas de amigos, arquivos dos atores, feiras de antiguidades, poemas e referências pessoais de Graff.

Os vídeos são de Rodrigo Ponichi e Luan Baptista e as coreografias de Márcia Rubin, que também atua como vídeo performer. Em vídeo no espetáculo aparecem nomes como Solange Badim, Adriano Garib e Otto Jr., entre outros.

Graff afirma que “o espetáculo propõe o cruzamento de diversas áreas artísticas, para criar um vídeo clipe cênico onde o espectador é o autor da sua própria história juntando as imagens e relacionando-as. Usamos diversos tipos de narrativa que se acumulam na mesma cena ou vídeo. Estas imagens tomam o espaço e circundam o espectador que está sentado no centro da ação rodeado por pequenas instalações e situações performáticas que acontecem simultaneamente. Então, o espectador não vê a totalidade, e sim partes do trabalho, permitindo que ele seja o editor do seu filme”.

"Cartas de Amor - electropoprockoperamusical" - foto Guga Melgar

Emilio de Mello, convidado a participar do projeto, auxiliou Graff na direção das cenas e dos intérpretes:

“O trabalho multifacetado permite que cada um veja um espetáculo diferente. Não há moldura que determine o que se vai ver. E não se vê com os olhos, mas com os sentidos. Não se trata de uma apreensão racional. Alguns podem se envolver com os vídeos, outros com as interpretações. O termo electropoprockoperamusical dá a noção das várias linhas que cruzam o espetáculo, não só musicais, mas estéticas”, afirma Emílio.

Ficha Técnica:

Intérpretes:

Dedina Bernardelli, Felipe Storino, Fernando Alves Pinto e Flavio Graff

Roteiro, letras e direção: Flavio Graff

Co-direção: Emilio de Mello

Direção musical e música original: Felipe Storino

Coreografias, direção de movimento: Marcia Rubin

Direção de arte e cenografia: Ronald Teixeira e Flavio Graff

Vídeoarte: Rodrigo Ponichi e Luan Baptista – Plano Geral

Produção de vídeo: July Ferré

Figurinos: Ronald Teixeira

Iluminação: Renato Machado

Projeto gráfico: Ruth Freihof / Passaredo Design Christiane Krämer

Preparação vocal: Marcelo Nogueira

Filme Rose Hanie – a partir da obra de Kahlil Gibran – Intérpretes – Adriano Garib e Otto Jr.

Fotografia: Filme Rose Hanie: Daniel Neves e Rodrigo Ponichi

Vídeo – performers:

Procurando por mim e Pequenos instantes – Solange Badim

Casa Vazia – Adriana Seiffert, Alessandra de Oliveira, Amanda Ribeiro, America Cupello, Lia Sarno, Liza Machado e Regina Rangel

Em Neshat como rose hanie – a partir da obra de Kahlil Gibran – em neshat – Marcia Rubin

Fotos: Rodrigo Ponichi, Guga Melgar, Dedina Bernardelli e Flavio Graff

Produção: Carlos Grum e Fernando do Val

Produção Local SP: Roberta Koyama

Direção de produção: Flavio Graff

Realização: Pow Produções e Eventos

A&G Produções Artísticas

CARTAS DE AMOR ELECTROPOPROCKOPERAMUSICAL

Centro Cultural Banco do Brasil (65 lugares)

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Informações: (11) 3113-3651

www.bb.com.br/cultura / www.twitter.com/ccbb_sp / www.facebook.com/ccbbsp

Bilheteria: de terça a domingo das 9h às 21h.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Café Cafezal

Estacionamento conveniado: Estapar – Rua da Consolação, 228 – Edifício Zarvos

(R$ 15 por 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB). Infos: (11) 3256-8935

Transporte gratuito (Van) até as proximidades do CCBB. Embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos) e na rua XV de novembro, esq. com a rua da Quitanda.

Quartas e Quintas, às 19h e 21h

Ingressos: R$ 6

Duração: 75 minutos

Recomendação: 14 anos

Estreia dia 23 de novembro, às 21h

Curta Temporada: até 15 de dezembro

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário
  1. A anos q tenho o conteudo da mesma musica; ao ver o programa do Jô sores hj fiquei plasmo em perceber ainda mais q vc caiu magnifica bem ao representar judi parabêns linda uma representaçao magnifia e espetacular da mesma pena q os minutos sao poucos para representar seu papel a nós q distante fica imprópio a vela um grande bjo em seu coraçao mais uma vez parabêns…

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*