Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – Prazer fica em cartaz no CCBB-SP até domingo (10), Sexta, às 20h, Sábado, às 17h e 20h e Domingo, às 19h. Depois da temporada paulistana, o grupo de Belo Horizonte segue para a capital paranaense para participar da Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba. Em abril inicia temporada de dois meses no CCBB-RJ (10/04 a 02/06) e depois na sede do CCBB de Brasília (07 a 30 de junho).
A peça, inspirada em fragmento do livro Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector, oapresentra a trajetória de quatro amigos que tentam buscar alegria no cotidiano apaesar de todas as dificuldades.
Segundo Isabela Paes, atriz e codiretora do espetáculo, explica como a obra de Clarice está presente na emontagem: “Partimos para a leitura desta e de outras obras de Clarice, sem a pretensão de adaptar um de seus textos ou de construir uma encenação que traduzisse seu universo simbólico. Sua obra norteou o processo como fonte de inspiração e alimento poético”, diz Isabela.
A Cia Lunera realiza as encenações a partir da direção e dramaturgia compartilhada, isto é, todos os membros do grupo participam do processo de criação.
Para esse trabalho, a companhia também convidou outros profissionais da área para contribuir com os seus conhecimentos técnicos e estéticos, bem como propor reflexões e discussões.
Jô Bilac coordenou a criação dramatúrgica; Éder Santos colaborou na pesquisa e criação de videos; a atriz Roberta Carreri realizou um treinamento de presença cênica com os atores e o bailarino Mário Nascimento trabalhou movimentos corporais que aliam o teatro e a dança.
O público também pode acompanhar as produções do grupo. Através do Observatório da Criação a Cia Luna Lunera chama a comunidade para presenciar e participar do processo de criação
Sobre a Companhia:
Com 10 anos completados em 2011, a Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte/MG, tem investido em diversificados caminhos de criação, por meio de pesquisa continuada e diálogo com outros criadores contemporâneos.
Dentre os espetáculos do repertório do grupo, destaque para Perdoa-me por me traíres, de Nelson Rodrigues; Nesta Data Querida, dramaturgia de Guilherme Lessa; Cortiços, baseado na obra de Aluísio Azevedo e Aqueles Dois, da obra de Caio Fernando Abreu, com direção compartilhada da Cia., montagem que foi indicada para o Prêmio Shell 2008 em três categorias, recebendo o troféu de Melhor Iluminação.
Ficha técnica:
Concepção e dramaturgia: Cia. Luna Lunera
Atuação e codireção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves.
Codireção: Zé Walter Albinati
Orientação dramatúrgica: Jô Bilac
Preparação Corporal: Mário Nascimento
Residência Artística: Roberta Carreri
Pesquisa em Artes Digitais: Éder Santos
Figurino: Marney Heitmann
Cenário: Ed Andrade
Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho
Programação Visual: 45 Jujubas
Registro videográfico: Léo Pinho
Fotografia: Adriano Bastos e Carlos Hauck
Assessoria de Imprensa SP: Brasil Expressa Comunicação
Assessoria de Comunicação: Luíza Glória
Coordenação de Produção: Cris Moreira
Produção: Cia. Luna Lunera (Belo Horizonte/MG)
Serviço:
Prazer
Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo. Informações: tel: (11) 3113-3651 / 3113-3652. Teatro (125 lugares). Horários: Sexta, às 20h, Sábado, às 17h e 20h e Domingo, às 19h. Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Bilheteria: terça a domingo, das 9h às 20h. Classificação etária: 16 anos. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física.