Luís Francisco Wasilewski, do Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

RIO DE JANEIRO – Gênero que nos últimos anos foi se consagrando no teatro brasileiro, o musical biográfico ganha no final do mês um dos espetáculos mais esperados dos últimos anos. Falo de Cássia Eller – O Musical, que estreia no dia 29 de maio no CCBB-RJ, com direção de João Fonseca e Vinícius Arneiro. A ideia do espetáculo partiu do produtor Gustavo Nunes, que há anos acalenta levar a vida de Cássia para o teatro.

O papel título será interpretado por Tacy de Campos, atriz e cantora de Curitiba, que foi escolhida entre mais de 1000 candidatas que se inscreveram para as audições.

Foi também nas audições que aconteceu a escolha dos outros atores que integram o elenco do espetáculo.Este conta com mais seis atores, além da protagonista. São eles: Eline Porto, Emerson Espíndola, Evelyn Castro, Jana Figarella, Mario Hermeto e Thainá Gallo.
O texto de Patrícia Andradeflagra Cássia antes do início da carreira e acompanha toda a sua trajetória musical – dos primeiros passos como cantora até a sua explosão nacional – sem deixar de lado sua vida amorosa, em especial Maria Eugênia, sua companheira com quem criou o filho Chicão.
A autora fez um amplo mergulho na obra de Cássia e entrevistou familiares e amigos dela, o que foi fundamental para ela construir um mosaico sobre a história da cantora.

Diretor de musicais biográficos consagrados, como os que retrataram Cazuza e Tim Maia, João Fonseca revela que tem um apreço especial por Cássia Eller.
“Ela foi a única que conheci pessoalmente, além de ter visto todos os shows dela que pude. Ela assistiu a O casamento, meu primeiro espetáculo, nove vezes e sempre foi muito carinhosa comigo. A partida precoce dela foi um choque”.
A direção musical é de Lan Lan, que durante anos tocou anos com Cássia e conhece profundamente a obra da cantora. O roteiro passeia por algumas canções que ficaram imortalizadas por ela, como Malandragem (Cazuza/Frejat), Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz), Por enquanto (Renato Russo) e Gatas extraordinárias (Caetano Veloso). O amigo Nando Reis, que é também personagem do espetáculo, comparece com várias composições no repertório como All Star, O Segundo Sol, Relicário, Luz dos Olhos, As coisas tão mais lindas e E.C.T, entre outras.
Embora não gostasse de compor, Cássiatornava- se uma espécie de coautora das canções que interpretava e tinha uma versatilidade que a permitia transitar por todos os estilos musicais. A presença no roteiro de canções como Come Together (Lennon/McCartney), ‘Nós’ (Tião Carvalho), Non, Je Ne Regrette Rien (clássico na voz de Piaf, de Michel Vaucaire e Charles Dumont) e Na cadência do samba (Ataulfo Alves / Paulo Gesta) reforçam a pluralidade do repertório da artista.
A ficha técnica do espetáculo completa-se com os figurinos de Marília Carneiro, iluminação de Maneco Quinderé, cenários de NelloMarrese, direção de movimento de Márcia Rubin e assistência de direção de João Pedro Madureira.
Ficha técnica:
TEXTO:Patrícia Andrade
DIREÇÃO:João Fonseca e Vinícius Arneiro
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO:Gustavo Nunes
DIREÇÃO MUSICAL:Lanlan
CODIREÇÃO MUSICAL:Fernando Nunes.ELENCO: Eline Porto, Emerson Espíndola, Evelyn Castro, Jana Figarella, Mario Hermeto, Tacy de Campos e Thainá Gallo
DIREÇÃO DE MOVIMENTO:Márcia Rubin
FIGURINISTA: Marília Carneiro
CENÓGRAFO: Nello Marrese
VISAGISMO: Beto Carramanhos
DESIGN DE LUZ: Maneco Quinderé
DESIGN DE SOM:Marcelo Claret
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO :João Pedro Madureira
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO DE MOVIMENTO:Luar Maria
REPRESENTANTE DO ESPÓLIO DA FAMÍLIA DA CÁSSIA ELLER: Rodrigo Garcia.GERENTE DE PRODUÇÃO:Joana Motta
PRODUÇÃO EXECUTIVA:Renata Costa Pereira
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO:Tamara Ganem
EQUIPE MUSICAL:
PREPARAÇÃO VOCAL :Marco Dantonio
PIANISTA ENSAIADOR:Felipe Caneca
IDEALIZAÇÃO:Gustavo Nunes.UMA PRODUÇÃO:Turbilhão de Ideias
Serviço:Local: Teatro CCBB RJ (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro).Pré-estreia: 28 de maio de 2014 (quarta).Período: 29 de maio a 20 de julho de 2014.Dias e horários: de quarta-feira a sexta-feira, às 19h, sábado às 19h30 e domingo às 19h. Entrada: R$10,00 inteira/ R$ 5,00 meia
Classificação etária: 14 anos