"Cheiro de Céu" é a nova comédia de Mário Viana

Maurício Mellone, colunista colaborador do Aplauso Brasil

Maurício Mellone, para o site Favo do Mellone, parceiro do Aplauso Brasil

Com direção de Norival Rizzo, grupo Teatrófilos fica em cartaz no Espaço Parlapatões até abril

Num país imaginário e monárquico, com a igreja dividindo o poder com o rei, Mário Viana jocosamente discute em Cheiro de Céu, espetáculo do grupo Teatrófilos em cartaz no Espaço Parlapatões, as relações de poder e os bastidores dos palácios, sejam eles reais ou republicanos.

Peça fica em cartaz até abril no Espaço dos Parlapatões (foto de Rodrigo Meneghello)

Sem herdeiro, rei e rainha, com a cumplicidade do frei, armam um plano para que o trono tenha seu sucessor. Escolhem entre os mendigos aquela que irá gerar o filho real, Angelina, uma garota ingênua e virgem. Mas para isso, montam uma farsa: ela recebe a visita de um suposto anjo que anuncia que ela será a mãe do novo filho de Deus. O reino se agita com a história da mendiga, a nova virgem Maria, e uma beata se revolta. As artimanhas do casal real e do frei, que também exerce o cargo de primeiro-ministro, além do casal de mendigos amigos de Angelina, da beata e de um senador formam esse enredo burlesco, que satiriza os bastidores do poder.

Cheiro de Céu é a segunda direção de Norival Rizzo— indicado ao Prêmio Shell/2011 como melhor ator por sua atuação em 12 Homens e uma sentença (veja resenha já publicada aqui no Aplauso Brasil) — para o grupo Teatrófilos.

Em 2005, com Besame Mucho, de Mario Prata, o grupo se lançava tendo Rizzo como diretor. Com um elenco afinado, a peça fica até abril.

"Cheiro de Céu" (foto de Rodrigo Meneghello)

Roteiro:

Cheiro de Céu

Texto de Mário Viana, direção de Norival Rizzo, com Gabi Cywinski, Gustavo Ferreira, Juliana Balbino, Tiago Moraes, Geise Guedes, Luiz Gustavo Lopes, Rodrigo Caetano e Vitória Angela Silva.
Cenário de Marcelo Maffei, figurino de Daíse Neves, iluminação deTiago Moraes, trilha sonora de Vitória Angela Silva, fotografia e programação visual de Rodrigo Meneghello. Realização: Grupo Teatrófilos
Serviço: Espaço Parlapatões, Pça. Franklin Roosevelt, 158 – República – Centro. Telefone: 3258-4449. Sáb., 21h. Dom., 20h. 80 min. 14 anos. Ingressos a R$30. Até 3/4.  

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário

Leave a Reply

Seu email não será publicado