Cenógrafa jovem e surpreendente

Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"As Criadas", texto de Jean Genet, sob direção de Elvira Gentil

Desde que freqüento o Espaço dos Satyros II, não me lembro de ter visto cenografia melhor do que a de Lirian Pedrazzini para As Criadas. de Jean Genet, autor francês cujo principal texto teatral foi O Balcão, sob direção de Elvira Lima Gentil, em cartaz apenas às quintas-feiras.

É fato que a maioria dos espetáculos lá apresentados não focalizam pessoas que têm a seu serviço duas criadas, como agora. O que justifica plenamente o extremo bom gosto de todos os elementos cênicos, entre os quais muitas flores e cabides com roupas de belas cores.

Os figurinos de Eneida Palermo e a iluminação de Valdecir Araújo não ficam nada atrás. Claro que são qualidades que também levam a assinatura da direção, a cargo de Elvira Lima Gentil.

Além de um visual nota dez a montagem conta com excelentes atrizes (antes por aqui só lembro de ter assistido com atores): Beth Lima, Monalisa Capella e Vanice Pedrazzini.

São qualidades que garantem que uma montagem merece ser assistida, especialmente para os que não conhecem esse autor tão maravilhoso e diferente da maioria.

O único aspecto discutível é a leitura realista que casa bem com o texto, mas que – nos parece – ficaria mais atual e mais fiel ao teatro do absurdo, se interpretada como um jogo. Com um pouco mais de leveza.

Mesmo assim, não percam, às quintas-feiras às 21horas no Satyros II, também na Praça Roosevelt.

Realização: Núcleo Paulista de Artes da Cooperativa Paulista de Teatro.

Texto: Jean Genet.

Tradução: Alfredo Mesquita

Direção: Elvira Gentil.

Elenco: Beth Lima, Vanice Pedrazzini e Monalisa Capella.

Cenário: Lirian Pedrazzini.

Supervisão de cenário: Renato Scripilliti.

Figurinos: Eneida Palermo.

Iluminação: Valdecir Araújo.

Sonoplastia: Carlos Henrique (Poli).

Assistente de direção: Vanice Pedrazzini.

Produção Executiva: Eneida Palermo.

Assistente de produção: Etel Buss.

Cenotécnico: Jorge Ferreira

Operador de luz e som: Valdecir Araújo

Assessoria de Imprensa: Jardel Teixeira.

Cartaz e programa: Lígia Furlan e Xandi Vaz.

Temporada: 15 de julho a 19 de agosto de 2010.

Quando: às quintas-feiras.

Horário: 21h.

Classificação: não recomendado para menores de 14 anos.

Duração: 90 minutos.

Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00 para estudantes, melhor idade e classe teatral.

Local: Espaço dos Satyros 2, Praça Franklin Roosevelt,134, Consolação, São Paulo, SP, próximo a Estação República do Metrô, tel.(11) 3258-6345.

Lotação: 70 lugares.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*