Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – Continuando sua pesquisa sobre o universo da memória nas relações entre o homem e a cidade, a Companhia Teatro Documentário promove a ação O Cemitério como Microcosmo da Cidade, que contará com performances em quatro cemitérios da cidade, entre 05 e 19 de dezembro.
Continuando as atividades de seu projeto Terra de Deitados, que investiga o universo da memória nas relações entre o homem e a cidade, a Companhia Teatro Documentário promove a segunda etapa da ação O Cemitério como Microcosmo da Cidade.
Iniciada em julho, a primeira fase da ação foi constituída por quatro oficinas livres que refletiam sobre a morte, e que ocuparam quatro cemitérios do município de São Paulo. A fase atual apresenta o resultado destes processos investigativos, usando de novo os cemitérios como cenário.
Dirigidas pelos integrantes da Companhia, e criadas a partir das respostas dos participantes das oficinas, as performances compõem a Mostra Documenta SP, que ocupará os cemitérios do Araçá, Quarta Parada, Vila Mariana e Vila Formosa, de 05 a 19 de dezembro.
O projeto Terra de Deitados ainda promoverá a produção do ato cênico documental Re(velar) São Paulo, realizado em parceria com coletivos artísticos da cidade. A ação está prevista para 2016, no Cemitério da Vila Formosa.
MOSTRA DOCUMENTA SP
Aqui Não: Sobre a Necessidade de Enterrar os Mortos.
Dia 05 de dezembro. Sábado, às 11h e às 16h.
Cemitério do Araçá. Av. Dr. Arnaldo, 666, Cerqueira César, São Paulo.
O Sustento da Saudade: Documentário Cênico sobre o Cemitério da Quarta Parada.
Dia 06 de dezembro. Domingo, às 16h e às 18h30.
Cemitério da Quarta Parada. Av. Salim Farah Maluf, S/N, Água Rasa, São Paulo.
Ciao.
Dia 13 de dezembro. Domingo, às 16h.
Cemitério da Vila Mariana. Av. Lacerda Franco, 2084, Aclimação, São Paulo.
Clandestino: Documentário Cênico Sobre o Arquivo Morto.
Dia 19 de dezembro. Sábado, às 16h.
Cemitério da Vila Formosa. Avenida João Xxiii, 2537, Vila Formosa, São Paulo.