Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Dirigidos por Roberto Morettho, os atores Alessandro Hernandez, Léia Rapozo, Pedro Schwarcz e Teca Spera, dão vida às personagens do livro 1001 Fantasmas, de Heloísa Prieto (Cia. das Letras),que dá nome ao espetáculo que estreia neste sábado (4), 17h30, no Teatro Eva Herz.
Na montagem, um grupo de crianças se une para enfrentar dois caça-fantasmas que querem sugar a boa energia dos seres do mundo visível e invisível. Para combatê-los, elas recorrem à força da Sociedade Secreta 1001 Fantasmas, formada por crianças e adultos que ainda conseguem enxergar os mistérios e as belezas da vida.
Vitor Aligheri é um menino que vive numa cidade grande e mora com os pais. Um dia, chega à sua casa o Tio Ademar e fatos inexplicáveis começam a acontecer. De um momento para o outro, o garoto se vê sozinho e em apuros. É então que ele encontra um anúncio de jornal sobre a Sociedade Secreta 1001 Fantasmas e decide escrever uma carta pedindo ajuda. Quando chega a resposta, Vitor descobre um novo mundo, cheio de mistérios e segredos.

A música, criada por Mariane Mattoso, além de pretender acionar os mistérios invisíveis, torna palpáveis os sentidos das personagens. O som busca evocar e criar um encontro entre o real e o metafísico em cena.
Os figurinos-cenográficos e os figurinos-objetos criados por Telumi Hellen vêm ao encontro das propostas do grupo e da dramaturgia. Eles revelam outros tempos e lugares contidos nas histórias e nas personagens. São a representação das camadas visíveis e invisíveis que compõem a história apresentada e que, ao mesclar ambientes e roupas, proporcionam a elaboração de variados signos e significados. As histórias contadas através da atuação da imaginação, da invenção e da brincadeira inspiraram a criação dos figurinos base, dos figurinos cenográficos e dos figurinos objetos.
Marisa Bentivegna cria um cenário lúdico e flexível. Em estruturas com rodas, uma casa se transforma de acordo com o jogo dos atores/personagens, ambientando esteticamente os mistérios contidos na “casa fábula fantasmagórica”.
Ficha Técnica:
Direção: ROBERTO MORETTHO
Dramaturgia: ALESSANDRO HERNANDEZ e ROBERTO MORETTHO
Elenco: ALESSANDRO HERNANDEZ, LÉIA RAPOZO, PEDRO SCHWARCZ e
TECA SPERA
Cenário e iluminação: MARISA BENTIVEGNA
Figurinos: TELUMI HELLEN
Adereços: TELUMI HELLEN e CIA O GRITO
Trilha Sonora original: MARIANE MATTOSO
Maquiagem: TELUMI HELLEN e TECA SPERA
Produção Geral: CIA O GRITO DA COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
1001 FANTASMAS
Teatro Eva Herz (166 lugares)
Avenida Paulista, 2.073 – Livraria Cultura / Conjunto Nacional
Informações: (11) 3170-4059 – www.teatroevaherz.com.br
Bilheteria: Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingo, das 12h às 19h. Em feriado, sujeito à alteração. Aceita todos os cartões de crédito. Não aceita cheque.
Vendas pela internet: www.ingresso.com
Vendas por telefone: 4003-2330
Sábados, às 17h30
Ingressos: R$ 30
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: 5 anos
Estreia dia 04 de junho
Temporada: até 30 de julho